Posted by: bikeanjobr | 20/05/2013

Como ensinar alguém a pedalar

Nossa EBA – Escola Bike Anjo está sendo um sucesso! Para quem não sabe, a EBA é uma oficina que acontece em várias cidades do Brasil (veja AQUI) para ensinar pessoas que nunca pedalaram antes, ou mesmo tirar dúvidas de quem já pedala, mas tem alguns receios de usar a bicicleta no dia a dia.

E nesse meio tempo muitos novos Bike Anjos tem nos trazido o interesse de começar uma EBA em sua cidade ou mesmo de quererem ensinar outras pessoas a dar as primeiras pedaladas. Bom, esse texto é para você! ;-)

Você vai ver que é muito simples ensinar alguém a pedalar! Junte-se a nós.

Foto: Upslon

Foto: Upslon

Para sermos beeeem sincero, começamos a ensinar as pessoas a pedalar sem saber muito e aos poucos fomos vendo o melhor método. E percebemos que não há melhor método ;-), mas existe o método que cada Bike Anjo se sente melhor e, claro, que deixe o iniciante o mais confortável e calmo possível para uma experiência agradável.

Aqui vão algumas dicas rápidas de como ensinar alguém a dar as primeiras pedaladas:

1- Ensine como funciona o freio: sugira sempre manter dois dedos no freio e não apertar com força, e tente manter a pessoa relaxada (uma piadinha cai sempre bem nessas horas! ;-) )

2- Coloque o banco bem baixo para o iniciante colocar os dois pés no chão. Aí peça para ir “remando” com os pés, tentando mantê-los cada vez mais fora do chão, se equilibrando na bike.

3- Ensine como dar a arrancada: coloque o pedal em 45 graus pra frente (sugira sempre começar a arrancada com o mesmo pé) e dê o impulso não só empurrando o pedal com o pé pra baixo, mas empurrando também com o corpo pra frente para ganhar velocidade.

4- Atingir velocidade: a pessoa ganha mais equilíbrio se conseguir mais velocidade (não precisa ser velocidade máxima, né?!), então fale para o iniciante não ficar com medo de ir mais rápido.

5- Segure a bicicleta para dar apoio: Enquanto a pessoa vai praticando as primeiras pedaladas, vá dando um suporte segurando a bike. Tem Bike Anjo que gosta de segurar no bagageiro (quando tem), outros no selim e outros no guidão. Vão testando o melhor método para vocês, mas só evitem fazer muita força, se não a pessoa não tem noção do seu ponto de equilíbrio (além de que você vai ficar quebrado no dia seguinte. :P )

6- Se a pessoa estiver muito nervosa ou não estiver conseguindo: prenda a roda dianteira nas suas pernas e segure o guidão. Peça pra pessoa colocar os dois pés no pedal e sentir onde está o eixo gravitacional da bike (fica abaixo do umbigo). É a cintura e as pernas que vão dar o suporte para ela se equilibrar, então pratique um pouco essa posição para a pessoa se acostumar. Depois retome o exercício de pedalar.

7- MUITO IMPORTANTE: pergunte sempre se a pessoa está cansada e sugira que ela descanse e tome uma água para não desidratar e ficar com dores.

 

Viu como é simples? Comece agora mesmo a ajudar outras pessoas a aprender a pedalar. Seja um Bike Anjo!

Advertisements

Responses

  1. Muito útil as informações. O texto está bem legal.

  2. Republicou isso em Bicicletada ABC.

  3. Gostaria de saber como encontrar bike anjos em João Pessoa

  4. Gostei das dicas, vão me ajudar muito. Uma colega do trabalho me pediu pra ensiná-la a pedalar e nesse domingo vamos ter nosso primeiro encontro e vou descobrir se tenho talento pra bike anjo! ;)

  5. Olá. Tenho 29 anos e não sei andar de bike, sinto-me chateado e incompleto por isso e sei que deixo de aproveitar os grandes benefícios da bicicleta ( lazer, turmas, turismo e transporte). Há alguns anos comprei uma bicicleta e por minha estatura (1,68) ficou difícil aprender sozinho e nas tentativas virei alvo de escárnio por parte de alguns infelizes. Desisti por um tempo e vendi a bike. Agora vou retomar e aprender em definitivo. Desejo auxílio para esse intento, vi que há no Rio próximo do Mam aos domingos. Posso comparecer sem marcar, é gratuito. como procedo? Grato.

  6. I’d like to thank you for the efforts you have put in writing this website.

    I’m hoping to check out the same high-grade content by you later on as well.
    In fact, your creative writing abilities has motivated me to get my own site now ;
    )


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

%d bloggers like this: