Ciclorotas Azuis em Campo Grande, MS

No último domingo dia 3 de fevereiro, aconteceu a primeira cicloexpedição urbana do projeto Ciclorotas Azuis que percorreu em sua primeira edição parte da bacia hidrográfica do prosa. Estiveram presentes 19 ciclistas dentre esses 3 voluntárias e 1 voluntário da rede Bike Anjo Campão.

A atividade teve início com os ciclistas respondendo um questionário de percepção para compararmos como eles veem a cidade antes e depois de participar da atividade.

Figura 1. Ponto de encontro marcado para iniciar as atividades na rotatória da av. Mato Grosso com a av. Nelly Martins.

Logo após, na Alameda Íris, o grupo conheceu a primeira região de olhos d’água do percurso.

Figura 2. Roda de conversa inicial e visita aos olhos d’água na alameda Íris.

Recebemos como convidada a Arquiteta Jussara Basso, que projetou a estrutura da Alameda, onde ela contou um pouco da história do lugar. Depois, os participantes receberam o desafio de montar o mapa dos córregos e ciclovias de Campo Grande, para localizarem o percurso que realizaríamos. Também receberam as primeiras dicas de pedalar no trânsito e em grupo antes de sair da alameda.

Figura 3. Montagem do mapa pelos participantes; voluntária Cintia mostrando bacias e córregos da cidade; papo sobre as ciclovias da cidade.

Durante o percurso os participantes receberam dicas de conforto, segurança e bons hábitos para pedalar no trânsito com maior confiança.

Figura 4. Participantes recebem dicas sobre os pneus mais adequados para pedalar na cidade em relação ao custo/benefício.

No próximo ponto o grupo ficou surpreso pelas condições atuais da nascente do Córrego Pindaré.

Figura 5. Participantes observam resíduos sólidos despejados sobre a nascente do córrego Pindaré

Depois, o grupo se deslocou até o Parque Ecológico do Sóter onde a Arquiteta Jussara aguardava para compartilhar sua experiência com o local. Durante esse percurso receberam orientações de como se comportar em cruzamentos e rotatórias. Lá os ciclistas puderam conhecer o processo de erosão e voçoroca, bem como técnicas de recuperação.

Figura 6. Imagens com os planos de construção do parque repassadas entre os participantes enquanto acontecia a conversa com a arquiteta Jussara.

Imprevistos podem acontecer em qualquer pedal e abrem a chance para ensinar na prática. O pneu de um dos ciclistas furou e foi a oportunidade que precisávamos para os(as) voluntários(as) falar de manutenção de bicicleta e remendar um pneu com colaboração dos participantes.

Figura 7. Orientações e remendo de pneu.

Descemos a avenida Hiroshima e chegamos na nascente do córrego Reveillon. Na área pudemos falar sobre veredas e buritizais, estrangulamento de nascentes, dentre outros impactos.

Figura 8. Ciclistas descendo a av. hiroshima para observar a nascente do córrego Reveillon

Nossa expedição se encaminhou então para o Parque Estadual do Prosa. Uma Unidade de Conservação em área urbana com 135 hectares. No local nasce o córrego Desbarrancado, e aflora o Joaquim Português (que nasce fora do Parque), ao se juntarem formam o córrego Prosa.

De acordo com depoimentos dos participantes percebemos que foi incrível conhecer a nascente do Prosa, ficou evidente no olhar e nos relatos que ouvimos o encantamento pelo local. Dos 19 participantes, 15 não conheciam a nascente do Prosa e alguns pretendem voltar para uma trilha completa com guia.

Figura 9. Entrada do grupo  no parque do Prosa; voluntária explicando a logo do Parque e a importância histórica desse córrego; participantes conhecendo os córregos Joaquim Português e Desbarrancado, os últimos visitados nessa cicloexpedição..

Na nossa roda de conversa final de avaliação, os participantes manifestaram grande gratidão pela ação e conhecimento repassado sobre a cidade, a bicicleta e o meio ambiente. Estavam pasmados de ter conhecido uma diversidade de lugares na mesma cidade que moram que nunca tinham percebido ou sequer sabiam que existia.

Figura 10. Roda de conversa final, participantes relatando encantamento e gratidão pela iniciativa e foto de encerramento.

 

Receba as novidades

Fique por dentro de todas nossas novidades

Parceiros

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support