Como foi o Bicicultura 2017?

O Bicicultura, maior encontro nacional de mobilidade por bicicleta e cicloativismo, aconteceu em Recife, entre os dias 7 à 10 de setembro. O evento é organizado pela sociedade civil e busca expor a bicicleta em todas as suas vertentes: cultural, social, política, artística, econômica, ambiental e esportiva.

Este ano, o tema escolhido não poderia ser outro  “A Revolução das Bicicletas” – uma referência aos 200 anos sua invenção e também da Revolução Pernambucana de 1817 – o evento faz convite à reflexão sobre novas formas de viver a cidade.

Durante os quatro dias, a capital pernambucana foi ocupada por bicicletas e uma programação incrível que interagiu com a cidade, promovendo e convidando as pessoas a repensar a cidade onde vivemos. Locais como o Teatro Apolo, Paço Alfândega, Paço do Frevo e Parque Santana receberam representantes de todas as regiões do país, com rodas de conversa, oficinas, apresentações culturais, mostra de filmes, passeios ciclísticos, jogos, competições e muito mais.

As palestras magnas com Leo Vinicius, autor do livro “Apocalipse Motorizado: a tirania do automóvel em um planeta poluído” (Conrad, 2004) e da militante de causas sociais ligadas à cidade e à mulher Áurea Carolina, se destacaram por convidar os participantes a refletir e repensar velhos conceitos sobre direito à cidade.

Inúmeras oficinas e atividades acontecendo simultaneamente é uma marca registrada do Bicicultura, mas algumas merecem destaque este ano. Como por exemplo, a 1ª Corrida de Cargueiras do Bicicultura, a 2ª Mostra de Vídeos do Bicicultura 2017 e o Pimp My Bike cativaram os participantes e pessoas que transitavam pelo local.

 

FIXO CULT

 

O evento foi uma prévia bem divertida do que vem aí na Fixolimpíadas 2017, que acontecerá de 1 a 5 de novembro, em Recife. A galera da Reciclo Bikes e Hellcife Riders, programaram as provas clássicas da FIXO, como Skid, Sprint e Anticorrida, mas não esperavam que 19 meninas iam sair pegando as bikes emprestadas na hora da competição e se inscrevendo na maior correria. Foi demais essa mobilização das meninas e a empolgação que o evento trouxe pra quem participou e quem estava acompanhando. E lógico, a bike anja Tássia Furtado (POA) e o bike anjo Raul Aragão (DF) foram os bike capetas – rs! campeões dessa grande brincadeira.

 

 

 

Receba as novidades

Fique por dentro de todas nossas novidades

Parceiros

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support