Bike Anjo no Bicicultura 2018

A rede Bike Anjo esteve presente nos 3 dias de Bicicultura, no Rio de Janeiro. Mais de 50 anjos de diversas cidades do Brasil marcaram sua participação no evento tanto como palestrantes e oficineiros quanto como ouvintes. No fim, evento acabou – sem-querer-querendo –  tornando-se um grande Encontro Nacional do Bike Anjo improvisado!

Sexta-feira, 8 de Junho

Logo pela manhã, na sexta-feira, primeiro dia de evento, o painel “Ciclomensageria: o cotidiano“, com Tássia Furtado do Bike Anjo Porto Alegre, trouxe um panorama sobre empresas e mensageiros que utilizam a bicicleta para fazer suas entregas!

Tássia Furtado: Ciclomensageira

Na sequência, na Tenda, espaço externo do evento, o Bike Na Obra, diretamente de Belém, foi apresentado pelo Murilo do Bike Anjo Belém, idealizador do projeto que compôs o bloco sobre Bicicleta Educação Social e Incentivo.

No observatório, com a sala lotada, foi a vez da Ana Destri, do Bike Anjo Floripa, compartilhar sua experiência com o Bicicleta na Escola, projeto que leva a mobilidade urbana para dentro da sala de aula.

E por falar em sala de aula, por que não levar a bicicleta para a faculdade? Ou melhor, ser levado à faculdade pela bicicleta!

Foi a vez da Gheysa Prado do Bike Anjo Curitiba, doutoranda da UFPR, apresentar o Coolabici, um projeto de empréstimos de bicicletas para os universitários da Universidade Federal do Paraná. Paralelamente, o Conceito dos Jogos de Bicicleta era apresentado pela Ana Luiza Carboni, do Bike Anjo Niterói.

Ao final do dia, já anoitecendo, foi a vez da “ODKV” ocupar a Tenda, com Barbara Barbosa do Bike Anjo Recife e Maria Gouveia do Bike Anjo Campina Grande, seguindo o tema norteador “O olhar através da Bicicleta” a dupla apresentou o trabalho realizado junto à APAE.

Sábado, 9 de Junho

Para começar o segundo dia de evento, as manas do Bike Anjo Belém, Melissa Noguchi e Lorena Costa falaram sobre o Pedala, mana!, na mesa sobre Mulheres e Mobilidade. Neste mesmo dia, na Tenda, a anja Larissa Cantarelli compartilhou as experiências que ela tem vivido em suas Ações em Pirenópolis, em Goiânia.

Durante a tarde do sábado, Vivian Garelli, do Bike Anjo Niterói mediou a discussão sobre “Ativismo e Academia“, que trouxe estudos e teses sobre a ciclomobilidade em cidades como Itajubá, Rio de Janeiro, Aracaju e Vila Velha. No painel “Pesquisas e Ciclomobilidade“, Valden Rocha, do Bike Anjo Rio Branco compartilhou o cenário de Tarauacá, a cidade das bicicletas.

Quase com o pôr do sol, Cacau Sobral, do Bike Anjo Recife, compartilhou suas “Visões sobre a Bicicleta” apresentando o Pedalino vê o mundo, personagem criado por ele há 1 ano e batizado com a ajuda de alguns anjos da rede. Siga o Pedalino aqui!

Na entrega do Prêmio A Promoção da Mobilidade por Bicicletas no Brasil 2018, também tivemos bike anjos representando! O Bike na Obra, projeto que ganhou vida em Belém após ser contemplado no Fundo Local#3 da rede Bike Anjo, recebeu uma menção honrosa!

Para fechar o dia do jeito que a gente gosta, uma pedalada da Praça XV à Praça Tiradentes acompanhada pelo Pedal Sonoro, de Niterói, puxou o Bloco Bicicloetílico, levado pela Barbara Barbosa, diretamente do Bike Anjo Recife, com direito a estandarte e tudo mais! Um gostinho do Carnaval pernambucano no Rio de Janeiro!

Domingo, 10 de Junho

No domingo, último dia de evento, ainda tivemos a Sheila Hempkemeyer, anja diretamente do Bike Anjo Blumenau, apresentando sua tese no painel “Bicicleta por uma cidade sensível”. Na sequência, na Tenda, Tássia Furtado compartilhou preciosas Dicas sobre mecânicas em uma Oficina para Mulheres!

Para fechar com chave de ouro e celebrar esse Encontro Nacional fora de época, tivemos uma EBA mais que especial no MAM – Rio. Com presença de anjos “importados” de outras cidades do Brasil e com direito à roda livre e uma Oficina de Conforto para Mulheres oferecida pelas bike Anjas Tina Horvath e Camila Furtado, do Bike Anjo (e Bike Anjas!) São Paulo.

EBA no MAM Rio

Nos despedimos do Bicicultura e voltamos para casa satisfeitos e felizes, com a certeza de que temos uma grande família espalhada por todo o Brasil! 0=)

Valeu, anjada!

 

Receba as novidades

Fique por dentro de todas nossas novidades

Parceiros

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support