Tudo (e mais um pouco) que rolou no #5ENBA – 5º Encontro Nacional do Bike Anjo (2018)

No feriado de 15 a 18 de novembro Belém, a capital do Jambu, nos recebeu de braços abertos! Anjos e anjas de todas as regiões do Brasil viajaram milhares de quilômetros para vivenciar o 5º Encontro Nacional do Bike Anjo e, literalmente, respirar bicicleta, mobilidade e Bike Anjo por, pelo menos, 4 dias!

DIA#0 - Balada Bike Anjo

Para dar as boas vindas a todes, a galera de Belém preparou uma recepção bem calorosa (com o perdão do trocadilho, já que a sensação térmica por lá era de 52 graus) que começou com a degustação de produtos locais na Cachaçaria Genuína e se estendeu para o Apoena, espaço cultural paraense!

DIA#1 - Programação aberta

Durante os dois dias de programação aberta ocupamos a Casa das Artes, um equipamento cultural incrível, ao lado da famosa Basílica de Nazaré.

Logo pela manhã da quinta-feira, 15 de novembro, a galera de Belém abriu o dia compartilhando sobre o projeto #BikeNaObra: que foca em ações educativas para trabalhadores da construção civil que utilizam a bicicleta como principal veículo para ir ao trabalho. Enquanto isso, Silvia Balan contou sobre sua trajetória nas pedaladas, acompanhada de suas filhas, e também sobre o projeto Cheguei de Bike!

Na sequência, Paulo Marcelo Pontes, de Pernambuco, mergulhou na Plataforma Bike Anjo com dicas de como usar o sistema e potencializar essa ferramenta.

Às 11 horas, no auditório, Uirá Lourenço do Distrito Federal, compartilhou seus conhecimentos sobre “Controle Social em Mobilidade: como registrar queixas e cobrar providências do poder público” e a participação dos seus filhos Cauã e Iuri, de 10 e 9 anos encantou a todos quando eles compartilharam relatos sobre a “Multa Cidadã”, uma intervenção realizada por eles na capital brasiliense em 2016.

Na área externa, as manas do Slam Dandaras do Norte representaram com rap e poesia marginal com letras sobre a luta de classes, raça e gênero! POW!

Pouco antes do horário do almoço, foi a vez da Camila Frederico, bike anja de São Paulo, compartilhar um mega e detalhado Panorama sobre as atividades remuneradas Bike Anjo de São Paulo, uma oportunidade para outras articulações captarem recursos com suas prestações de serviços!

Enquanto isso, no páteo da Casa, a anja Ana Carboni, colocou todo mundo pra brincar nos Jogos de Bicicleta, apresentando o conceito dos Jogos e propondo atividades e circuitos que transformam a bicicleta e muita criatividade em uma competição deliciosa!

Após o almoço, enquanto Andrea Bezz, do Bike Anjo Ceará, dava forma a figuras refletivas com papéis, velcros e tesoura (sem ponta) em uma oficina incrível de acessórios para “Vestir sua Bike”, Marina Castilho, da articulação Nacional, compartilhava um pouco sobre Comunicação para Engajar, num papo sobre os desafios e oportunidades da comunicação para mobilizar ações. Paralelamente, Ana Carolina Nunes, do SampaPé puxava a Oficina “Sentindo nos Pés”, um convite do SampaPé para colocar as autoridades para se mexer na cidade!  

Encerrando o primeiro dia de programação aberta, o “Açaí do Grosso”, uniu todo mundo no auditório para o painel “Conhecendo a rede Bike Anjo” e uma aula de história com o professor Ednaldo Britto em “Belém: Um Panorama Histórico”.

Após o papo, ainda rolou o sorteio, promovido pela Cheguei de Bike, onde a galera de Volta Redonda mostrou que tem muita sorte e levou pra casa uma bike novinha!

Para fechar o dia com chave de ouro, não poderia faltar um pedal, né?!

Puxado pelo Pedala, mana! – um pedal de Belém comandado por mulheres que se reunem toda quinta-feira para pedalar pela cidade – , percorremos mais de 20km de Belém, passando por pontos incríveis da cidade: Ver o Rio, Ver o Peso, Cidade Antiga, Forte do Presépio.

