Bike Anjo no Niterói

Bike Anjo já atingiu terras fluminenses! O Felipe Aragonez, Bike Anjo de longa data, fez um relato muito bacana de sua experiência ao acompanhar o Glauston, Chefe da Divisão de Projetos da Nittrans (Niterói, Transporte e Trânsito). Vejam abaixo o relato completo.

Por Felipe Aragonez via Falanstérios

Falanstério 120 – Bici Anjo em Niterói

Hoje, (01/02/11) acompanhei o arquiteto Glauston Pinheiro, Chefe de Divisão de Projetos da Nittrans (Niterói, Transporte e Trânsito)no trajeto casa-trabalho de bicicleta.

Pedalando na orla de Niterói.Pedalando na orla de Niterói.

Glauston está fazendo um ótimo trabalho na Secretaria de Transportes de Niterói. Assumiu sozinho a responsabilidade de montar uma comissão de mobilidade urbana, principalmente no assunto Bicicleta. E colocou na raça uma excelente ciclofaixa na Estrada Fróes que liga dois bairros da cidade.

Ciclofaixa que liga dois bairros de Niterói.

Para saber mais, acesse o site da pesquisa da Diretoria de Planejamento, chamado de NitBikers.

Convenci o Glauston a ir pedalando para o trabalho. Andar de bicicleta em Niterói é muito fácil e gostoso, além do visual da Baía de Guanabara e da orla que é fantástico.

Ao fundo, o MAC, de Oscar Niemeyer.

A cidade é totalmente plana, com pequenos aclives, mas qualquer um com um mínimo de preparo consegue vencer os morros da cidade.

Glauston sempre vai de ônibus para o trabalho. O trajeto dura 20 minutos. Saímos de sua casa e fizemos um trajeto tranquilo, pelo calçadão de Icaraí, passamos pelo bairro do Ingá e logo já estávamos no Centro de cidade.

Três ciclistas no mesmo quadro.

Pedalamos pela Avenida Visconde do Rio Branco, que é mais movimentada e tem muito tráfego de ônibus. Foi o único momento mais complicado, pois um motorista de ônibus não esperou a gente passar pelo ponto e deu a clássica fechada nos ciclistas.

Esperando o semáforo abrir.

Depois fizemos a conversão para a direita e chegamos na Secretaria de Transportes. Um trajeto de 5km, percorrido em 20 minutos, com calma, sem pedalar rápido, conversando, não poluindo e fazendo bem para a saúde.

Chegando na Nittrans.

Glauston disse que gostou muito da experiência, não ficou cansado e chegou muito mais disposto para trabalhar.

4,5km em 20 minutos.

Niterói tem um potecial enorme para ter um planejamento cicloviário de primeira qualidade e muita coisa boa vem por aí. E 2011 com certeza será o ano das bicicletas na cidade fluminense.

O trajeto que fizemos pode ser visto aqui.


Pronto para trabalhar.
 
 
Segundo o Bike Anjo Felipe Aragonez, a volta foi ainda mais emocionante. Começou uma chuva forte, mas mesmo assim Glauston decidiu ir pedalando. Melhor decisão possível, pois as ruas estavam congestionadas de carro. “[Glauston] chegou todo molhado, porém feliz e drenado! Adorou e não para de agradecer o meui apoio”, diz Aragonez.

Obrigado Aragonez por colocar mais um ciclista na rua!

 

Receba as novidades

Fique por dentro de todas nossas novidades

Parceiros

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support