Como receber novos voluntários/membros?

A rede Bike Anjo não pára de crescer! Claro que adoramos saber que cada dia surgem novos pedalantes Brasil à fora, mas junto do crescimento da rede, cresce também o desafio de acolher essas pessoas que querem de alguma forma transformar as cidades por meio da bicicleta.

O maior desafio hoje é tornar a rede mais coesa em relação às informações tanto da Associação Bike Anjo como também as diferentes formas de engajamento.

Pensando nisso, realizamos mensalmente um Hangout de Boas Vindas para Novxs Bike Anjxs cadastrados na plataforma com o objetivo de tirar dúvidas de quem está chegando e bater um papo super descontraído e informativo.

O Hangout para novos anjos pode ser outra forma de receber o voluntário Localmente. Nada melhor que um papo com pessoas mais próximas, que conhecem a região para deixar o voluntário mais engajado e instigado a participar.

Neste ano, buscamos melhorar esta ferramenta e mudamos algumas coisas:

Para além dessas ferramentas também fomos conversar com parceiros, Greenpeace, Engajamundo e Teto que também trabalham com voluntariado para entender como eles recebem novos integrantes. Algumas dicas podem ser aplicadas para Articulações já estruturadas ou para quem está iniciando a mobilização.

Veja abaixo algumas dicas maneiras:

  • Greenpeace:
    • é interessante sempre manter ativo, o contato com o voluntário deve ser constante.
    • recepcionam os novos membros diariamente com e-mail. Fazer uma escala de revezamento para voluntários “veteranos” realizarem essa tarefa.
  • Engajamundo:
    • mandam email de boas vindas junto com um vídeo de como a pessoa pode se engajar.
    • acreditam na pro atividade do voluntário para realizar alguma atividade.
  • TETO:
    • Diferenciam os voluntários entre permanentes e pontuais.
    • Os permanentes são aqueles que realizam tarefas mais administrativas. Alguns trabalham nos escritórios regionais.
    • Definem cargos e pré requisitos para voluntários permanentes.  
    • Voluntários pontuais são aqueles que ajudam em alguma mobilização pontual, no caso da instituição, nas construções ou no dia de coleta. (o equivalente as EBAs)

Algumas cidades também fazem Formação Bike Anjo, em São Paulo por exemplo aconteceram alguns eventos só com o intuito de contar aos voluntários recém chegados como funcionamos. AQUI vocês podem ver a apresentação que era utilizada e algumas fotos.

Estamos sempre em busca de ferramentas para melhorar nosso fluxo de recebimento de novos voluntários. Se você faz algo diferente e que tem funcionado compartilha com a gente? 🙂

 

Receba as novidades

Fique por dentro de todas nossas novidades

Parceiros

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support