Por JP Amaral
Assim como tudo que tem nos surpreendido desde que começamos o projeto Bike Anjo, nunca imaginavamos que iriamos atravessar continentes com esta ideia tão simples…
Primeiro o pessoal de Portugal cria o Bike Buddy que se baseou no nosso modelo para ajudar quem quer começar a pedalar por lá e tem ido muito bem!
E agora, a Alemanha, o país das bicicletas!! Porém com um propósito muito especial…
Há mais ou menos seis meses eu tinha inscrito o projeto Bike Anjo no programa Bayer Jovens Embaixadores Ambientais 2011, já que um dos temas escolhidos para este ano era mobilidade. Tempo passa, tempo voa, e nada de respostas. Quando dei por perdido, eis que chega no comecinho de Setembro:
“Você foi um dos premiados para o programa Bayer Jovens Embaixadores Ambientais 2011!!”
Tudo muito corrido e, obviamente, ainda não caiu a ficha, mas semana que vem estou partindo pra Alemanha apresentar nosso projeto do Bike Anjo!!
Lá irei participar com outros 50 Jovens Embaixadores Ambientais do mundo inteiro em um intercâmbio técnico-cultural, conhecendo vários projetos fascinantes da Alemanha.
E no final teremos uma premiação dos projetos para eleger um Jovem Embaixador Ambiental do Mundo! Imagina só??
O mais empolgante é pensar que foi a bicicleta que me proporcionou tudo isso. Foi ela que me trouxe amigos tão verdadeiros e prestativos, uma mulher incrível, histórias de arrepiar, o apoio de tantos para construir o projeto Bike Anjo e agora essa oportunidade única…
Mais do que esse título de Jovem Embaixador Ambiental, quero ir para essa viagem pensando em nós e todos aqueles que tem buscado uma cidade melhor de uma maneira tão simples: pedalando…
É TUDO NOSSO!!!!
Saiba mais sobre o programa: www.bayerjovens.com.br
Outros projetos vencedores:
– Grupo premiado no Brasil:
– Alcides Pereira Santos Neto, 23 anos (Vitória da Conquista/BA): fundador do Reflorestamento Participativo do Rio Verruga, com ações socioambientais.
– Gabriela Graça Ferreira, 22 anos (Suzano/SP): coordenadora do projeto Reciclando Ideias, com foco em educação socioambiental.
– Raphael Fassoni de Freitas, 21 anos (Marília/SP): idealizador do Projeto Viva Peixe, que realiza o diagnóstico ambiental completo da Bacia Hidrográfica do rio do Peixe.
– Victoria Sales Pignatari Werner, 23 anos (Santos/SP): vice-presidente do Instituto Ecofaxina, cujo objetivo é recuperar e conservar o estuário de Santos.
– Grupo que vai pra Alemanha:
– Alexandre Furlan Braz, 23 anos (São Paulo/SP): fundador do Instituto Muda, que atua na reciclagem de resíduos de condomínios.
– Mariana Cerca, 22 anos (Piracicaba/SP): fundadora do projeto de Gestão de Resíduos da Arborização Urbana, sobre a correta destinação dos resíduos sólidos.
– Thierry Cintra Marcondes, 23 anos (Campinas/SP): colaborador do projeto de Proteção e Reflorestamento da Floresta Mata Atlântica em Paraty (RJ).