Dicas

Em um blog que preza ajudar os “pré-ciclistas”, ou ciclistas iniciantes, não poderíamos deixar de lado as várias e importantíssimas dicas de orientação para começar a pedalar na cidade. Aliás, conhecimento teórico, antes de subir na bike, é tão importante quanto a prática – especialmente no que se refere aos nossos direitos e deveres no trânsito. Sendo assim, queremos trazer dicas que vão desde coisas básicas como pedalar na rua e sinalizar, até direitos legais dos ciclistas, dicas de mecânica, orientações para ir de bike ao trabalho, dicas para as mulheres que gostam de ir “produzidas” aos seus compromissos, entre outras.

Agradecimento especial ao Willian Cruz (http://vadebike.org) por ceder seus artigos e vídeos sobre dicas para os ciclistas

DICAS – Capítulos

1. Ainda não está convencido de começar a pedalar? (Willian Cruz – vadebike.org)
2. Calcule os benefícios para você andar de bicicleta
3. Dicas Gerais (Willian Cruz – vadebike.org)
4. Imagens ilustrativas sobre como pedalar no trânsito (Escola de Bicicleta)
5. Qual bicicleta adquirir? (Escola da Bicicleta)
6. Antes de começar a pedalar
7. Durante as primeiras pedaladas
8. Por que ocupar a faixa (Willian Cruz – vadebike.org)
9. Por que não pedalar na contramão (Willian Cruz – vadebike.org)
10. Como ir de bike ao trabalho sem chuveiro (vídeo – Pedalinas)
11. Legislação para o ciclista (Willian Cruz – vadebike.org)
12. Seja um agente de mudança! (Dicas com telefones para denúncia, problemas com motoristas, etc)
13. Passeios de bicicleta para iniciantes no Brasil (ótima forma de ganhar prática nas primeiras pedaladas!)
14. Como ensinar alguém a pedalar

 

Se tem alguma dica que você não viu aqui, tire sua dúvida com os Bike Anjos!

 

 

Responses

  1. Meu nome é Renata e gostaria de ser bikle-anjo. Como devo proceder?

    • Olá Renata,

      Escreva para nós por e-mail a sua intenção de ser bike anjo e vamos lhe repassar um formulário pra participar da rede. É um formulário básico apenas para saber a região onde você pode fazer bike anjo, dados básicos de contato, etc.
      Ficamos no aguardo de seu contato.
      Obrigado pelo apoio!

      Abs,

      JP – Bike Anjo

  2. Os Artigos estão muito bem feitos, parabéns. Só senti falta da descrição da bike do estilo Beach, muito comum aqui no litoral

    Obrigado

    • Verdade Rafael! Faz sentido falarmos das bikes beach, alguns deles considerados como Cruiser.
      Obrigado pela observação.

      Um abraço,

      JP – Bike Anjo

  3. Venho por meio este com dois objetivos, o primeiro é parabenizá-los pela excelente iniciativa desenvolvida pelo Bike Anjo, é deste tipo de atitude que precisamos para melhorar nosso caótico trânsito. O segundo objetivo é que estou interessado em trabalhar com vocês, quero ser um Bike Anjo!!!
    Desde já agradeço.

    • Legal Divino!!!

      Parabéns a você pela iniciativa e por querer fazer parte da nossa Rede de Bike Anjos! Ficamos muito contentes por isso.

      Escreva para nós em bikeanjo@gmail.com para conversarmos e inscrevê-lo em nossa rede.

      Um abraço,

      JP – Bike Anjo

  4. Quero parabenizá-los pela iniciativa. Acabei de solicitar um bike-anjo. Estou super animada para iniciar a aula. Sei que vai ser uma grande mudança na minha vida.

    • Olá Alessandra!

      Recebemos seu pedido!! Valeu por querer ser mais uma ciclista na cidade!
      Você está contribuindo muito com o movimento! Sinta-se parte dele!!
      Em breve entraremos em contato com você.

      Obrigado.

      Abs,

      JP – Bike Anjo

  5. Pessoal, domingo tive a companhia da Ana Rusche como Bike Anjo, simplesmente adorei…adorei as preciosas dicas, a paciência que ela teve comigo e a maravilhosa tarde que eu pude ter pedalando com pelas ruas da Vila Madalena. Ana muitíssimo obrigada e parabéns!!!

    • Obrigado Cristiane pelo relato e obrigado Ana Rusche pela ajuda!!

      Abs,

      JP – Bike Anjo

  6. Bom dia. Meu nome é Jorge sou professôr em Educação fisica e faço ciclismo urbano a 37 anos e entendo ter certa experiencia no transito, sou defensor do uso do capacete e gostaria de participar dos bake anjos para ampliar sua atuação na zona norte de nossa cidade

    • Olá Jorge,

      Escreva pra gente em bikeanjo@gmail.com com a sua solicitação que te enviaremos o material necessário.
      Obrigado pelo apoio!

      Um abraço,

      JP – Bike Anjo

  7. Dicas

    Vocês poderiam colocar dicas, inclusive videos de como fazer manutenção de bikes, principalmente como trocar pneus, câmaras e como retirar e colocar a roda e as correias da bike.

  8. Olá…. estou querendo começar a trabalhar vindo de bike. Porém, moro em uma região com trânsito mto intenso e trabalho na av. Paulista. Vocês tem alguma seção do site ou alguém que possa ajudar com qual rota eu deveria fazer? Eu venho trabalhar de moto e mesmo de moto o trânsito é bastante hostil nesse meu trajeto, a ponto de eu escolher o caminho mais longo para não pegar trânsito…. Obrigado!

  9. Olá, meu nome é Milena e gostaria de apresentar o Aquipode, site colaborativo com relação de estabelecimentos que oferecem, entre outras coisas, local para estacionar as magrelas.
    Caso queiram colaborar/consultar: http://www.aquipode.com

    obrigada e parabéns pelo serviço, já coloquei o link no site!

  10. Olá, gostaria de saber se os bike anjo tambem auxiliam na escolha da bicicleta.. quero comprar uma mas, por ser iniciante, estou com medo de adquirir uma com má qualidade. obrigada.

    • Olá Bruna,

      Podemos ajudá-la na compra da bicicleta, sim.
      Por favor, preencha o formulário em bikeanjo.com.br/bikeanjo
      Assim, saberemos o local por onde você irá pedalar e indicar algumas bicicletarias bacanas.

      Um abraço,

      JP – Bike Anjo

  11. Olá, quero saber se vcs me ajudam a voltar a pedalar, como faço? Obrigado.

  12. [...] você não estiver em uma das cidades que oferecem Anjos, dê uma passeada pelo site e leia algumas dicas preciosas para uma pedalada mais [...]

  13. Tenho uma dúvida que não encontrei a resposta aqui (talvez por não ter procurado direito.. rs), mas é a seguinte: em uma via de mão dupla (ou de mão única com várias faixas), como fazer para entrar na rua à esquerda, uma vez que estarei pedalando na faixa da direita? Devo desmontar e atravessar a rua como pedestre? Devo pedalar pela faixa da esquerda? Ou qual outro jeito?
    Obrigada!

    • Olá Camila,

      Neste caso você deve fazer o que chamam de “conversão dinamarquesa”, ou seja, você entra na rua a direita e contorna por trás da faixa de pedestre e espera o semáforo ou o tráfego livre para atravessar a rua e entrar na rua a esquerda que você deseja. Me deixei compreendido?

      Abs,

      JP – Bike Anjo

  14. Olá.

    Gostaria de ter algumas dicas de rotas para andar de bicicleta. Existem algum site para isso ??

    Moro na Granja Julieta/Vila Cruzeiro, São Paulo. Gostaria de saber umba boa rota para ir e voltar para a Av. Paulista e num outro dia para a Av. Higianópolis.

    Gratidão,
    Juliano.

  15. Olá,

    Gostaria de ter o conhecimento sobre o que diz a legislação brasileira com relação a entrar com bicicleta dobrável em recintos fechados como shoppings, repartições públicas, cinemas, etc. Se possível, saber também que lei dá respaldo à proibição ou permissão.

    Eu estou pra comprar uma bicicleta dobrável, devido ao fato de ter a minha anterior, comprada há 20 dias, furtada em um bicicletário super utilizado em minha cidade. A minha ideia é levar a bike a todos os lugares aonde for, nunca mais amarrando-a na rua. É altamente provável que os seguranças de tais recintos impliquem ao me ver entrando com uma bicicleta, mesmo sendo dobrável, já que, a meu ver, ainda não é algo comum. Portanto, quero me informar para saber se posso estou amparado pela Lei ou não.

