Eleições 2018: Nova Diretoria é eleita para a Associação Bike Anjo

Muitos já sabem que a rede Bike Anjo atua nacionalmente, contando com diversas articulações locais espalhadas por todo território brasileiro.

Mas poucos conseguem entender o nosso complexo, apesar de orgânico, funcionamento!

Diferente de empresas e organizações que trabalham com uma hierarquia, onde as tomadas de decisão são tomadas por um restrito grupo de pessoas (muitas vezes de forma arbitrária), na rede Bike Anjo, nossas decisões estratégicas são tomadas por uma Articulação formada por representantes de cidades das 5 regiões do Brasil. Esses representantes são porta-vozes de suas articulações e têm todo o poder decisivo para os encaminhamentos da rede. Chamamos essa Articulação, carinhosamente de “Articulação Pedivela” já que é essa a parte central da bicicleta, o que faz o movimento acontecer.

Em 2014, conquistamos um parceiro institucional que nos passou a nos apoiar financeiramente através de um projeto voltado para a Mobilização Nacional da rede. Nesse momento, a rede precisou se formalizar e tornou-se uma Associação. Costumamos dizer, desde então, que somos uma “rede com CNPJ”.

Como Associação, cumprimos com algumas demandas “burocráticas” que uma instituição desse tipo precisa para continuar suas atividades. Para isso, tivemos que definir um estatuto interno, eleger uma diretoria, conselheiros fiscais, etc. Desde então, atuamos com uma diretoria que deve ser renovada de 2 em 2 anos, de acordo com o nosso estatuto.

Na última semana (31/01), tivemos a Assembleia Ordinária onde discutimos algumas pautas: nova diretoria, novo endereço, resultados do projeto 2017/2018, balancete financeiro.

Uma nova Diretoria foi eleita e é um marco para a rede: pela primeira vez uma mulher foi eleita como Diretora Presidente e temos uma equidade de gênero na atual diretoria (50% mulheres 50% homens).

Além disso, a nova diretoria também é mais representativa e descentraliza regionalmente contando com  membros de outras cidades do Brasil, diferentemente da antiga, que era composta por membros apenas da cidade de São Paulo.

 

Imagem meramente ilustrativa

Confira os membros abaixo:

  • (Mar)Tina Horvath, de São Paulo – SP, Diretora Presidente
  • Gustavo Rodrigues, do Distrito Federal – DF, Diretor Administrativo
  • César Ricardo, de Aracaju – SE, Diretor Financeiro

No Conselho Fiscal, (o time das planilhas, que confere cada virgula e cada número do nosso balanço fiscal):

  • Ana Paula Neuman, de São Paulo – SP
  • Heloisa Motta, de São Paulo – SP
  • Heitor Loureiro, de São Paulo – SP 
  • + Todos os Bike Anjxs do Brasil 😉

 

 

 

 

 

Esse novo formato, representativo e descentralizado regionalmente, também foi uma problematização que surgiu da própria rede!

Durante o #4ENBA – Encontro Nacional Bike Anjo, realizado em Vitória/ES, as cidades presentes trouxeram diversas vezes inquietações sobre a equidade de gênero como um desejo pro mundo que acreditamos: cidades mais justas, iguais e para pessoas.

 

“Nós, membros da Diretoria, carregamos o piano. Mas quem toca é a rede Bike Anjo.”

Frase do nosso Conselheiro Fiscal Heitor Loureiro, que resume muito bem o papel
da Diretoria da rede Bike Anjo.

 

 

Receba as novidades

Fique por dentro de todas nossas novidades

Parceiros

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support