Posted by: bikeanjobr | 22/07/2015

Bike Na Periferia

blog-header

O Bike Anjo vem sempre buscando novas formas de mobilizar mais pessoas por meio da bicicleta e no nosso 1º Encontro Nacional do Bike Anjo em 2014 surgiu a questão: E a periferia? São áreas que já tem (muitas vezes) um grande número de ciclistas, mas muitas vezes podem estar desfavorecidos por estarem em regiões tão afastadas e inacessíveis da cidade.

Então, Como Promover a bicicleta na Periferia?

A seguir você vai encontrar um evento onde já houve essa discussão em 2014, exemplos e práticas que podem nos inspirar e alguns guias e materiais de referência para você aprender mais sobre o assunto. E não deixe de comentar com mais sugestões e ideias! 0=D

Assista a transmissão do evento “PAPO RETO: Como promover a bicicleta em comunidades?”

EXEMPLOS E PRÁTICAS

Projeto OBA – Oficina Bike Anjo (Bike Anjo Vitória – Serra/ES)
Um curso de formação de mecânicos com jovens e adolescentes do abrigo Lar Semente do Amor em Serra/ES (Grande Vitória) para capacitá-los para o mercado de trabalho e resgatar bicicletas abandonadas e doá-las para a comunidade do entorno.

Assista ao bate papo com as pessoas que fizeram a ação:

Bike Blitz (Ciclourbano – Aracaju/SE)

Intervenções em locais de grande circulação de ciclistas (geralmente na periferia da cidade) na cidade de Aracaju com o objetivo de disponibilizar gratuitamente manutenção básica nas bicicletas. Em alguns casos já houve realização de pesquisa com estes ciclistas para geração de dados sobre o uso da bicicleta na cidade.

Assista ao bate papo com as pessoas que fizeram a ação:

Bike Comunidade (Itaú – Salvador/BA)

Um modelo de bicicletas compartilhadas, porém focadas em bicicletas de carga para atender ao comércio local de comunidades de Salvador.

ArRUAça (oGangorra – São Paulo/SP)

Um projeto que promove vivências urbanas para jovens da periferia para que eles criem as soluções para a bicicleta em suas comunidades. A sua primeira edição está sendo desenvolvida no bairro do Campo Limpo, Zona Sul de São Paulo.

Assista ao bate papo com as pessoas que fizeram a ação:

Pedala Zezinho (Aromeiazero – São Paulo/SP)

Um projeto em parceria com a Casa do Zezinho no Capão Redondo, Zona Sul de São Paulo, onde voluntários reformam bicicletas das crianças e jovens da comunidade e aproveitam para realizar atividades de engajamento e educação pela bicicleta.

Pedala Maninho ( Manaus – AM)

Projeto realizado pelo Pedala Manaus com a finalidade de  inclusão social e manutenção de bikes que visa levar às comunidades mais desassistidas o debate da mobilidade urbana.

Assista ao bate papo com as pessoas que fizeram a ação:

Bicicentro (Taguatinga – DF)

Em Taguatinga Sul, mais especificamente junto e dentro da Ocupação Cultural Mercado Sul Vive, ou Beco da Cultura, acontece o BiciCentro Comunitário desde o início de 2015. No espaço são desenvolvidas atividades educativas, sociais, culturais e políticas sobre mobilidade urbana e o uso saudável da bike em busca da autonomia das pessoas no direito de ir e vir.

Assista ao bate papo com as pessoas que fizeram a ação:

Oficina Bike Anjo (São Paulo – SP)

Oficina itinerante que realiza reparos em bicicletas de maneira gratuita em diversas regiões da cidade de São Paulo com o objetivo de colocar mais bicicletas nas ruas. Todo processo é feito através de doações de peças e ferramentas por bicicletarias parceiras. A mão de obra é feita por voluntários do Bike Anjo e de outros projetos e Instituições amigas. Essas oficinas ocorrem trimestralmente para que haja tempo hábil para a captação dos recursos.

Assista ao bate papo com as pessoas que fizeram a ação:

 

GUIAS E MATERIAIS DE REFERÊNCIA

Manual de projetos e programas para incentivar o uso de bicicletas em comunidades (EMBARQ, 2014)

Advertisements

Responses

  1. […] cidades representadas por mais de 50 bike anjos em Belo Horizonte. Fizemos campanhas nacionais:  Bike na Periferia, Ação para não ciclistas, +500 Bike Anjos e  Bike na Escola, que tinha como objetivo engajar […]


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Categories

%d bloggers like this: