Conheça um pouco do projeto Bike Anjo

O Bike Anjo deu uma entrevista para o blog Verde Bike a respeito do projeto e como tem funcionado nesses 6 meses de existência. O mais bacana de dar essa entrevista foi refletir sobre tudo o que foi construído até agora e como temos contado com o apoio de cada vez mais voluntários! Por isso, gostariamos de compartilhar essa entrevista com vocês. Confiram:

Conheça um pouco sobre o Projeto Bike Anjo

27/06/2011

Tem sido cada dia mais fácil encontrar gente que valoriza a bike como meio de transporte, tanto para fugir do trânsito quanto como tentativa de preservar o meio ambiente. Mas você sabia que tem gente que ensina e ajuda as pessoas a andar de bicicleta? O Bike Anjo faz isso e muito mais. Confira abaixo a entrevista que fizemos com o pessoal do projeto.

Verde Bike (VB): O que é o projeto Bike Anjo? Há quanto tempo o projeto existe?

Bike Anjo (BA): O projeto existe desde dezembro de 2010. Bike Anjos são ciclistas experientes e apaixonados pelo seu meio de transporte que ajudam pessoas que querem aprender a andar de bicicleta na cidade correndo menos riscos. O projeto Bike Anjo consiste em um site que busca intermediar a comunicação entre estes ciclistas experientes dispostos a ajudar e pessoas que querem ajuda para começar a pedalar. Podemos dar assistência em melhores trajetos para se fazer, acompanhar o ciclista iniciante em suas primeiras pedaladas, ensinar manutenção básica e medidas de segurança no trânsito. Acreditamos em uma cidade melhor, com um trânsito mais seguro para as pessoas, por meio da educação e orientação, e mais do que isso, porque nós também já fomos iniciantes e sabemos como é começar a pedalar em uma cidade urbanizada como São Paulo.

VB: De onde surgiu a ideia do projeto?

BA: A ideia surgiu de pessoas apaixonadas pela bicicleta e que já incentivavam seus amigos, familiares e conhecidos que queriam começar a pedalar, mas não sabiam como. Muitos bike anjos surgiram do movimento da Bicicletada, mundialmente conhecida como Critical Mass (bicicletada.org).

VB: Em quais cidades o projeto está presente?

BA: O Bike Anjo já está em 16 cidades. E o mais bacana é que todas essas cidades entraram no projeto de forma espontânea e proativa. Veja abaixo quais são estas:

– Piracicaba (São Paulo)
– São Carlos (São Paulo)
– Santos e Baixada Santista (São Paulo)
– Sorocaba (São Paulo)
– Belo Horizonte (Minas Gerais)
– Uberlandia (Minas Gerais)
– Aracaju (Sergipe)
– Manaus (Amazonas)
Recife e região metropolitana (Pernambuco)
– Florianópolis (Santa Catarina)
– Belém (Pará)
– Porto Alegre (Rio Grande do Sul)
– Rio de Janeiro (Rio de Janeiro)
– Niterói (Rio de Janeiro)
Cachoeiro de Itapemirim (Espírito Santo)

VB: Como está sendo a aceitação das pessoas ao projeto?

BA: Temos observado que todos são muito solidários com o projeto, seja os voluntários ou quem faz um pedido. Muito disso está atrelado pelo fato do “serviço” ser voluntário, mas principalmente porque estamos mobilizando muitos ciclistas a contribuirem com uma mobilidade mais sustentável nas cidades. Além disso, o sucesso do Bike Anjo em âmbito nacional está atrelado a alguns fatores predominantes:

– O baixo nível de qualidade da mobilidade nas cidades brasileiras, que despertam a busca pelos cidadãos de meios de transporte alternativos;
– O potencial da bicicleta como solução para a mobilidade sustentável nas cidades;
– Ciclistas que usam a bicicleta como meio de transporte compreendem a dificuldade de se pedalar e que para se ter mais respeito é necessário que mais pessoas utilizem a bicicleta, tendo assim uma proatividade por parte dos ciclistas em serem voluntários do Bike Anjo;
– A pedalada em grupo ou com uma companhia traz mais segurança e confiança aos ciclistas, quebrando alguns paradigmas que trazem medo ao ciclista iniciante;
– Não é exigido nenhum esforço extra ao ciclista já experiente que queira se voluntariar, já que este tem uma rotina diária de uso da bicicleta. O que estamos pedindo é apenas que ele faça companhia a outro ciclista e dê orientações.

VB: O projeto conta com parcerias? Quais são elas?

BA: O projeto não conta com parceiros oficiais, mas sempre apoiamos iniciativas que têm a mesma missão que a nossa: trazer mais ciclistas para a cidade. Iniciativas como o da Bicicletada, Pedalinas, Associação Ciclocidade, Instituto CicloBR, são alguns destes exemplos.

VB: Quais pessoas podem participar do projeto e como elas podem fazer isso? É preciso pagar alguma coisa para poder ser um bike anjo?

BA: Quem desejar ser voluntário(a) do projeto deve escrever para nós pelo e-mail bikeanjo@gmail.com. Depois do primeiro contato sempre buscamos saber mais da experiência da pessoas como ciclista e orientá-la da melhor forma para ser mais uma a contribuir com mais bicicletas na cidade. O Bike Anjo é voluntário e gratuito. Todos os serviços prestados para as pessoas não são cobrados de forma alguma.

Se você quiser conferir um pouco mais essa iniciativa, visite o site do Bike Anjo. #VádeBike

 

Receba as novidades

Fique por dentro de todas nossas novidades

Parceiros

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support