Como organizações públicas e privadas podem incentivar mudanças na mobilidade urbana?

Há boatos de que 80% dos deslocamentos feitos nas cidades brasileiras são movimentos de ida e volta ao trabalho ou às instituições de ensino. Ou seja, pessoas indo para o trabalho, reuniões, facul, cursinho, etc. Fazendo uma conta rápida, os mesmos boatos comprovam que, esses índices, em 1 ano, equivalem a perda de 15 dias inteiros indo e vindo do trabalho ou faculdade.
 
 
Para esse deslocamento, existem diferentes opções de transporte, no entanto, a ditadura cultura “carrocêntrica” (onde o carro é o principal veículo utilizado) difundida na maioria das cidades brasileiras faz com que milhões de pessoas optem pelo transporte motorizado individual, sem nem ao menos refletir sobre outras possibilidades.
 
 
E é aí que a gente entra!
 
 
Em parceria com outras organizações (que têm o mesmo desejo de mudança), o Bike Anjo, participou da elaboração de uma publicação voltada para o empresas com o objetivo de incentivar que tais atores também participem da melhoria e qualidade de nossas cidades. O material, que foi organizado pela WRI BRASIL, traz diferentes possibilidades de deslocamentos aos funcionários e incentivos na escolha de um modal mais sustentável.
 
 
 
 
Colaboramos, especificamente, com informações de como as empresas podem estimular que a bicicleta seja escolhida como modal de seus funcionários, por cumprir muitíssimo bem o seus papel de transporte sustentável e pouco danoso ao meio ambiente, além de trazer benefícios para a saúde dos colaboradores.
 
 
Entretanto, um dos maiores argumentos que as empresas utilizam para não estimular o uso da bicicleta como meio de transporte diário é a questão dos acidentes de trânsito. Como forma de desmistificar essa questão, a publicação evidencia que a quantidade de acidentes com bicicleta é muito menor comparado aos acidentes com motocicletas e carros.
 
 
Além da publicação, o Bike Anjo promove há mais de 5 anos a campanha Dia de Bike ao Trabalho, como forma de relembrar que a bicicleta é SIM uma alternativa para deslocamentos e que as empresas podem contar com ferramentas, palestras, etc que incentivem os funcionários a usarem a bicicleta de modo seguro e confortável.
 
 

____

O WRI Brasil Cidades Sustentáveis trabalha para tornar as cidades mais inclusivas, seguras e agradáveis para as pessoas. Auxilia governos na implementação de projetos e políticas públicas nas áreas de mobilidade, desenvolvimento urbano, governança, segurança viária, clima e resiliência. Faz parte do WRI (World Resources Institute), organização internacional sem fins lucrativos que transforma grandes ideias em ações que conectam meio ambiente, oportunidades econômicas e bem-estar humano. O WRI atua em mais de 50 países, com escritórios no Brasil, China, Estados Unidos, Europa, Índia e Indonésia.

 

Receba as novidades

Fique por dentro de todas nossas novidades

Parceiros

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support