Bike Anjo João Pessoa na Escola Viva Olho do Tempo

“Até onde você pode ir de bicicleta?” Foi assim, com uma pergunta simples, que a equipe do Bike Anjo João Pessoa começou a escrever – a várias mãos e muitas pedaladas – uma história de aprendizado, cumplicidade e alegrias com as crianças e adolescentes da Escola Viva Olho do Tempo (Evot), na capital paraibana.

Localizada em uma área intermediária entre o urbano e o rural, na periferia da Cidade, a Evot recebe diariamente dezenas de crianças e adolescentes para atividades como capoeira, musicalização e atividades de preservação do meio ambiente e inclusão digital. Alguns vencem grandes distâncias para chegar ali e por isso a barra de ferro onde são “estacionadas” as bicicletas geralmente fica repleta de magrelas – a grande maioria em condições precárias de manutenção e segurança, sem contar as que já nem chegavam mais, sem condições de rodar. Mas isso mudou quando a equipe do Bike Anjo pousou na Evot!

Contemplada pelo #2 edital do Fundo Local do Bike Anjo nacional, os voluntários de João Pessoa traçaram uma estratégia e agendaram três encontros com os alunos da Evot: primeiro aconteceu a apresentação do Projeto e um diagnóstico prévio das bicicletas e suas condições; depois, uma oficina coletiva foi agendada, com a troca de peças, ajustes diversos, remendos e uma rápida capacitação para que aqueles pequenos ciclistas pudessem fazer manutenção básica em suas próprias bikes; por fim, no terceiro dia, já com as bicicletas renovadas e prontas para rodar, um grupo de aproximadamente 50 pessoas – entre voluntários Bike Anjo, estudantes e funcionários da Evot – saíram pelas estradas da comunidade do Vale do Rio Gramame, onde está localizada a Escola, em um passeio cheio de sorrisos, solidariedade, aplausos e superação.

Assim, foram necessários apenas três dias para estabelecer uma marca de cumplicidade duradoura entre a equipe de voluntários do Bike Anjo João Pessoa e as pessoas que fazem a Escola Viva Olho do Tempo. Além disso, ninguém mais esqueceu a resposta à pergunta que deu início à tudo: até onde você pode ir de bicicleta? Onde você quiser!

Por: Henrique França

___________________________________________________________________________________

O Fundo Local combina o acesso a recursos financeiros ao fortalecimento da rede Bike Anjo por todo o Brasil, transformam uma simples ideia em realidade e construindo a mudança cultural por meio da bicicleta.

Se você é voluntário/a ou faz parte de uma das articulações locais da rede Bike Anjo e tem uma ideia para fortalecer o Bike Anjo na sua cidade, mas precisa de uma graninha  para executá-la, inscreva seu projeto no Fundo Local #3.

Mais Informações AQUI 😉

 

Receba as novidades

Fique por dentro de todas nossas novidades

Parceiros

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support