O Ciclo da Bici em Campo Grande – Mato Grosso do SUL!

A Rede Local de Bike Anjos em Campo Grande-MS iniciou em outubro de 2014 por meio de uma funcionária pública da Detran (Elijane Coelho) e sua empresa privada dedicada ao cicloturismo de trilhas pelo estado. Durante mais de um ano as Escolas Bike Anjo para aprender a pedalar aconteceram principalmente no maior e mais importante parque urbano da cidade. Além disso foram realizadas ações atendendo comunidades rurais e oferecendo palestras feitas em parcerias com cicloviajantes vindos de outros estados e países. Até que em novembro de 2015 a rede local se desfez por diferentes motivos entre eles a falta de voluntários.

 

Elijane Coelho em atividade durante a primeira EBA em Campo Grande no Parque das Nações Indígenas em 2014 e na comunidade quilombola de Furnas da Boa Sorte no município de Corguinho durante 2015

 

Foi a partir do lançamento da campanha nacional – Bicicleta Nos Planos – em dezembro de 2015, também associada à Rede Nacional Bike Anjo que 4 novos entusiastas da bicicleta foram engajados para juntar forças e dar um novo rosto à bicicleta em Campo Grande criando assim a articulação local da campanha. Em setembro de 2016 esses entusiastas participaram da Bicicultura em São Paulo onde conheceram a equipe nacional de Bicicleta nos Planos, muitos deles sendo também Bike Anjos. A conversa trouxe a tona a ausência da rede local de voluntários em Campo Grande e a vontade de reativá-la. Foi assim que no 27 de novembro de 2016, com ajuda e orientação da rede de Bike Anjos na região Centro-Oeste (principalmente Brasília) e mais outros entusiastas da bicicleta em Campo Grande foi possível reativar a rede local na cidade, próximo às datas em que  o Bike Anjo comemorava 6 anos de existência.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Os quatro novos entusiastas da bicicleta e articuladores de BiciNosPlanos 2015-2016 em Campo Grande (canto superior esquerdo de esq-drt: Cintia Possas, Jose Julian, Maristela Benitez e Simone Mamede) participando em palestras de mobilidade urbana na cidade e na oficina da campanha durante a Bicicutlutra de São Paulo em maio de 2016 (foto canto superior direito) e a reativação da rede local de voluntários durante o EBÃO  em novembro do mesmo ano.

 

Desde então o Bike Anjo – Campo Grande continua promovendo a bicicleta como um elemento de transformação e humanização da cidade, por meio de parcerias com outros movimentos associados à bicicleta, suas escolas mensais  gratuitas para aprender a pedalar (EBAs) dentre outras ações em escolas, periferias, feiras culturais e eventos como ciclocines, pedais em datas simbólicas e mais…

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Foi por exemplo, que a partir da vontade de dois voluntários Bike Anjo nasceu a iniciativa para retomar a bicicletada mensal da Massa Crítica em junho de 2017 (https://www.campograndenews.com.br/lado-b/faz-bem/amigos-fortalecem-movimento-para-que-a-cidade-enxergue-com-carinho-a-bicicleta), que até 2012 apenas tinha 4 edições: três em 2009 e uma em 2012 (bicicletada nacional).

 

 

Bicicletada de Halloween e nacional #RaulVive em outubro de 2017

 

É assim como hoje se constitui o eixo central do Cíclo da Bici em Campo Grande. Graças à transição de não ter nada acontecendo na cidade em relação à promoção da bicicleta como meio de transporte, para o surgimento da articulação local de uma campanha nacional focada na criação/promoção de políticas públicas, que por sua vez re-ativou uma rede local de voluntários dedicados a sua promoção como meio de transporte, a qual juntou as pessoas necessárias para fazer re-brotar um movimento de ciclismo urbano de cunho global. Nesse ciclo, boa parte dos voluntários do Bike Anjo – Campo Grande (facebook.com/bikeanjocg) ou aqueles que se envolvem nas atividades do  BicinosplanosCG (facebook.com/BiciNosPlanosCG)  chegam graças à troca de ideias que surgem entre as pessoas durante as Bicicletadas mensais da MassaCríticaCG (facebook.com/BicicletadaCG), que por sua vez tem sido muito incidente na hora de pressionar o poder público, dar a presença e mostrar a relevância que a bicicleta precisa e merece na cidade.

 

 

 

Receba as novidades

Fique por dentro de todas nossas novidades

Parceiros