ODKV – Bicicleta é inclusão!

Você já ouviu falar na Bicicleta ODKV?
 
 
A bicicleta ODKV (“o de cá vê”) consiste em 2 bicicletas conectadas por uma barra de aço e ela foi idealizada por um pai que tinha o desejo de pedalar com seu filho que é deficiente visual.

A ideia era que essa bicicleta proporcionasse às pessoas que têm alguma limitação visual o prazer de sentir o ventinho no rosto enquanto pedala.

Ela funciona exatamente como o nome propõe: uma pessoa que enxerga vai ao lado de outra que é deficiente visual auxiliando, quando necessário. Por isso, “O de cá vê!”. Assim, durante todo o percurso as duas pessoas pedalam e isso faz com que, na maioria do trajeto, o cego guie e tenha total autonomia sobre a bicicleta (isso mesmo que você leu, o cego que guia!). Legal, né?

 
 
Mais legal ainda é que, com o uso da bicicleta, percebemos que a inclusão dela vai  muito além…
 
A ODKV também é uma ótima opção para ajudar pessoas autistas em suas primeiras pedaladas, uma vez que não é necessário tocar na pessoa para guiá-la e auxiliar no equilíbrio enquanto ela ganha confiança. Assim, a pessoa autista se sente muito mais confortável dentro do seu espaço!
 
Hoje, dia 2 de abril, é o dia mundial de conscientização sobre o autismo e a rede Bike Anjo apoia e utiliza a bicicleta como ferramenta de inclusão para todas as pessoas!
 
Em algumas cidades, temos a bicicleta ODKV disponível em nossas EBAs, para quem quiser simular a experiência e para incluir pessoas que têm alguma necessidade. Além disso, temos a EBA Entre Todos, com foco em pessoas com alguma restrição cognitiva, de mobilidade e ou sensorial.
 
ONG Embrião
  
A ODKV foi desenvolvida pela ONG Embrião que atua em parceria com outras instituições e organizações para promover a conscientização e a inclusão social.
 

 

Receba as novidades

Fique por dentro de todas nossas novidades

Parceiros