Seja um agente de mudança!

Problemas com ônibus? Ligue 156 (24h) e denuncie. É necessário linha, código do ônibus, horário e local.

Problemas com táxis? Ligue para o DTP 2692-3302, 2692-4094, 2291-5416, 2796-3299 (seg-sex 8h-17h) e denuncie. É necessário placa, horário e local.

Problemas com uma viatura da CET? Ligue 1188 (24h) e denuncie. É necessário placa, código do carro, horário e local.

Problemas com carros de empresa? Procure o “como estou dirigindo” ou, se não houver, anote o nome da empresa e a placa. Depois procure no Google e reclame. Isso faz uma diferença enorme no nosso trânsito.

Problemas com carros particulares? Não tem jeito, a única forma de tentar melhorar essa pessoa é conversando com ela. Como ela naturalmente vai parar no trânsito logo adiante, experimente uma abordagem simpática e educativa, explicando o que ele fez de errado ali atrás e dando motivos para não repetir isso. “Todos queremos uma cidade melhor” – taí uma ótima forma de se despedir e continuar o seu caminho.

Se envolveu em algum acidente com carro? Deve-se lembrar que o Código de Trânsito Brasileiro deixa explícito que a preferência é sempre do ciclista, e portanto o motorista sempre deve zelar pela sua segurança. E assim deve ser norteada a discussão do acidente caso tenha dado algum dano para um dos veículos. A primeira coisa a fzer em caso de acidente é ANOTAR A PLACA DO CARRO. Em seguida, não saia do local do acidente,  ligue para a Polícia Militar (190) e para a emergência do SAMU (192) ou Bombeiros (193). Assim você garante que a ocorrência seja registrada na hora, o motorista será direcionada à delegácia e você ao hospital (mesmo que seja uma unha quebrada!). Veja AQUI um relato completo para entender a importância deste procedimento.

Viu irregularidades na rua? (carros na calçada, sinalização ruim ou semáforos apagados, por exemplo) Ligue 1188 (24h) e avise.

No prédio do seu trabalho não tem bicicletário nem chuveiro? Busque um telefone ou e-mail de reclamação na administração do prédio e mande uma mensagem. Encaminhe e mobilize outros ciclistas para lhe ajudar na pressão. Busque também o Twitter (ou outras redes sociais) da administração do prédio para cobrar.

Voltar para Dicas

Responses

  1. […] pessoas que pensam um pouquinho diferente e que ousam gostar da cidade se encontram e começam a organizar mudanças? E se elas criam organização institucional e passam a brigar por uma cidade mais humana, justa e […]

  2. Liguei no 156 e perguntei o que deveria fazer se fosse fechada por um carro. Ela disse que eu deveria anotar a placa do carro e ir até uma delegacia fazer um BO, pois o motorista me colocou minha vida em risco.

    Achei estranho uma funcionária da prefeitura me orientar a fazer isso. Vocês sabem se isso realmente existe ou ela só quis se livrar rapidamente da minha ligação?

    • Olá Carol,

      Parabéns por ser uma agente de mudança e por buscar a informação certa! A orientação da funcionária com quem você falou não está errada. Em caso de uma fechada de carro ou qualquer problema com motorista particular, você deve fazer um B.O. para registrar que o motorista trouxe risco a você. Sempre anotar a placa e se possível as características do carro.
      O legal de estar de bike é que muitas vezes você consegue alcançar o motorista que te deu uma fechada e ter uma “conversa moral” com ele. Só cuidado que nem todo motorista reage bem a isso. Tudo depende da abordagem. É válido você colocar as situações que você passa por ser ciclista e que a colaboração dele pode ajudar bastante. Já fiz isso várias vezes e funcionou muito bem! :)

      Abs,

      JP – Bike Anjo

  3. […] que mais enfatizamos quando ensinamos as pessoas a pedalarem é de dar o exemplo no trânsito e ser um agente de mudança. Isso implica em você exigir seus direitos de forma pacífica, seja denunciando o infrator ou […]

  4. Faz parte


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: