O Ciclo da Bici em Campo Grande – Mato Grosso do SUL!

A Rede Local de Bike Anjos em Campo Grande-MS iniciou em outubro de 2014 por meio de uma funcionária pública da Detran (Elijane Coelho) e sua empresa privada dedicada ao cicloturismo de trilhas pelo estado. Durante mais de um ano as Escolas Bike Anjo para aprender a pedalar aconteceram principalmente no maior e mais importante parque urbano da cidade. Além disso foram realizadas ações atendendo comunidades rurais e oferecendo palestras feitas em parcerias com cicloviajantes vindos de outros estados e países. Até que em novembro de 2015 a rede local se desfez por diferentes motivos entre eles a falta de voluntários.

 

Elijane Coelho em atividade durante a primeira EBA em Campo Grande no Parque das Nações Indígenas em 2014 e na comunidade quilombola de Furnas da Boa Sorte no município de Corguinho durante 2015

 

Foi a partir do lançamento da campanha nacional – Bicicleta Nos Planos – em dezembro de 2015, também associada à Rede Nacional Bike Anjo que 4 novos entusiastas da bicicleta foram engajados para juntar forças e dar um novo rosto à bicicleta em Campo Grande criando assim a articulação local da campanha. Em setembro de 2016 esses entusiastas participaram da Bicicultura em São Paulo onde conheceram a equipe nacional de Bicicleta nos Planos, muitos deles sendo também Bike Anjos. A conversa trouxe a tona a ausência da rede local de voluntários em Campo Grande e a vontade de reativá-la. Foi assim que no 27 de novembro de 2016, com ajuda e orientação da rede de Bike Anjos na região Centro-Oeste (principalmente Brasília) e mais outros entusiastas da bicicleta em Campo Grande foi possível reativar a rede local na cidade, próximo às datas em que  o Bike Anjo comemorava 6 anos de existência.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Os quatro novos entusiastas da bicicleta e articuladores de BiciNosPlanos 2015-2016 em Campo Grande (canto superior esquerdo de esq-drt: Cintia Possas, Jose Julian, Maristela Benitez e Simone Mamede) participando em palestras de mobilidade urbana na cidade e na oficina da campanha durante a Bicicutlutra de São Paulo em maio de 2016 (foto canto superior direito) e a reativação da rede local de voluntários durante o EBÃO  em novembro do mesmo ano.

 

Desde então o Bike Anjo – Campo Grande continua promovendo a bicicleta como um elemento de transformação e humanização da cidade, por meio de parcerias com outros movimentos associados à bicicleta, suas escolas mensais  gratuitas para aprender a pedalar (EBAs) dentre outras ações em escolas, periferias, feiras culturais e eventos como ciclocines, pedais em datas simbólicas e mais…

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Foi por exemplo, que a partir da vontade de dois voluntários Bike Anjo nasceu a iniciativa para retomar a bicicletada mensal da Massa Crítica em junho de 2017 (https://www.campograndenews.com.br/lado-b/faz-bem/amigos-fortalecem-movimento-para-que-a-cidade-enxergue-com-carinho-a-bicicleta), que até 2012 apenas tinha 4 edições: três em 2009 e uma em 2012 (bicicletada nacional).

 

 

Bicicletada de Halloween e nacional #RaulVive em outubro de 2017

 

É assim como hoje se constitui o eixo central do Cíclo da Bici em Campo Grande. Graças à transição de não ter nada acontecendo na cidade em relação à promoção da bicicleta como meio de transporte, para o surgimento da articulação local de uma campanha nacional focada na criação/promoção de políticas públicas, que por sua vez re-ativou uma rede local de voluntários dedicados a sua promoção como meio de transporte, a qual juntou as pessoas necessárias para fazer re-brotar um movimento de ciclismo urbano de cunho global. Nesse ciclo, boa parte dos voluntários do Bike Anjo – Campo Grande (facebook.com/bikeanjocg) ou aqueles que se envolvem nas atividades do  BicinosplanosCG (facebook.com/BiciNosPlanosCG)  chegam graças à troca de ideias que surgem entre as pessoas durante as Bicicletadas mensais da MassaCríticaCG (facebook.com/BicicletadaCG), que por sua vez tem sido muito incidente na hora de pressionar o poder público, dar a presença e mostrar a relevância que a bicicleta precisa e merece na cidade.

 

 

 

Receba as novidades

Fique por dentro de todas nossas novidades

Parceiros

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support