Quando a determinação vale tudo!

Esta história foi um relato do bike anjo JP Amaral, de São Paulo:

Há pouco menos de um mês saiu um artigo do Gilberton Dimenstein sobre Bike Anjo na Folha e no Catraca Livre onde citava meu nome. Uma semana depois recebo um e-mail de uma amigona da época da faculdade dizendo que estava querendo trocar o carro pela bicicleta para ir ao trabalho e que ao buscar dicas de pedalar em São Paulo acabou encontrando o artigo sobre Bike Anjo com meu nome! E foi aí que tudo começou…

Começamos trocando alguns e-mails sobre o trajeto dela para fazer um planejamento básico da rota. E foi aí que fiquei impressionado. O percurso que ela buscava fazer era de 14 km! Poxa, sempre ouço aquelas desculpas de amigos dizendo que é inviável ir de bike pro trabalho por conta da distância, das subidas, etc, e me aparece uma amiga já afirmando que vai começar a pedalar, sem nem duvidar ou questionar esta possibilidade. O nome disso é: determinação!

Depois da “bike abandonada na garagem” sair da revisão sugeri a ela que fizesse algumas pedaladas pelo bairro e de fim de semana para acostumar com a bicicleta reformada e a postura. Pouco mais de uma semana depois já estavamos com a data marcada para fazer o primeiro teste, em plena Sexta-feira!

Atravessando o Parque Ibirapuera

Saimos 06h30 da Vila Mariana com destino para o Parque Villa Lobos, tempo suficiente para que ela chegasse a tempo de tomar um banho e entrar no trabalho às 08h00. O dia estava muito bonito e o trânsito tranquilo. Logo saindo da Vila Mariana pegamos algumas subidas curtas, quase que inevitáveis nesta região, e cortamos o Parque Ibirapuera para chegar até a Rua Bandeira Paulista. Todo o trajeto foi acompanhado de bairros residenciais, muitas árvores e conversas descontraídas – sintomas de um ótimo dia de pedal.

Pedalando e conversando tranquilamente pela Avenida Pedroso de Morais

Normalmente tento montar trajetos que evite grandes avenidas e fluxo intenso de carros. Neste caso esta “metodologia” coube perfeitamente. Em um trajeto de 14 km pedalamos apenas 3 km por avenidas, sendo estas a Pedroso de Morais e Arruda Botelho, e o restante pelo que considero “as ciclovias invisíveis de São Paulo”, ou seja, ruas paralelas às avenidas que, embora possa significar um trajeto mais longo, são super confortáveis e seguras para os ciclistas.

Já no finalzinho do trajeto sinto o pneu no chão. Culpa minha, pois o pneu já estava bem careca… Mesmo com este imprevisto, paramos na calçada para fazer o remendo na câmara, servindo já de aprendizado para a ciclista aprendiz. Dez minutinhos depois já estavamos de volta na avenida e pedalando os últimos quilômetros.

A chegada foi bem divertida, com muita comemoração. Minha amiga ficou super impressionada com a simplicidade e tranquilidade do trajeto. Disse que não estava suando ou cansada de nehuma forma e que achou “super sussa”. Tá aí mais uma ciclista na rua e menos uma refém dos congestionamentos de São Paulo!

A volta dela para casa foi ainda mais interessante, pois lembrei que o Willian Cruz, autor do blog vadebike.org e bike anjo de carteirinha, trabalhava perto da minha amiga e fazia o mesmo trajeto de volta para casa. Deu super certo! No final do dia se encontraram e retornaram sem dificuldades. Em breve relato sobre a volta.

 

 

Receba as novidades

Fique por dentro de todas nossas novidades

Parceiros

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support