Era uma vez uma bike que criou asas…

Eu vou lhes contar uma história. A história de como a ODKV*
chegou no Bike Anjo Aracaju.

Era uma vez...

Uma bicicleta estranha, de quatro rodas, dois guidãos e com  algumas barras de ferro soldadas. Acho que ela mais parecia um quadriciclo, na verdade. Mas ela tinha algo de encantador! Ela ajudava pessoas a sentirem um mundo diferente

Em 2014, nós do Bike Anjo Aracaju, tivemos nosso primeiro contato com a ODKV (“O de cá vê”)  através do Instituto Iluminar que propôs que  ensinássemos pessoas com algum tipo de restrição (de mobilidade, visual ou cognitiva) a andar de bicicleta. Até então, nunca tínhamos pensando em fazer algo parecido, mesmo assim topamos o desafio.

Há 3 anos...

Entre 2015 e 2016 a ODKV pedalou pelo Nordeste (e pelo Brasil também!) engajado outras Articulações Locais da rede Bike Anjo nessa pedalada pela inclusão através da bicicleta (Bike Anjo Recife, Bike Anjo Campina Grande, Bike Anjo Salvador, Bike Anjo Maceió…) toparam o desafio de começar a pedalar a EBA Entre Todos, uma EBA (Escola Bike Anjo) focada na acessibilidade e inclusão para tod@s, em suas cidades… Mas, como eu já disse, ela criou asas e não parou por aí! Nos últimos tempos, notamos que a inclusão através da bicicleta tem sido cada vez mais discutida nos eventos do Cicloativismo e em diversos fóruns e congressos sobre mobilidade ativa (Bicicultura, FNEBici e etc.)

Em 2017, eu, César Ricardo (representando o Bike Anjo Aracaju) e o Lucas (representando o Instituto Iluminar) fomos ao SENAI/SE propor um desafio aos alunos do curso de Mecânica: Melhorar a ODKV para ser mais ace$ível e segura para seus usuários. De pronto, a galera do SENAI/SE topou e transformou esse desafio em um TCC dos alunos do curso de Mecânica.

No segundo semestre de 2017, acompanhei as melhorias da ODKV: testando os protótipos junto aos alunos e professor orientador. A cada visita ao SENAI, eu ficava mais maravilhado com as melhorias e, ansioso, sempre perguntava: “E aí, quando posso levar pro Brasil todo?”

No finalzinho de 2017, o projeto de melhoria da ODKV ficou reconhecido pelo SENAI Nordeste como sendo um projeto de inclusão social sem precedentes no Estado. E esse reconhecimento levou a ODKV para o INOVA SENAI em Brasília… um evento que reune projetos inovadores de todo o Sistema “S” (SENAI, SESC E SENAC).

Em 2018...

Em Julho 2018, o projeto foi exposto no INOVA SENAI em Brasilia (assistam o vídeo que já teve 71k de visualizações, em menos de 1 mês), levando todos os alunos de Sergipe à Brasília…. Sabem o melhor? O projeto foi o segundo colocado nacional na categoria projetos de acessibilidade e inclusão social.

ODKV na INOVA SENAI 2018

Como se não fosse suficiente esse tanto de notícia boa nos capítulos desta história, há pouco mais de uma semana, tive uma reunião com os alunos, o professor e a direção do SENAI/SE. E aí fui surpreendido novamente! Os meninos apresentaram o “BIKE ACESS”: empresa, criada por eles, com o objetivo de construir e comercializar os kits para transformar bicicletas comuns em ODKVs (em 10 minutos) totalmente portátil e acessível.

Próximos Capítulos...

Demorei conseguir escrever tudo e resumir essa história… ainda estou assimilando tudo isso.

Só de pensar que eu, César + Bike Anjo + Bicicleta + Instituto Iluminar contribuímos com tudo isso….  alunos, jovens, buscando uma vida melhor e agora… agora vão empreender uma ideia inovadora que impactará tanta coisa que nem sei por onde começar. A bicicleta mudou a vida deles pra sempre… E agora eles, através do Bike Acess, vão mudar a vida de centenas de pessoas que nunca tiveram a oportunidade de pedalar.

É por essa e muitas outras histórias que a bicicleta me emociona e surpreende a cada dia. Já tô ansioso pra saber qual será o próximo capítulo. O final, sem dúvidas, será feliz para sempre.

Glossário Anjo

ODKV, ou “O de cá vê”, é uma bicicleta dupla que transforma o prazer de andar de bike. 

 

Receba as novidades

Fique por dentro de todas nossas novidades

Parceiros

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support