Como organizações públicas e privadas podem incentivar mudanças na mobilidade urbana?

Há boatos de que 80% dos deslocamentos feitos nas cidades brasileiras são movimentos de ida e volta ao trabalho ou às instituições de ensino. Ou seja, pessoas indo para o trabalho, reuniões, facul, cursinho, etc. Fazendo uma conta rápida, os mesmos boatos comprovam que, esses índices, em 1 ano, equivalem a perda de 15 dias inteiros indo e vindo do trabalho ou faculdade.
 
 
Para esse deslocamento, existem diferentes opções de transporte, no entanto, a ditadura cultura “carrocêntrica” (onde o carro é o principal veículo utilizado) difundida na maioria das cidades brasileiras faz com que milhões de pessoas optem pelo transporte motorizado individual, sem nem ao menos refletir sobre outras possibilidades.
 
 
E é aí que a gente entra!
 
 
Em parceria com outras organizações (que têm o mesmo desejo de mudança), o Bike Anjo, participou da elaboração de uma publicação voltada para o empresas com o objetivo de incentivar que tais atores também participem da melhoria e qualidade de nossas cidades. O material, que foi organizado pela WRI BRASIL, traz diferentes possibilidades de deslocamentos aos funcionários e incentivos na escolha de um modal mais sustentável.
 
 
 
 
Colaboramos, especificamente, com informações de como as empresas podem estimular que a bicicleta seja escolhida como modal de seus funcionários, por cumprir muitíssimo bem o seus papel de transporte sustentável e pouco danoso ao meio ambiente, além de trazer benefícios para a saúde dos colaboradores.
 
 
Entretanto, um dos maiores argumentos que as empresas utilizam para não estimular o uso da bicicleta como meio de transporte diário é a questão dos acidentes de trânsito. Como forma de desmistificar essa questão, a publicação evidencia que a quantidade de acidentes com bicicleta é muito menor comparado aos acidentes com motocicletas e carros.
 
 
Além da publicação, o Bike Anjo promove há mais de 5 anos a campanha Dia de Bike ao Trabalho, como forma de relembrar que a bicicleta é SIM uma alternativa para deslocamentos e que as empresas podem contar com ferramentas, palestras, etc que incentivem os funcionários a usarem a bicicleta de modo seguro e confortável.
 
 

____

O WRI Brasil Cidades Sustentáveis trabalha para tornar as cidades mais inclusivas, seguras e agradáveis para as pessoas. Auxilia governos na implementação de projetos e políticas públicas nas áreas de mobilidade, desenvolvimento urbano, governança, segurança viária, clima e resiliência. Faz parte do WRI (World Resources Institute), organização internacional sem fins lucrativos que transforma grandes ideias em ações que conectam meio ambiente, oportunidades econômicas e bem-estar humano. O WRI atua em mais de 50 países, com escritórios no Brasil, China, Estados Unidos, Europa, Índia e Indonésia.

 

Receba as novidades

Fique por dentro de todas nossas novidades

Parceiros