Homenagem para uma Anja Mãe

(relato enviado pela Vivian Garelli, Bike Anjo Niterói, Rio e São Gonçalo)

Toda a minha relação com bicicleta, foi e é ainda constantemente construída através dos papéis de grandes mulheres na minha vida.  Desde minhas primeiras pedaladas aos meus atuais descolamentos na cidade, entre trabalho e universidade, agradeço a todas as mulheres que transpassaram meu caminho nesse processo, tantas queridas amigas, parceiras e colegas que influenciam minha trajetória, mas existe uma pessoa em especial que é responsável por tudo isso acontecer: minha mãe.

Maria Helena, conhecida como a ativa bike anja, Helena, na cidade de Niterói, que além de ensinar pessoas a pedalar todo o mês, principalmente crianças na qual ela tem um carinho especial, é responsável por não apenas ter me ensinado a pedalar como a me fazer retomar meu relacionamento com a bicicleta. Depois de ganhar uma bike em um sorteio em um antigo emprego, ela corajosamente se jogou pelas ruas da cidade, integrando pouco a pouco a bike no seu deslocamento, como uma rotina especial sua introspectiva. Até que conheceu um grupo de pedal local e resolveu explorar novas possibilidades.

Era uma noite chuvosa, quando ela chegou completamente molhada, com um sorriso de orelha a orelha e um bigode de tecido do Freddie Mercury. Me lembro de pensar “essa galera da bike deve ser bem diferente. Gostei!”. Essa foi uma ação que me inspirou a comprar também uma bike para mim, e que nos proporcionou igualmente conhecer tantas pessoas que usavam a bicicleta como ferramenta para mudar o mundo. Essa ideia foi uma transformação nas nossas vidas! Ganhamos tempo para chegar ao trabalho/faculdade, mais saúde, ganhamos muitos amigos e principalmente, ganhamos um tempo nosso, que melhorou nosso relacionamento de mãe-filha.

"Minha mãe foi quem me ensinou a pedalar e a hoje em dia a continuar pedalando. Ela sempre me disse que queria fazer diferente da experiência proibitiva que teve na infância, sempre quis me incentivar a conquistar meus sonhos e a reivindicar meus direitos, pois não tem essa de não poder pedalar por sermos mulheres, isso só nos torna mais independentes e capazes."
Vivian Garelli
Bike Anja

Hoje em dia estamos juntas no Bike Anjo Niterói e nas pedaladas pela cidade, e além de todas as amizades , ganhamos um tempo juntas também fora de casa, compartilhando nossa vivência na cidade. Por tantas vezes ela sai para o trabalho e eu para a universidade e no final do dia nos encontramos para tomar um café, eu, ela e nossas bikes, clementine e pantera.

Claro que existem diferenças, tanto de tipos de bicicletas que usamos, como pedais, horários e tempo de engajamento. Na pós-graduação tenho horários mais flexíveis além do horário comercial que ela cumpre no emprego; ela usa modelos mais urbanos de bicicleta e eu em grande parte do tempo a minha bike speed. Os trajetos também são distintos na cidade, e às vezes acabo chegando mais rápido no trânsito, mas ela é bem mais corajosa que eu em cruzamentos e cada uma em seu estilo, ritmo e estilo vai caminhando pela cidade, às vezes paralelamente e às vezes não, mas sempre conectadas, na visão de cidade e de relações que queremos estabelecer.  Uma se preocupa tanto com a outra, mas sempre a encoraja a superar seus desafios e seguir pedalando.

Na nossa casa das três mulheres, minha avó fica preocupada com ambas, mas se emociona a lembrar dos tempos que ela pedalada por ai, em uma bicicleta muuuito parecida com a que tenho hoje em dia.  A bicicleta tem essa capacidade de evocar memórias e lembranças, de fortalecer laços de amor, e para mim de construir o futuro. Por tudo isso, sou muito grata a você, mãe. Te amo!

 

por Vivian Garelli
Bike Anjo Niterói, Rio de Janeiro e São Gonçalo
Coordenadora do GT Gênero UCB
Antropóloga e a filha da Anja Helena <3

 

Receba as novidades

Fique por dentro de todas nossas novidades

Parceiros

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support