    Na minha pergunta, eu me refiro a entrar com a bike fora de uma bolsa, isto é, empurrando ela na posição dobrada. Mas pode ser que se eu colocá-la em uma bolsa apropriada, instalando umas rodinhas (já que ela é pesadinha), não haja problemas e ela possa ser considerada um embrulho normal. Sei lá, só peço uma ideia, pois estou meio confuso quanto a isso.

    Aproveitando, quero parabenizar pelo site. Antes de comprar a bicicleta anterior, o site Bike Anjo me ofereceu muitas dicas de como me comportar no trânsito. Aprendi bastante.

    Obrigado.

  16. Olá, Bike Anjo estou muito feliz ,domingo foi a minha primeira aula, fiquei emocionada e com muito medo. Parabéns vocês tem um trabalho muito lindo. Quero comprar uma Bike preciso da orientação de vocês sou baixinha e tenho 49 anos. Qual a melhor Bike para mim.

  17. Bom dia, voces estao fazendo um bom trabalho na orientaçao de como pedalar, porem estao esquecendo de regular a bicicleta conforme a estatura do individuo, esta faltando orientar os “bikes” como se portar nas vias (ruas e av.) respeitando as normas de transito. obrigado

    • Olá Augusto,

      Nossa cartilha aos bike anjos inclui como se portar no trânsito e ser um agente de mudança para um trânsito mais respeitoso.
      Infelizmente nossa mensagem ainda não chegou a todos. Seguiremos tentando!

      JP – Bike Anjo

  18. Meu nome é Cláudia
    Meu marido sonha em aprender a andar de bicicleta há anos, agora com nossa filhinha dando suas primeiras pedaladas seu sonho tornou-se quase uma obsessão, o problema é que ele é obeso. Tem 1,74 e pesa 150kg. Tenho procurado ajuda em lojas especializadas, já li muito fórum e procurei fabricantes mas não consegui entender que tipo de bicicleta eu terei que adquirir, pois todos falam que eu devo procurar uma assistencia, a assistencia me manda pro fabricante e fico dando voltas, sei que será necessário reforçar algumas peças. Se alguem puder me ajudar indicando uma loja confiavel para montar uma ou mesmo modelo e peças que devo comprar, vou ser muito grata, adoraria presentea-lo com uma no natal. Moro em Curitiba

    • Claudia,

      Geralmente as mountain bikes resistem a esse peso. Basta você ir nas lojas e perguntas, mas a bicicleta normal é resistente sim.
      No entanto, procure bicicleta com peças resistentes, peças de alumínio.

      Abs,

      JP – Bike Anjo

  19. Olá gostaria de aprender a andar de bicicleta. O EBA já chegou ao Rio de Janeiro ou Niterói?? Caso negativo, vocês tem algum instrutor em niterói que possa me ajudar???
    Abs.
    Anderson

    • Olá Anderson,

      A EBA mensal ainda não está acontecendo no RJ ou Niterói, mas temos Bike Anjos por aí sim!
      É só pedir em bikeanjo.com.br/bikeanjo

      JP – Bike Anjo

  20. Olá, gostaria muito de ver um mapeamento das ruas em São Paulo por onde mais transitam bicicletas. Será que isso existe? Parabéns, abração! Elcio

  21. Ja mandei varios email a vcs e ate agora não recebi retorno….Gostaria de conhecer a proposta de vcs para poder coloca-la em pratica aqui em Campinas onde vem aumentando o uso da bicicleta….
    Participo do GRUPO DOMINGUEIRAS PARA ELAS um segmento do GRUPO DOMINGUEIRAS onde a proposta é dar suporte as meninas que estão querendo começar a pedalar no MTB…
    Seria dificil colocar essa minha idéia em pratica ?
    continuo no aguardo…

    • Olá Sandra,

      Já estamos respondendo.

      JP – Bike Anjo

  22. olá, quero muuuito aprender a andar de bicicleta ! sou de São Paulo -SP. como faço para me inscrever ? obrigada

  23. Olá , quero começar a ir de bike para o trabalho pela ciclovia pinheiros (Jurubatuba-Vila Olimpia )que cuidados devo ter? é seguro (pretendo chegar lá por volta da 6 hs da manha )qual o horario de funcionamento ?e por fim , porque meu bumbum doi tanto ? rss

  24. Encontrei o texto na net e seria legal publicarem nas dicas e repassarem para os anjos que nos ensinam. Eles poderiam fazer um teste com a gente como se fosse prova prática do Detran. Valeu!

