ODKV, Bike para Todos e Javi te cuenta: bicicleta como inclusão marcou presença no #FMB8

Durante os dias 25 a 28 de abril, 15 voluntários da rede Bike Anjo embarcaram rumo à Quito, no Equador, para participar do 8º Fórum Mundial da Bicicleta. Nove deles, tiveram projetos aprovados para serem apresentados durante o Encontro, um número recorde de apresentações num Fórum Internacional, para nós. 

Abrindo a sequência de apresentações de Brasileiros, na quinta-feira (25), estava a pernambucana Barbara Barbosa, articuladora do Pernambuco Bike Anjo e uma das embaixadoras da ODKV na Rede e no Brasil. Sua apresentação sobre a bicicleta acessível foi emocionante: com a sala lotada, o destaque foram as mais de 50 crianças de 10 a 13 anos, de um colégio local, que assistiam à apresentação extasiados e animados com a possibilidade de inclusão que aquela bicicleta proporciona.

Babi apresentou a ideia da bike, como ela surgiu, graças à ONG Embrião, no Sul do Brasil, onde um pai, ao querer pedalar com seu filho cego, adaptou 2 bicicletas e transformou-as na ODKV (O de cá vê).

“A ODKV chegou ao Bike Anjo por Sergipe, pelo nosso amigo Lucas Aribé que tinha o intuito de replicar a bicicleta pela cidade de Aracaju, César (articulador do Bike Anjo Sergipe) logo abraçou a ideia que muito se assemelha ao que a ong acredita “a bicicleta é transformadora das cidades” e dessa forma colocaríamos a possibilidade que pessoas com mobilidade reduzida, autismo e até mesmo pessoas cegas pudessem sentir o prazer em guiar a bicicleta e sentir o ventinho no rosto. Logo a ideia foi se espalhando durante os fóruns sobre mobilidade e hoje contamos com quase 10 bicicletas espalhadas só dentro da rede (Sergipe, Paraíba, Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro). A apresentação contou como podemos replicar cada vez mais e tornar as cidades mais sensíveis e possíveis para as pessoas.” Comentou Barbara.

Também nesse dia, estavam presentes Federico Herrera e Javy, do Panamá, que apresentariam no dia seguinte, sexta-feira, o triciclo adaptado que possibilita que Javy, um jovem que teve paralisia cerebral na infância, também sinta o ventinho no rosto ao pedalar.

Javy começou a manhã da sexta-feira rasgando nossos corações de esperança nas pessoas. Apresentou o lindo projeto que denomina de “El efecto trigable” por não pode e nem deve ser apresentado como um triciclo, isso seria muito pouco para demonstrar todo o efeito que esse equipamento de transformação faz na vida das pessoas.

Traz possibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, paralisia cerebral, autismo, síndrome de down e pessoas com problema de equilíbrio. Assim como ele, outras pessoas tem a vontade de pedalar, então desenvolveu essa possibilidade que com simples equipamento mostra a todos que “en la vida nada es facil pero todo es posible, cambiemos el mundo una bici a la vez”.

Ao final da sexta-feira, voltamos a falar sobre acessibilidade com o Bike para Todos, projeto do Bike Anjo Volta Redonda, representado pelo André Vaz e Vicente Sacramento no Fórum. Eles compartilharam um pouco da experiência e dos desafios encontrados quando iniciaram o projeto: as “limitações” estão em nós, não no outro.

“O projeto tem dois segmentos, o primeiro é com passeios mensais em roteiros pela cidade, usando bicicletas inclusivas como tandem, odkv, handbike, triciclo e outras. Onde pessoas cegas, com mobilidade reduzida ou quaisquer condições podem pedalar com liberdade e autonomia.  A cada evento aprendemos muito. No primeiro passeio faltou bicicleta para Quézia, que é cega, só tínhamos a handbike. Perguntei se ela toparia ir guiando a handbike enquanto eu ia ao lado em outra bicicleta dando comandos de voz de direita, esquerda, frente e devagar. Ela nem pestanejou e topou na mesma hora. Seguimos por 4 km superando as expectativa de muitos que estavam ao nosso lado.

Em outro momento, Nádia, uma pessoa também cega nos fez um pedido, gostaria de pedalar sozinha uma bicicleta convencional. Aproveitamos que estávamos numa área de eventos, com bastante espaço e deixamos ela aproveitar. Na saída ela muito afoita não esperou nossa liberação e andou centímetros já batendo na bike do Vicente, pra muitos um sinal de alerta, mas ela não se abalou, esperou nossa indicação e saiu tranquilamente pedalando sozinha, relembrando sua infância quando tinha visão. Foi emocionante para nós, imagino para ela.

Em algum momento o Bike para todos será um projeto de iniciação para ciclistas como a EBA. A pessoa pode adquirir sua bicicleta para andar na cidade ou ir para passeios e até trilhas com grupos de pedal. Percebemos que alguns já estão em graus mais avançados e querem explorar seus limites de velocidade, distância e lugares.

A outra frente de trabalho  é com atendimento personalizado para pessoas com TEA (transtorno do espectro autista) e Síndrome de down. Onde algumas precisam de acompanhamento exclusivo em ambiente sem poluição visual e sonora, às vezes próximos de suas casas e locais comuns a rotina dela. Para esse grupo temos uma abordagem diferenciada, onde usamos bicicletas dobráveis, que é mais fácil para o transporte e regulável para ajustar ao tipo físico do aluno. Cada região da cidade tem um voluntário disponível com uma dobrável e capacitado para esse atendimento.

Desenvolver um trabalho assim não é simples, precisamos conhecer um mundo novo, pensar diferente. Graças a deus tivemos voluntários com saberes diversos e dedicação tremenda ao projeto. Até o convite deve ser diferente, tem que ter arte, áudio, legenda com texto e a famosa #PraCegoVer.

Agora com o crescimento, percebemos que muitas pessoas fora do Bike Anjo Volta Redonda se identificaram e querem participar mais nos passeios primeiramente, pois realmente é surpreendente e gratificante. Além disso aqui em Volta Redonda temos muitos ciclistas de esporte, fazendo com que essas pessoas se sintam mais capazes de apoiar o projeto nos eventos. Acredito que todos são bem vindos e podem ajudar, porém estamos preparando um treinamento para novos voluntários, principalmente para quem quer acompanhar os cegos nas bicicletas, por que é preciso saber montar e desmontar as bikes, ter atenção com a abordagem e apresentação da bicicleta e além disso dar o máximo para que a pessoa tenha uma experiência inesquecível. E conhecer a condição física de cada usuário, pois a maioria dos cegos aqui são pessoas com diabetes e precisam se alimentar a cada 3 horas. A inclusão é um desafio, um exercício diário de percepção e empatia.”, relata André Vaz, articulador do projeto no Bike Anjo Volta Redonda.

O vídeo abaixo conta um pouco sobre como o projeto tem ganhado força e distribuído sorrisos por Volta Redonda.

Voltamos de Quito com a certeza de que a bicicleta é uma ferramenta potente e plenamente transformadora e que o ventinho no rosto, é para todos.

Tem um projeto ou gostaria de trabalhar com bicicleta e inclusão?

Você pode replicar essas iniciativas em sua cidade, empresa, escola, organização. Nós estamos à disposição para contribuir com os insumos e informações necessárias. Fale com a gente! Envie um e-mail para queroser@bikeanjo.org

Ou fale diretamente com:

Barbara Barbosa
Recife, PE
81 997.318.857
@pernambucobikeanjo
#ODKV

André Vaz
Volta Redonda, RJ
@bikeanjovr

Nossa participação no 8º Fórum Mundial da Bicicleta só foi possível graças ao apoio de mais de 180 doadores que contribuíram pro nosso Financiamento Coletivo no Catarse. Agradecemos imensamente a todos que acreditaram em nós e em nossos projetos. São eles:

Adriana Kolment, Alan Goncalves, Alessandro De Azevedo, Alexander Serafim Barreto, Alexandre Rocha Brasil, Alice Sousa, Altair José Machado, Amanda E G M Sampaio, Ana Brito, Ana Carboni, Ana Carla Soler, Ana Carolina Nunes, Ana Julia Barros Farias Zaks, Ana Paula Duarte, Ana Paula Latini, Ana Schmidt, Anderson De Almeida, André De Moura Rolim Granja, André Felipe Pinto Duarte, André Vaz, André Vilela Pereira, Andréa Campmany Vieira, Angela Maria Diniz Costa, Ângela Palacios Di Loreto, Antonio Costa, Arnaldo V Carvalho, Augusto Diniz De Ulhoa Cintra Schmidt, Barbara Bayer, Bárbara Cunha, Barbara De Vasconcelos Barbosa, Bernardo Augusto Coelho Chaves, Bernardo Pereira, Bike Anjo Bh, Bike Anjo Df, Bike Anjo Niteroi, Caê Penna, Caio Nascimento, Cari Da Silva Farias, Carla Mirelle Matos Lisboa, Carlos Aranha, Celia Mie Moriwaki Nissi, César Ricardo Aragão Barreto, Cirleia Sainz, Claudia Monteiro Tavares, Daniela Borges Ruck Heinrich, Daniele Assunção, Daniele Queiroz, Debora Cassia, Dilian Caiafa Moreira Lopes De Faria, Dimitri Duque, Dinoã Dias, Elcio Antonio Carboni, Eliete Coelho, Elizabete Guiomar Da Silva Melo Santos, Enio Paipa, Erika Yumiko Wajima, Eulália Maria Gomes, Everaldo Sabença De Oliveira, Fernando Antonio Martins Carneiro, Flávia De Freitas Moreira, Flavio Augusto Santos De Oliveira, Francisca Carmina, Gabriela De Sena, Gabriela Pantaleão, Gheysa Prado, Giselle Gurgel Vollmer, Gleiciane Bezerra, Guilherme Araujo Daolio, Guilherme Pereira Pinto, Haymone Leal Ferreira Neto, Helena Machado, Henrique Lima Brandão, Iamara Mendonça, Israel Costa, Ivan Leonilo Dos Santos, Izabel Cristina Silva, Jamile Bomfim, Janaína Castilho Marcoantonio, Jane Ulhôa Schmidt, Javert Denilson Bastos, Joao Sa, Joilson Thadeu Marques De Souza, Jorge Fernando Lobato Sarges, Jorge dos Santos Barbosa, José Carlos Armelin, José Francisco Da Fonseca Ramos, Jose Julian Orjuela Sepúlveda, Joyce Ibiapina, Júlia Siqueira, Juliana Lohmann, Juliana Mangabeira De Oliveira, Juliana Russar, Juliana Semerano Felicino, Laura Quaresma, Leandro Bugni, Leonard J. Grala Barbosa, Leonardo Andrade Aragão, Leonardo Pressi, Leyla Mendez Caro, Luara Meireles, Lucas Guimarães Felipe, Lucia Amelia Barros Leal, Lucia Maria Diniz Coelho, Luciana Bobadilha, Luis Felipe Mesquita Granja, Luiz Son, Luíza Dorella De Barros, Magna Moraes, Maíra Travassos De Almeida, Marcella Marconi, Marcelle Procopio, Marcelo Werneck, Marcia Regina Roeck, Marcio Lins, Marcus Mesquita, Margarida Maria Coelho Chaves, Maria Benedita Gomes, Maria Celia Campos Campos, Maria Christina De Souza Rangel  Darze, Maria Da Gloria Pinto Coelho, Maria Do Socorro Ferreira, Maria Emilia, Maria Fernanda Rocha Freitas, Maria Gouveia, Maria Raimunda Feio, Mariana Bombonato Prado Pinto De Moraes, Marília De Toledo Kodic, Marília Santos Guimarães, Marina Castilho, Marina Godoy Frota, Mariza Brandão Chávez, Martina Buazar Egregi Horvath, Matias Da Silva Brito, Mauro Mattoso, Maya Lizcano S, Melissa Lopes Ribeiro, Milena Paula De Lims Trigueiro, Mônica Maria Da Paz, Natalia Vilela Borges, Nathalia Piassi, Neide Suhett Tonho Aguiar, Nélia Fonseca, Neidiana Vasconcelos Cavalcanti, Nereu Markendorf, Olivia Scarpari Bressan, Patrícia Carolina Chaves Bastianetto, Paula Castrillo, Paulo Aguiar, Paulo Martins Jr., Pedro Candido Do Carmo, Priscila Yazbek Marques, Rafael Aisemberg Spinelli, Rafael Marques, Rafael Mattos, Rafaela Asprino, Raphael Rotta, Renata Aparecida Sales Francisco, Rebeca de Vasconcelos Barbosa, Renata Aragão, Renata Mendonca, Roberta Aragão, Rodrigo De Vasconcelos Barbosa, Roldao Barbosa Sobrinho, Rosana Soares, Sabrina Leme, Sergio De Pinho Souza, Silvia Ballan, Simone Marize Fernandes Da Silva, Simy De Almeida Correa, Tainah Vilhena, Tais Reis, Tatiana Di Rienzo, Tatiana G.M. De Carvalho, Teresa Barbosa Da Silva Godoy Vasconcelos, Tereza Lima Oliveira, Thay B. Alves, Valdirene Castilho, Valéria Pires Martins, Vaneza Ferreira Piassi, Vicente Sacramento Junior, Victor Couri Sabioni, Vinicius Goncalves Pisco, Vinicius Romolo Silva, Vitor Abud, Vivian Garelli, Vivian Inocencio Correa Duarte Walquiria Ferreira e Yuriê Baptista César.

 

Receba as novidades

Fique por dentro de todas nossas novidades

Parceiros

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support