DIA#2 - Programação aberta

A sexta-feira (16) de ENBA começou cedo! Aos poucos, os rostinhos já conhecidos chegavam à Casa das Artes para o segundo dia de programação aberta.

A agenda já abriu com ninjas cortadores de cebola fazendo todo mundo se emocionar ao conhecer o Ponto de Apoio, projeto de Belém que trabalha a inclusão através da bicicleta. Em seguida, Ana Destri, do Bike Anjo Floripa e do projeto Bicicleta na Escola apresentou a mesa “Entendendo o Bike na Escola através do Bicicleta na Escola”, onde ela conta como surgiu o projeto e sua atuação nas mais de 19 escolas da região catarinense. Pegando carona na pauta da educação, Paulo Marcelo Pontes, do Pernambuco Bike Anjo, puxou o papo “Criação de um currículo para o Bike na Escola: relacionando conhecimentos com os PCNs”.

Na “Mão na Massa”, César Ricardo, do Bike Anjo Sergipe e articulador nacional de mobilização da rede, botou todo mundo pra “planejar” com uma mesa sobre “Gestão de Projetos Sociais”.

Numa vivência incrível, Barbara Barbosa, bike anja e articuladora do Pernambuco Bike Anjo, sensibilizou a todos numa Oficina de Audiodescrição provando que ventinho no rosto é para todos! Além de apresentar a ODKV, uma bicicleta dupla adaptada para a prática do ciclismo por pessoas cegas, não dispensando um guia, ela ainda convidou o grupo a vivenciar a experiência de ser conduzido pela rua com os olhos vendados, aumentando a percepção e sensibilidade dos outros sentidos!

Simultaneamente, Martina Horvath, bike anja de São Paulo e articuladora nacional, uniu homens e mulheres num papo sobre a importância de discutir gênero na mobilidade, apresentando a trajetória das Bike Anjas, coletivo de mulheres da rede.

Durante todo o dia a feirinha da rede Bike Anjo foi montada e expôs diversos acessórios: camisetas, adesivos, colares, chaveiros e plaquinhas enfeitaram a bancada à mostra para quem quisesse levar um pedacinho do ENBA e da rede Bike Anjo para casa.

Pausa para o almoço e muito açaí no mercadão do Ver-o-peso!  

A tarde, a programação continuou com mais um “Papo Cabeça” com a Sabrina Leme, mobilizadora de recursos Bike Anjo, compartilhando sua experiência sobre captação de recursos para projetos sociais para os voluntários da rede.

Ao mesmo tempo aconteciam duas oficinas de “mão na massa” com bike anjos do sul e centro-oeste do Brasil:

Tássia Furtado, do Bike Anjo Porto Alegre, contou um pouco sobre a rotina das mulheres que trabalham com cicloentregas na cidade, contando ainda sobre como surgiram as Telicas, uma rede de ciclomensageiras de todo o Brasil.

No páteo, Jose Julian, bike Anjo de Campo Grande no Mato Grosso do Sul, propôs o desafio de encenar uma EBA (Escola Bike Anjo) para os participantes da sua oficina! Nesse processo todo de tentar organizar as pessoas foi possível mostrar aos bike anjos quais os desafios e características que eles devem encarar para poder e não desistir de trabalhar juntos.   

O fechamento da programação do segundo dia ficou por conta dos engajadinhos de Belém: a galera do Engajamundo compartilhou campanhas e projetos realizados pela rede em diversas comunidades e espaços públicos na intenção de conscientizar a população sobre pautas como meio ambiente, ativismo e mudanças climáticas.

Para relaxar, ainda rolou uma “Seção Pipoca” e os ninjas cortadores de cebola voltaram com a exibição de 3 curtas: Elo perdido, com direção da querida Renata Falzoni, Mama Agatha e um filme supresa muito especial para a rede Bike Anjo. <3

No sorteio do segundo dia, a sorte grande ficou em Belém mesmo: a anja Fabíola Viana foi sorteada e levou um vale-bike no valor de R$499, presenteado pela Tembici + IBike. Mas, para ninguém voltar pra casa triste, vários outros itens e acessórios foram ‘dados de presente’ e contribuíram para um grande sorteio-coletivo: desde adesivos e camisetas, até um chapéu pernambucano e uma rede indígena!

