E os projetos selecionados no Fundo Local são…

Com recorde de projetos inscritos, a 4ª edição do Fundo Local da rede Bike Anjo divulga as ideias contempladas em suas 3 categorias.

Foram 48 projetos inscritos, em 3 principais categorias: inovação, mobilização e infraestrutura. Cada uma delas, tinha até 8 mil reais para distribuir entre os projetos.

Para a avaliação e seleção dos projetos, tivemos o olhar de um super comitê composto por representantes de organizações da sociedade civil e empresas com experiência em voluntariado, mobilidade ativa e meio ambiente: Ana Carol do Sampapé, Carol Rivas da Tembici, Rafael Ferraz do Greenpeace e Marina Frota do Atados.

Categorias
Projetos inscritos nesta edição
Projetos contemplados
cidades beneficiadas

Vamos aos projetos contemplados… (rufem os tambores!)

Categoria Inovação

Nome do Projeto: PluriBike
O que é: Oportunizar experiências de portadores de deficiências em atividades com a bicicleta.
Cidade: Volta Redonta/RJ

Nome do Projeto: Dicas Anjo – Dica 10 – Pedalar no dia a dia com conforto e menos tabus, mitos, inseguranças
O que é: Produzir o décimo vídeo da série de Dicas Anjo com o roteiro de uma oficina de conforto elaborada pelas Bike Anjas SP para ampliar a videoteca da rede com esse material
Cidade: São Paulo/SP

Nome do Projeto: Ciclorotas Azuis
O que é: Realizar cicloexpedições urbanas para estabelecer ciclorotas que acompanhem córregos e mananciais da cidade, aliando educação do ciclista urbano no trânsito com educação ambiental durante o trajeto
Cidade: Campo Grande/MS

Categoria Mobilização

Nome do Projeto:  Anjo Exepcional
O que é: Ensinar pessoas com autismo ou síndrome de down a pedalar com independência
Cidade: Volta Redonda/RJ

Nome do Projeto:  Bike Anjo Dourados
O que é: Estabelecer uma articulação local de bike anjos na segunda maior cidade do estado, Dourados-MS com ajuda dos voluntários de Campo Grande/MS.
Cidade: Dourados/MS

Nome do Projeto:  ODKV RJ
O que é: Inclusão de pessoas com mobilidade reduzida ou restrição visual na experimentação da cidade sobre as duas rodas, favorecendo o sentimento de autoconfiança, prazer físico, mental e emocional, além de contribuir para quebrar as barreiras dos preconceitos, incrementando o espectro de convivência com as diferenças.
Cidade: Rio de Janeiro/RJ

Nome do Projeto:  Expansão Bike Anjo Caruaru
O que é: Expandir a Rede Bike Anjo para o interior do estado de Pernambuco. Atualmente existe uma grande demanda de alunos e voluntários que estão interessados no projeto em Caruaru. E vemos Caruaru como o centro do Agreste o que torna viável até de quem se interessa em mobilidade urbana a ir à Caruaru e conhecer o projeto. Nossa coordenadora já foi a cidade e contactou alguns possíveis voluntários que estão em contato para começar o projeto. Porém eles se sentem sem experiência para começar o projeto sem pessoas que já tenham vivenciado.
Cidade: Caruaru/PE

Categoria Infraestrutura

Nome do Projeto:  Bike Anjo Weekend
O que é: Incentivar o uso da bicicleta no meio urbano, oferecer as pessoas um modal alternativo e acessível e humanizar as ruas da cidade
Cidade: Natal/RN

Nome do Projeto:  EBA Valença – BA
O que é: Executar a primeira Escola Bike Anjo em Valença na Bahia tendo como meta a transformação social com o uso da bicicleta.
Cidade: Valença/BA

Nome do Projeto:  Carretinha Acessível
O que é: Facilitar e garantir o transporte e armazenamento de materiais específicos de infraestrutura (água, kit de primeiros socorros, entre outros), divulgação, equipamentos e bicicletas dobráveis e de equilíbrio até os locais de realização das EBAs, material e demais ações locais do BA. Atualmente essa logística é bastante prejudicada. Não há local próximo ao espaço de realização da EBA onde seja possível deixar as bicicletas, materiais e equipamentos. As dificuldades de transporte das bicicletas dobráveis e de equilíbrio em volume adequado à demanda de solicitantes e oferta de voluntários limita o potencial de atendimentos da EBA. Além disso, se coloca como um fator complicador para o transporte para demais ações em diferentes localidades.
Cidade: Rio de Janeiro/RJ

Nome do Projeto:  Conteiner Bike Anjo Recife
O que é: Adquirir um contêiner para armazenagem das bicicletas e demais materiais do Bike Anjo Recife, que hoje estão no apartamento de uma voluntária da rede.
Cidade: Recife/PE

Mas, o que é Fundo Local???

O Fundo local Bike Anjo, combina o acesso a pequenas quantias de recursos financeiros ao fortalecimento das articulações locais Bike Anjo por todo o Brasil, visando contribuir para a criação e execução de campanhas, projetos, ações ou atividades de grupos e/ou pessoas que pertençam à rede Bike Anjo.

Novo Formato

Pela primeira vez testamos um novo formato de seleção de projetos, definimos 3 categoriais para a inscrição de projetos: mobilização, infra estrutura e inovação. Esse formato foi um teste para tornar a distribuição de recurso mais igualitária entre as articulações locais da rede.

Vale lembrar que cada projeto poderia solicitar no máximo 3 mil reais, o que possibilitou apoiarmos mais projetos Brasil a fora. No total foram 11 projetos selecionados de 9 cidades serão beneficiadas, no total R$24.478,00*.

*Ué! Mas não eram 8 mil reais para cada categoria? Sim! Mas optamos por estourar um pouco o valor e remanejamos verba, para podermos contemplar MAIS UM projeto ao final!

O que esse resultado significa para nós?

Só esse resultado mostra o quanto a rede Bike Anjo tem sido criativa e engajada na tentativa de mudar a realidade das cidades Brasileiras. A vontade de tornar as cidades mais cicláveis é ponto em comum em todos esses projetos.

 

Receba as novidades

Fique por dentro de todas nossas novidades

Parceiros