Como foi o Bicicultura 2017?

O Bicicultura, maior encontro nacional de mobilidade por bicicleta e cicloativismo, aconteceu em Recife, entre os dias 7 à 10 de setembro. O evento é organizado pela sociedade civil e busca expor a bicicleta em todas as suas vertentes: cultural, social, política, artística, econômica, ambiental e esportiva.

Este ano, o tema escolhido não poderia ser outro  “A Revolução das Bicicletas” – uma referência aos 200 anos sua invenção e também da Revolução Pernambucana de 1817 – o evento faz convite à reflexão sobre novas formas de viver a cidade.

Durante os quatro dias, a capital pernambucana foi ocupada por bicicletas e uma programação incrível que interagiu com a cidade, promovendo e convidando as pessoas a repensar a cidade onde vivemos. Locais como o Teatro Apolo, Paço Alfândega, Paço do Frevo e Parque Santana receberam representantes de todas as regiões do país, com rodas de conversa, oficinas, apresentações culturais, mostra de filmes, passeios ciclísticos, jogos, competições e muito mais.

As palestras magnas com Leo Vinicius, autor do livro “Apocalipse Motorizado: a tirania do automóvel em um planeta poluído” (Conrad, 2004) e da militante de causas sociais ligadas à cidade e à mulher Áurea Carolina, se destacaram por convidar os participantes a refletir e repensar velhos conceitos sobre direito à cidade.

Inúmeras oficinas e atividades acontecendo simultaneamente é uma marca registrada do Bicicultura, mas algumas merecem destaque este ano. Como por exemplo, a 1ª Corrida de Cargueiras do Bicicultura, a 2ª Mostra de Vídeos do Bicicultura 2017 e o Pimp My Bike cativaram os participantes e pessoas que transitavam pelo local.

 

FIXO CULT

 

O evento foi uma prévia bem divertida do que vem aí na Fixolimpíadas 2017, que acontecerá de 1 a 5 de novembro, em Recife. A galera da Reciclo Bikes e Hellcife Riders, programaram as provas clássicas da FIXO, como Skid, Sprint e Anticorrida, mas não esperavam que 19 meninas iam sair pegando as bikes emprestadas na hora da competição e se inscrevendo na maior correria. Foi demais essa mobilização das meninas e a empolgação que o evento trouxe pra quem participou e quem estava acompanhando. E lógico, a bike anja Tássia Furtado (POA) e o bike anjo Raul Aragão (DF) foram os bike capetas – rs! campeões dessa grande brincadeira.

 

 

 

Receba as novidades

Fique por dentro de todas nossas novidades

Parceiros