DIA#3 - A IMERSÃO!

Depois de 2 dias intensos de programação aberta, foi a vez de fecharmos a casinha para um dia de imersão de planejamento para o próximo ano da rede.

Como cenário, tivemos o Bar do Boá, na Ilha do Combu, um restaurante em meio à imensidão amazônica, cercado pelo Furo da Paciência, no Rio Guamá.

A imersão foi conduzida e facilitada pela Raquel Rosenberg, parceira idealizadora do Engajamundo. Com seus corpos, os participantes compuseram uma Escultura Viva linda, que sintetizou o que é a rede Bike Anjo: um mix de união, sustentação, expansão e muito, muito amor! Na sequência, com a dinâmica dos Sapatos Suaves, alguns anjos e anjas compartilharam quais eram suas “contribuições únicas” para a rede. Finalizando com a fala tímida de Ian Valino, ecoada pelos anjos para que todos ouvissem, a conclusão do que representa a rede: espalhar o bem ensinando pessoas a pedalar!

Na sequência, foi a vez de dar “cara, corpo e coração” e representar cada articulação local em forma de Persona.

Após uma pausa digna para o almoço e um merecido mergulho rio, voltamos para o segundo bloco da programação. O desafio da tarde foi discutir sobre a estrutura organizacional, os desafios da comunicação interna e a captação de recursos para a sustentabilidade da rede. A tarde foi curta para tanta coisa a ser discutida e fechamos o dia com vontade de quero mais! (Lição aprendida!)

Antes de partir de volta para o continente, tivemos a incrível oportunidade de conhecer um pouco sobre o cultivo do açaí, feito pela família do Bar do Boá, onde eles nos apresentaram (e nos desafiaram) a aventura que é subir no açaizero para colher os frutos e o palmito que a árvore oferece. Por fim, tivemos uma deliciosa degustação de produtos feitos, localmente, com o açaí: bolo, pão e mousse e brigadeiro!  

Na volta, o pôr-do-sol (acompanhado de uma tempestade amazônica!) do barco foi um espetáculo à parte!

DIA#4 - EBÃO \o/

Para o último dia de Encontro, reservamos o que sabemos fazer de melhor (e mais amamos!): ensinar as pessoas a pedalar!

Logo cedo, no domingo, nos reunimos na Praça da Bandeira para recepcionar crianças e adultos que queriam praticar as primeiras pedaladas com ajuda de nossos anjos e anjas. Com o tempo, a praça da Bandeira foi ficando cada vez mais cheia e, pouco a pouco, os sorrisos e lágrimas surgiam ao conseguir êxito em manter o equilíbrio sobre as duas rodas e seguir pedalando!

Com direito à café da manhã e picnic compartilhado com delícias de todo o Brasil, encerramos a manhã do domingo em clima de ‘almoço de família’. Olha só que lindo esse registro:

E, família que é família tem seus momentos de sinceridade e discussão de relação! Após a EBA, sentamos para colocar na roda tudo de positivo e de negativo rolou durante o Encontro e o ano!

Para celebrar o fim do Encontro, fomos, em peso, para o Mormaço, um restaurante na beira do rio. Brindamos, nos abraçamos e aplaudimos o pôr-do-sol com a mensagem de que “todo final de dia, é a possibilidade de um novo começo!”

E assim, seguimos: encerrando e recomeçando, errando e acertando, aprendendo e aprendendo.

O ENBA, em Belém, aconteceu graças a uma rede incrível de marcas e pessoas parceiras que, de diversas formas, contribuíram para botar o Encontro de pé!

 

Agradecemos, imensamente, a parceria de:

 

Realização
Bike Anjo Belém

Parceiro Multiplicador
Itaú

Parceiro Estratégico
Tembici / iBike

Apoio
Instituto Avaliação
Bike Mania

Colaboração
Cheguei de Bike
Coletivo ParáCiclo

Parceiros Locais
Espaço Apoena
Casa das Artes / Governo do Pará
Couch Surfing – Belém/PA
Kasa Koentro
Hostel494
Ciclor
Genuína Cachaça
Pizza Prime
Bar do Boá



 

Receba as novidades

Fique por dentro de todas nossas novidades

Parceiros

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support