E os projetos selecionados no Fundo Local são…

Com recorde de projetos inscritos, a 4ª edição do Fundo Local da rede Bike Anjo divulga as ideias contempladas em suas 3 categorias.

Foram 48 projetos inscritos, em 3 principais categorias: inovação, mobilização e infraestrutura. Cada uma delas, tinha até 8 mil reais para distribuir entre os projetos.

Para a avaliação e seleção dos projetos, tivemos o olhar de um super comitê composto por representantes de organizações da sociedade civil e empresas com experiência em voluntariado, mobilidade ativa e meio ambiente: Ana Carol do Sampapé, Carol Rivas da Tembici, Rafael Ferraz do Greenpeace e Marina Frota do Atados.

Categorias
Projetos inscritos nesta edição
Projetos contemplados
cidades beneficiadas

Vamos aos projetos contemplados… (rufem os tambores!)

Categoria Inovação

Nome do Projeto: PluriBike
O que é: Oportunizar experiências de portadores de deficiências em atividades com a bicicleta.
Cidade: Volta Redonta/RJ

Nome do Projeto: Dicas Anjo – Dica 10 – Pedalar no dia a dia com conforto e menos tabus, mitos, inseguranças
O que é: Produzir o décimo vídeo da série de Dicas Anjo com o roteiro de uma oficina de conforto elaborada pelas Bike Anjas SP para ampliar a videoteca da rede com esse material
Cidade: São Paulo/SP

Nome do Projeto: Ciclorotas Azuis
O que é: Realizar cicloexpedições urbanas para estabelecer ciclorotas que acompanhem córregos e mananciais da cidade, aliando educação do ciclista urbano no trânsito com educação ambiental durante o trajeto
Cidade: Campo Grande/MS

Categoria Mobilização

Nome do Projeto:  Anjo Exepcional
O que é: Ensinar pessoas com autismo ou síndrome de down a pedalar com independência
Cidade: Volta Redonda/RJ

Nome do Projeto:  Bike Anjo Dourados
O que é: Estabelecer uma articulação local de bike anjos na segunda maior cidade do estado, Dourados-MS com ajuda dos voluntários de Campo Grande/MS.
Cidade: Dourados/MS

Nome do Projeto:  ODKV RJ
O que é: Inclusão de pessoas com mobilidade reduzida ou restrição visual na experimentação da cidade sobre as duas rodas, favorecendo o sentimento de autoconfiança, prazer físico, mental e emocional, além de contribuir para quebrar as barreiras dos preconceitos, incrementando o espectro de convivência com as diferenças.
Cidade: Rio de Janeiro/RJ

Nome do Projeto:  Expansão Bike Anjo Caruaru
O que é: Expandir a Rede Bike Anjo para o interior do estado de Pernambuco. Atualmente existe uma grande demanda de alunos e voluntários que estão interessados no projeto em Caruaru. E vemos Caruaru como o centro do Agreste o que torna viável até de quem se interessa em mobilidade urbana a ir à Caruaru e conhecer o projeto. Nossa coordenadora já foi a cidade e contactou alguns possíveis voluntários que estão em contato para começar o projeto. Porém eles se sentem sem experiência para começar o projeto sem pessoas que já tenham vivenciado.
Cidade: Caruaru/PE

Categoria Infraestrutura

Nome do Projeto:  Bike Anjo Weekend
O que é: Incentivar o uso da bicicleta no meio urbano, oferecer as pessoas um modal alternativo e acessível e humanizar as ruas da cidade
Cidade: Natal/RN

Nome do Projeto:  EBA Valença – BA
O que é: Executar a primeira Escola Bike Anjo em Valença na Bahia tendo como meta a transformação social com o uso da bicicleta.
Cidade: Valença/BA

Nome do Projeto:  Carretinha Acessível
O que é: Facilitar e garantir o transporte e armazenamento de materiais específicos de infraestrutura (água, kit de primeiros socorros, entre outros), divulgação, equipamentos e bicicletas dobráveis e de equilíbrio até os locais de realização das EBAs, material e demais ações locais do BA. Atualmente essa logística é bastante prejudicada. Não há local próximo ao espaço de realização da EBA onde seja possível deixar as bicicletas, materiais e equipamentos. As dificuldades de transporte das bicicletas dobráveis e de equilíbrio em volume adequado à demanda de solicitantes e oferta de voluntários limita o potencial de atendimentos da EBA. Além disso, se coloca como um fator complicador para o transporte para demais ações em diferentes localidades.
Cidade: Rio de Janeiro/RJ

Nome do Projeto:  Conteiner Bike Anjo Recife
O que é: Adquirir um contêiner para armazenagem das bicicletas e demais materiais do Bike Anjo Recife, que hoje estão no apartamento de uma voluntária da rede.
Cidade: Recife/PE

Mas, o que é Fundo Local???

O Fundo local Bike Anjo, combina o acesso a pequenas quantias de recursos financeiros ao fortalecimento das articulações locais Bike Anjo por todo o Brasil, visando contribuir para a criação e execução de campanhas, projetos, ações ou atividades de grupos e/ou pessoas que pertençam à rede Bike Anjo.

Novo Formato

Pela primeira vez testamos um novo formato de seleção de projetos, definimos 3 categoriais para a inscrição de projetos: mobilização, infra estrutura e inovação. Esse formato foi um teste para tornar a distribuição de recurso mais igualitária entre as articulações locais da rede.

Vale lembrar que cada projeto poderia solicitar no máximo 3 mil reais, o que possibilitou apoiarmos mais projetos Brasil a fora. No total foram 11 projetos selecionados de 9 cidades serão beneficiadas, no total R$24.478,00*.

*Ué! Mas não eram 8 mil reais para cada categoria? Sim! Mas optamos por estourar um pouco o valor e remanejamos verba, para podermos contemplar MAIS UM projeto ao final!

O que esse resultado significa para nós?

Só esse resultado mostra o quanto a rede Bike Anjo tem sido criativa e engajada na tentativa de mudar a realidade das cidades Brasileiras. A vontade de tornar as cidades mais cicláveis é ponto em comum em todos esses projetos.

 

Receba as novidades

Fique por dentro de todas nossas novidades

Parceiros

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support