GARUPA Bike Anjo #7 | #5ENBA, Fundo Local, Plataforma Bike Anjo… E mais! Veja o que está rolando por aqui!

 

   
 

 

 

 
Olá, anj@s!
 
Escrevemos para compartilhar novidades sobre o que a Articulação Nacional tem conversado e feito nos últimos meses. Veja quanta coisa boa vem aí!!!

Vocês devem ter visto em nosso último GARUPA, todas as últimas informações sobre tudo que fizemos no último projeto com o Itaú e o que vem por aí, pensando nisso…
Para fechar o primeiro semestre, a Equipe Nacional aproveitou para fazer mais uma mini-imersão de planejamento, dessa vez com um olhar mais interno da equipe e organizar os combinados sobre nossas tarefas e projetos.
Começamos esse semestre com as seguintes pautas no radar:
 

 
 
#5ENBA
 
Todos já sabem que o 5º ENBA (Encontro Nacional do Bike Anjo) acontecerá durante os dias 14 e 18 de novembro, em Belém. Mas, para nós, ele já começou há algum tempo.
Há pouco mais de 2 meses, iniciamos, efetivamente, os trabalhos de pré-produção, programação e planejamento do Encontro Nacional. Como, nesta edição, teremos um novo formato, precisamos mudar também a forma de organizá-lo! Para isso, montamos um comitê de produção que está encarregado de cada detalhezinho do evento.


Além disso, a mais nova novidade é que você pode submeter projetos para essa edição! Não tá sabendo??? ENVIE SEU PROJETO, CLICANDO AQUI! O prazo foi prorrogado até 31/08! Corre!

 

 
 
Fundo Local
 
A 4ª edição do Fundo Local tá chegando cheia de novidades. Para quem não sabe ou esqueceu, o Fundo Local Bike Anjo combina o acesso a recursos financeiros ao fortalecimento da rede Bike Anjo por todo o Brasil. A ideia é transformar aquela simples ideia em realidade!

Você tá por dentro do edital e já sabe que o prazo para enviar seus projetos é até 26 de agosto? Saiba mais aqui!
 

 
 
Plataforma Bike Anjo
 
Estamos trabalhando para dedicar esforços e recursos (financeiros e humanos) para melhorias na plataforma. Para isso, estamos reativando o GT da plataforma. Para acompanhar o que tem rolado, clique aqui!
 

 
 
Novo Pilar da rede: Bike Anjas
 
Como discutido recentemente, incluímos as Bike Anjas como Pilar da rede Bike Anjo. Percebemos desde a imersão da equipe que aconteceu no começo do ano, a mobilização e o fortalecimento deste grupo, a importância, potência e URGÊNCIA em trabalhar com a questão de gênero dentro e fora da rede Bike Anjo. Por conta disso, elaboramos um MANIFESTO que é também um convite para apoiar as anjas e todas as mulheres nessa luta.
 
 

 
 
Projetos x Pilares
 
Por falar em pilares, nessa imersão da equipe, falamos muito sobre os atuais Pilares e suas deliberações. Ainda é bem nebuloso (até para nós da equipe Nacional) até onde algumas ações são de sustentação de um pilar e quando elas viram um projeto. Percebemos, discutindo sobre isso, que visualizamos como “pilar” todo nosso porftolio de oportunidades e áreas de atuação para sustentar a rede Bike Anjo.
 

 
 
Grupos de Tabalho
 
Além disso, discutimos muito sobre a falta de engajamento e força dos grupos de trabalho referentes a alguns deles. Quem está na Pedivela viu, que discutimos sobre nomearmos alguns guardiões para os GTs, além de mapear dentro e fora da rede pessoas que possam dar continuidade a esse trabalho. Também queremos olhar para a representatividade: pensamos em convidar nomes de organizações e coletivos para compor esses grupos, pode ser muito potente! É uma forma de ouvir a realidade de quem mais tem urgência por essa mudança cultural.
 

Fato é… precisamos repensar como os grupos de trabalho dos Pilares estão estruturados e propor alternativas para mobilizá-los e engajar mais e mais seus participantes. Queremos pluralizar os olhares e trabalhar, de fato, em grupos, unindo forças para pensar juntos em soluções e encaminhamentos, dentro das nossas possibilidades (lembrando sempre que atuamos dentro de um Projeto e que essas demandas têm que atender o que nos propusemos a fazer com o recurso dele ao longo do ano).

 

 
 
Institucional
 
Na última semana estivemos em contato com a equipe do Itaú, onde apresentamos uma contrapartida para justificar um aditivo de R$ 30.000,00 ao jurídico do Banco.
Nossa intenção, com esse valor, é contratarmos um consultor/a para Captação de Recursos. Sendo assim, nós da Equipe Nacional, pensamos em oferecer como contrapartida, um Webinar aberto a todo público, ao final da consultoria do captador de recurso, para apresentar o Plano de Sustentabilidade, realizado ao longo desse projeto, com o apoio do Itaú.

(!) Aqui você pode conferir como usaremos os recursos no Orçamento do Projeto.
 

 
 
Equipe Nacional | Funções
 
Apesar de manter uma estrutura horizontal, há algum tempo, sentimos necessidade de normearmos nossas funções afim de facilitar a divisão de tarefas de cada uma. Com a renovação do projeto sem nenhum aumento de valor no orçamento, “efetivamos” a Marina com membro fulltime para o MOB-BA e definimos o que cada um/a faz dentro do projeto: A Marina fica responsável pela Articulação de Comunicação e Engajamento, a Tina, é nossa mais ‘nova’ articuladora de Estratégia, o César segue sendo o Articulador de Mobilização Nacional e, por fim, o Marcos, ou Churros, é o articulador de Gestão do Projeto.
 

 
 
Burocracias Administrativas & Financeira
 
Com as mudanças na gestão do projeto, funções de equipe e nova diretoria, algumas funções internas mudaram: A partir de agora quem cuida da parte administrativa e financeira da associação, será o Marcos (Churros) Bueno, então quem precisar de ajuda com documentações e pagamentos, escrever para marcosbueno@bikeanjo.org, sempre copiando a Tina tina@bikeanjo.org 😉
 

 
UFA!
 
Queremos saber suas sensações sobre o que acabamos de contar!
Tem sugestões, comentários, propostas? Manda pra gente!

Abraços,
Equipe Nacional
 

 
 

 

Receba as novidades

Fique por dentro de todas nossas novidades

Parceiros

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support