Bike Anjo João Pessoa na Escola Viva Olho do Tempo

“Até onde você pode ir de bicicleta?” Foi assim, com uma pergunta simples, que a equipe do Bike Anjo João Pessoa começou a escrever – a várias mãos e muitas pedaladas – uma história de aprendizado, cumplicidade e alegrias com as crianças e adolescentes da Escola Viva Olho do Tempo (Evot), na capital paraibana.

Localizada em uma área intermediária entre o urbano e o rural, na periferia da Cidade, a Evot recebe diariamente dezenas de crianças e adolescentes para atividades como capoeira, musicalização e atividades de preservação do meio ambiente e inclusão digital. Alguns vencem grandes distâncias para chegar ali e por isso a barra de ferro onde são “estacionadas” as bicicletas geralmente fica repleta de magrelas – a grande maioria em condições precárias de manutenção e segurança, sem contar as que já nem chegavam mais, sem condições de rodar. Mas isso mudou quando a equipe do Bike Anjo pousou na Evot!

Contemplada pelo #2 edital do Fundo Local do Bike Anjo nacional, os voluntários de João Pessoa traçaram uma estratégia e agendaram três encontros com os alunos da Evot: primeiro aconteceu a apresentação do Projeto e um diagnóstico prévio das bicicletas e suas condições; depois, uma oficina coletiva foi agendada, com a troca de peças, ajustes diversos, remendos e uma rápida capacitação para que aqueles pequenos ciclistas pudessem fazer manutenção básica em suas próprias bikes; por fim, no terceiro dia, já com as bicicletas renovadas e prontas para rodar, um grupo de aproximadamente 50 pessoas – entre voluntários Bike Anjo, estudantes e funcionários da Evot – saíram pelas estradas da comunidade do Vale do Rio Gramame, onde está localizada a Escola, em um passeio cheio de sorrisos, solidariedade, aplausos e superação.

Assim, foram necessários apenas três dias para estabelecer uma marca de cumplicidade duradoura entre a equipe de voluntários do Bike Anjo João Pessoa e as pessoas que fazem a Escola Viva Olho do Tempo. Além disso, ninguém mais esqueceu a resposta à pergunta que deu início à tudo: até onde você pode ir de bicicleta? Onde você quiser!

Por: Henrique França

___________________________________________________________________________________

O Fundo Local combina o acesso a recursos financeiros ao fortalecimento da rede Bike Anjo por todo o Brasil, transformam uma simples ideia em realidade e construindo a mudança cultural por meio da bicicleta.

Se você é voluntário/a ou faz parte de uma das articulações locais da rede Bike Anjo e tem uma ideia para fortalecer o Bike Anjo na sua cidade, mas precisa de uma graninha  para executá-la, inscreva seu projeto no Fundo Local #3.

Mais Informações AQUI 😉

 

Receba as novidades

Fique por dentro de todas nossas novidades

Parceiros