O Velo-City 2017 e rumo ao Velo-city no Brasil

Relato pessoal do bike anjo JP Amaral

Bicicleta = FELICIDADE!

Essa foi a mensagem que captei da abertura de uma das principais conferências internacionais sobre bicicleta na Holanda, o Velo-city 2017e vários/as bike anjos/as estiveram presentes. Leo Bormans foi quem trouxe essa mensagem com seu livro “O Livro Mundial da Felicidade” e, para ele, todos seus princípios para alcançar a felicidade podem ser traduzidos em único ato: pedalar!

Abertura do Velo-city 2017

O evento traz de tudo um pouco sobre bicicleta: discussões bem técnicas sobre planejamento urbano, dados e pesquisas fantásticas feitas por várias partes do mundo e, claro, muitas pedaladas pela Holanda para sentir na prática porque o país é exemplo em promover a bicicleta.

Pedalada de celebração da Velo-city 2017

Agora vamos ao “papo sério” do que aprendi com este evento:

  • Chamar a indústria da bicicleta para se fortalecer e apoiar o advocacy da bicicleta é essencial para ganhar espaço para a bicicleta nas cidades do mundo. “Ajude-nos a combater o lobby do carro” foi o grande lema do secretário geral da ECF – European Cyclists’ Federaion, Bernhard Ensink.
  • O velho discurso do orçamento, mas com novas comparações: Em Copenhague, foram investidos 128 milhões de euros em 12 anos para infraestrutura cicloviária, o que foi o custo de apenas 1 obra de via para carro no norte da cidade.
  • Formas de participação social estão defasadas e já demonstraram não funcionar. Felizmente, um dos modelos fantásticos apresentado foi de Belo Horizonte com a Eveline Trevisan, o GT Pedala da BH Trans, por terem construído um processo aberto e informal de conversas para construir projetos juntos e ao mesmo tempo gerar mudança de comportamento. Precisamos renovar em como envolver a comunidade e co-criar (ex: BYPAD).
  • Ainda sobre participação, ficou a mensagem de que envolver associações de bairro e outros atores que NÃO CICLISTAS significa não só ter mais apoio aos projetos cicloviários, mas já trazer potenciais ciclistas!
  • O Brasil com certeza tem muito a ensinar
  • Temos mais em comum com a África do que imaginamos. Uma pesquisa na África do Sul, por exemplo, demonstrou que existe o “Apartheid rodoviário”, onde comunidades desfavorecidas (e não coincidentemente compostas por pessoas da raça negra) são excluídas da cidade por sistemas de ruas que não as permitem acessar a cidade (foi usado como exemplo uma comunidade que leva 9 minutos a pé para atravessar uma via, enquanto que um condomínio fechado de classe alta tem acesso direto a todos os lados da via com facilidade).
  • Foi muito forte a presença de técnicos/as das prefeituras, contando seus segredos de governança para convencer os/as políticos/as que vem e vão. Fundamental a sociedade civil apoiar e criar parceria com estes atores para que as políticas públicas para bicicleta permeiem os ciclos políticos de 4 anos.
  • O Brasil estava EM PESO e temos muito o que compartilhar com o mundo da bicicleta! Foram 42 participantes, sendo 15 apresentações na programação só sobre e do Brasil! E o que isso quer dizer na prática? Quer dizer que conceitos já estabelecidos e padronizados na Europa foram muitas vezes superados ou surpreendidos por exemplos e dados brasileiros. E o mais importante….

O Velo-city 2018 vai vir (pela primeira vez na América Latina) ao RIO DE JANEIRO!! Nos vemos lá!

Veja mais algumas fotos da bagunça boa do Velo-city 2017:

Luud, criador das Bicicletas Brancas de Amsterdã, projeto do movimento Provos


Encontro Internacional do Bike Anjo com África do Sul e França!

Parte da delegação brasileira (foto: Renata Falzoni)

 

*Todas as fotos não sinalizadas são de autoria do autor

 

Receba as novidades

Fique por dentro de todas nossas novidades

Parceiros

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support