    Para saber se precisa aprender a pedalar corretamente, faça a verificação abaixo:

    Tem alguma dificuldade em pedalar em linha reta por lugares bem estreitos, da largura do guidão?
    Tem alguma dificuldade para fazer curvas fechadas tanto para a esquerda quanto para a direita?
    Tem alguma dificuldade para pedalar em linha reta, com segurança segurando o guidão com apenas umas das mãos?
    Tem alguma dificuldade para fazer um zigue e zague entre obstáculos cuja distância aproximada entre os obstáculos é de aproximadamente 2m?
    Tem alguma dificuldade para pedalar em pé e usar este recurso para transpor subidas, descidas e/ou obstáculos?
    Tem alguma dificuldade para trocar marcha de forma a fazer o aproveitamento das mesmas para transpor subidas ou melhorar o torque da bicicleta nas retas?
    Tem alguma dificuldade quanto à altura do selim? Quando sentado no selim o seu pé alcança o chão? Não consegue montar e desmontar da bicicleta com o banco alto?
    Tem alguma dificuldade para pedalar tranquilamente em lugares com muita gente, animais e crianças transitando?
    Tem alguma dificuldade na utilização do freio da frente,do o freio traseiro ou ambos?
    Tem alguma dificuldade para transpor subidas íngremes?
    Tem alguma ou nenhuma dificuldade com descidas acentuadas?
    Tem alguma ou nenhuma dificuldade para efetuar frenagens rápidas e bruscas?
    Consegue subir e/ou descer guias de calçada?
    Respondeu sim para mais de 5 itens? Então começe a considerar a sua participação em uma aula de Pilotagem de Bicicleta. http://ciclofemini.com.br/meus-artigos/sera-que-preciso-fazer-aula-de-bicicleta-check-list-por-claudia-franco/

  25. […] http://bikeanjo.com.br/dicas/ […]

  26. goxtey dax dicax

  27. Existe algum bike anjo na cidade de Marilia-SP? Parabens pela iniciativa, morei na Dinamarca e vi o quanto o ciclista e respeitado.

    • Ola, conheço uma pessoa de Marilia que poderá te ajudar, se houver interesse me responda ok, obgada.

  28. Olá, boa noite. Vi uma notícia sobre o site e achei interessantissimo. Sou carioca, moro no Rio de Janeiro e penso que deveria existir algum tipo de franquia ou algo assim, aqui para o Rio também. Tenho 57 anos e nunca andei de bicicleta porque era de familia humilde e nãoo podia comprar, e aí não tinha como aprender, porque teria q pedir emprestada. Isso é um trauma e uma frustração para mim até hoje, e estou decidida a neste 2014 quebrar esse bloqueio e finalmente aprender a pedalar. Seria bem mais fácil se aqui no Rio tivesse um movimento como o de voces. Parabéns.

    • Bom dia, Rita,

      No dia 26 de janeiro vai acontecer a primeira Escola Bike Anjo do Rio de Janeiro. Será na Praça Luis Camões, onde existe um memorial do Getúlio Vargas. Fica no bairro Glória, cidade do Rio de Janeiro.

      Se você tiver Facebook, esse é o link do evento:

      https://www.facebook.com/events/570822446344634/

      Um abraço.

  29. Rita, vá em frente! Peça ajuda a amigos, colegas e aos bike anjos. Eu aprendi agora em 2013 com mais de 30 anos. Percebi que além de mim há muitas outras pessoas que também não sabem e estão querendo aprender. Algumas quedas podem ocorrer, arranhões e machucados, mas logo logo você não mais cairá e cada vez ganhará mais autoconfiança. Boa sorte!

  30. It’s perfect time to make some plans forr the future and it’s time to be happy.
    I’ve read this post and iif I could I desire to suggest you some interesting things or tips.
    Maybe you can write next articles referring to this article.

    I wish to read more things about it!

  31. Bom dia, gostaria de saber se existe um grupo para crianças em Timóteo, se sim, como posso inscrever meu filho? Ele tem 07 anos.


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Follow

Get every new post delivered to your Inbox.

Join 9,890 other followers

%d bloggers like this: