Aprimorar, crescer, replicar-se. Mais ciclistas, cidades melhores.

O Bike Anjo é um projeto em que voluntários ajudam pessoas, que no futuro podem passar a ajudar outras pessoas. A bicicleta é nosso suporte, mas nossa filosofia é para a vida. Em qualquer encontro com Bike Anjos você vai saber não só sobre bicicleta, mas sobre a cidade, sobre as pessoas, sobre a legislação de trânsito e os veículos. A bicicleta vai abrir seu olhar para coisas como preservação, consumo consciente, cuidado e atenção com o outro. E isso é o Bike Anjo, esse é o produto final, essa é a recompensa: Mais pessoas usando a bicicleta.



De onde viemos

O nome Bike Anjo nasceu na lista de e-mails da Bicicletada. Era comum aparecerem por lá pessoas pedindo ajuda para começar a pedalar pela cidade ou mesmo companhia para chegar pedalando ao encontro que acontece toda última sexta-feira do mês. As pessoas que se prontificavam a ajudar eram carinhosamente chamadas de Bike Anjos. No entanto, como a lista da Bicicletada é intensa e recebe centenas de e-mails por dia – o que tende a deixar muitos e-mails sem retorno – um grupo de amigos optou por criar uma lista de e-mails e um blog com um formulário que facilitasse o contato dos iniciantes com os ciclistas experientes.

Isso ajudou para que as pessoas nos encontrassem e, como consequência, a demanda começou a aumentar. Precisávamos criar formas para agregar novos Bike Anjos, para que se juntassem a nós no atendimento de tanta gente, a preparar rotas e a responder aos pedidos. Esse é um trabalho que, ainda hoje, toma bastante tempo de algumas pessoas, que fazem isso voluntariamente e têm dificuldade em dar conta do volume.

Foi aí que decidimos participar do Festival de Ideias, que aconteceu em São Paulo entre os dias 20 e 21 de setembro de 2011. Buscávamos conversar com outros gestores de projetos inovadores, estudar possíveis saídas e encontrar melhores formas de continuar atendendo a demanda, a imprensa, as empresas e também gerenciar os novos voluntários.

Entendendo a situação atual do projeto

Do Festival de Ideias fomos direto para o Catarse (http://bit.ly/apoiebikeanjo), solicitar o financiamento necessário para criar esse sistema. Foi uma mobilização intensa e energizante. Fizemos também outras ações para arrecadar recursos. Realizamos rifas e conhecemos muita gente bacana que se aproximou de nós graças a esse processo. E no dia 29 de outubro de 2011, o grande presente: conseguimos atingir (e até ultrapassar!) a nossa meta de arrecadar R$17.500 em 30 dias, chegando a R$22.186,00!

E em todas as oportunidades em que o financiamento colaborativo for assunto, sempre nos lembraremos de agradecer a todos vocês pela ajuda e confiança. Mas estamos longe ainda de nossa meta: faltam diversas reuniões, conhecer pessoas, entender públicos e realizar alguns estudos, relacionados ao que poderá acontecer com o projeto.

O projeto de financiamento colaborativo promete uma demonstração de contas aberta. Ela só não é pública ainda porque estamos aguardando um balanço final, que ocorrerá assim que deduzirmos todos os custos de postagem das recompensas. Teremos um espaço no nosso site específico para prestação de contas, trazendo finalmente ao projeto a transparência que desejamos. Vocês verão isso no nosso próximo lançamento de Layout.

Entrega de recompensas aos “Financiadores”

Alguns de vocês, colaboradores do Financiamento Colaborativo (CATARSE.ME), já devem ter recebido suas recompensas. Outros as receberão muito em breve. Os adesivos e plaquinhas foram enviados pelos correios, pela grande quantidade e por serem leves. Algumas camisetas já foram postadas também.

Entregar as canecas é um assunto que nos preocupa, por serem frágeis para enviar pelos Correios. Já entregamos pessoalmente algumas, em bairros próximos, na cidade São Paulo. Para pontos mais distantes da cidade de São Paulo, usaremos um serviço de Bike Courier. As que precisam viajar para outras cidades serão embaladas adequadamente, para que cheguem sem problemas nas casas de vocês.

Pedimos compreensão quanto à demora na entrega das recompensas, pois afinal o foco do projeto não é confeccionar e enviar brindes, tampouco contratamos uma empresa para isso. Estamos fazendo esse trabalho nós mesmos, voluntariamente, como se propõe o projeto.



Para onde vamos

Em paralelo a esse processo de captação de recursos, criação do site e gestão do projeto, a existência de Bike Anjos em outras cidades nos abriu a possibilidade de atender a outros tipos de demanda, também através do nosso futuro sistema. Mas como incorporar e agregar essas demandas?

Queremos chegar em uma interessante rede de Gerenciamento e Interatividade, ainda que com muitas dúvidas sobre como essa rede deve ser, quais serão as normas, como controlar ou não as informações e outras questões que envolvem acompanhamento de solicitações e gerenciamento do projeto. No momento estamos pesquisando projetos que funcionem assim, como o Warmshowers e o CouchSurfing por exemplo – um sistema mundial de “empréstimos” de sofá, para pessoas que estejam viajando e precisem de local pra dormir e que queiram trocar experiências com moradores locais.

Como será o Sistema do BikeAnjo

O sistema do BikeAnjo é uma rede que utilizará de recursos de Geolocalização para fazer um cruzamento de informações entre as novas Solicitações e os Voluntários que podem atender a região.

Implementaremos o sistema em etapas.

– Primeiro passo re-cadastrar todos os Voluntários como BikeAnjo, mapear melhor suas áreas de atendimento e adequar informações sobre procedimentos.

– Segundo passo será abir para pedidos do público geral no novo sistema.

– Por último, vamos deixar mais dinâmicas as formas de integração entre usuários no sistema

– Re-fazer várias coisas, já sabendo que um programa nunca sai do jeito que deveria na primeira versão !

O Bike Anjo é de todos nós

Terminamos, portanto, com um pedido: se você entende nossa forma de trabalho colaborativa e voluntária e deseja participar desse modo quase experimental de atingir resultados lidando com a participação e com o envolvimento no projeto, você é bem vindo.

Como participar

O projeto é aberto à participação de todos e desejamos formatá-lo para ser ainda mais aberto. E para isso precisamos de um sistema de gerenciamento bem projetado, para que se torne mais fácil organizar demandas e os esforços de muitas pessoas possam ser bem aproveitados. Hoje contamos com quase 300 pessoas em nosso grupo de discussão principal, e um número ainda maior em grupos paralelos de outras cidades.

Não temos ainda uma previsão de quando as modificações poderão ser implantadas, pois estamos numa fase de estudo e planejamento. Mas tenha a certeza de que estamos trabalhando bastante nesse objetivo. E as novidades estarão sempre em nossas redes sociais e nos e-mails que enviamos a vocês.

Quando você achar que não estamos atendendo às suas expectativas, nos cobre, enviando um e-mail e pedindo informações. E se apenas der saudades, compartilhe um link nosso, convide um amigo para nossas oficinas ou apareça por lá para ajudar mais pessoas a conhecerem o projeto. Toda crítica, sugestão e ajuda serão bem vindas.

Um grande e forte abraço de toda a equipe Bike Anjo.

 

Receba as novidades

Fique por dentro de todas nossas novidades

Parceiros

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support