Os melhores momentos de 2018 na rede Bike Anjo!

Chegamos ao final do ano e antes que comece a contagem regressiva para a virada de 2018 para 2019, resolvemos revisitar as principais conquistas que fizeram com que 2018 fosse um ano de muito crescimento e amadurecimento para a rede Bike Anjo.

Veja abaixo alguns números importantes do nosso ano e relembre alguns dos melhores momentos: 

EBAs (Escola Bike Anjo)
Pessoas atendidas
Passeios
Pessoas atendidas
Palestras
Ouvintes
Atividades exclusivas com as Bike Anjas!
Mulheres Atendidas
Encontros Locais
Voluntários Participando
Oficinas de Mecânica
Pessoas Atendidas
Escolinha Bike com a Tembici
Crianças Atendidas
Ocupações e intervenções
Pessoas alcançadas
+
Pessoas Atendidas em 2018
Atividades
Atividades por dia
Pessoas atendidas por dia

Retrospectiva 2018

Janeiro/2018

Nova diretoria!

Anualmente, no dia 31 de janeiro, temos nossa Assembleia Ordinária onde discutimos algumas burocráticas da Associação. Neste ano, tivemos novo endereço, resultados do projeto 2017/2018, balancete financeiro e eleição de uma nova diretoria.

Uma Nova Diretoria foi eleita e foi um marco para a rede: pela primeira vez uma mulher foi eleita como Diretora Presidente e temos uma equidade de gênero na atual diretoria (50% mulheres 50% homens).

Fortalecimento de redes locais

Começamos 2018 colhendo os frutos plantados em 2017, como Fundo Local #3. Logo em janeiro, recebemos um relato do voluntário Luis Peters, sobre o Fortalecimento do Bike Anjo Floripa através da aquisição de triciclos como ferramenta de aprendizagem de crianças. 

Na mesma semana, recebemos a notícia de que o Bike Anjo Blumenau havia adquirido suas primeiras dobraveis, que receberam o nome de Vitória e Felizbina, e estavam muito felizes em começar o ano fortalecendo a rede local!

Fevereiro/2018

Fórum Mundial da Bicicleta, no PERU

Este ano, o Fórum Mundial da Bicicleta 7 pedalou até Lima no Peru entre os dias 22 a 26 de Fevereiro e nós estivemos lá para saber as iniciativas de bicicleta que estão transformando as cidades da  América Latina.

março/2018

Juntas somos mais #8m

Durante o mês de março dedicamos e unimos nossas forças para proporcionar atividades especiais e exclusivas para mulheres, por ser um mês que representa a importância da luta e engajamento das mulheres.

Tudo isso resultou em uma campanha linda assinada (e protagonizada!) pelas Bike Anjas e marcou o #8M da rede em 2018.

maio/2018

De Bike ao Trabalho 2018

Todos os anos, a rede Bike Anjo se mobiliza na segunda sexta-feira do mês de maio para apoiar ações públicas de sensibilização nas ruas e nos locais de trabalho. Este ano, o Dia De Bike ao Trabalho 2018 aconteceu no dia 11 de maio. Com foco na saúde e bem estar, a campanha deste ano, que foi realizada em parceria com a GCCA focou em empresas em indivíduos e apostou até num Prêmio inédito para promover e estimular o uso da bike como transporte ao trabalho.

Bike na Obra

O Bike na Obra, projeto do Bike Anjo Belém ganhou vida e iniciou, em 2018, uma jornada que promete. Ao longo do ano, o projeto firmou parcerias para seguir promovendo ações e atividades educativas para trabalhadores da construção civil que utilizam a bicicleta como principal veículo.

junho/2018

Bicicultura + Velocity 2018

Sem querer, Junho foi o mês da bicicleta este ano: com diversos eventos sobre mobilidade urbana acontecendo simultaneamente, nos desdobramos para participar um pouquinho de todos eles!

Estivemos, em peso, no Bicicultura 2018 e, logo depois, no Velocity 2018 que, pela primeira vez, pousou na América Latina!

De olho nos PlanMobs

O projeto Bicicleta nos Planos iniciou em junho/2018 uma campanha para mostrar que está De Olho Nos PlanMobs e cobrar a entrega dos Planos de Mobilidade Urbana no prazo final previsto, sem novos adiamentos: 12 de abril de 2019.

julho/2018

Pernambuco Bike Anjo

Começamos pedalando por Recife, depois por Olinda, Paulista, Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe e, agora, em Petrolina! Este foi o ano que o Bike Anjo Recife ultrapassou fronteiras e divisas de cidades e virou o Pernambuco Bike Anjo

Pesquisa de Impacto Rede Bike Anjo

Com o objetivo de medir qual o real impacto de todo crescimento da rede Bike Anjo nos últimos 8 anos, começamos em 2017, finalizamos e apresentamos em 2018 Pesquisa de Avaliação de Impacto da rede Bike Anjo 2017. Observamos como estamos gerando a transformação social e ambiental na sociedade, ou seja, como estamos cumprindo nossa missão de “Mobilizar pessoas para transformar as cidades por meio da bicicleta”.

Fundo local #4

Chegamos à 4ª Edição do Fundo Local: um edital de  apoio financeiro a ações, campanhas, projetos ou atividades relacionadas ao fortalecimento e engajamento das Articulações Locais da rede Bike Anjo. Neste ano, o edital atendeu a 3 categorias diferentes de fomento: inovação, mobilização e infraestrutura.

a ODKV está cada vez mais presente!

Durante o ano, diversas ações e atividades de promoção e fortalecimento da ODKV foram realizadas afim de fomentar e ampliar a inclusão e acessibilidade através da bicicleta. Hoje, temos projetos relacionados à ODKV pedalando por Aracaju, Campina Grande e Volta Redonda e prometemos ampliar ainda mais essa atuação em 2019.

Agosto/2018

Bike Anjo Belém criou asas

Em 2018 o Bike Anjo Belém criou asas! Após ser contemplada com 2 projetos no Fundo Local#3, a articulação ganhou mais força e submeteu projetos em editais locais afim de fortalecer a mobilização local da rede! Neste ano, foram aprovados 3 projetos: 2 para o Fundo Casa e um, mais recente, para a SEJEL Belém, onde serão abordados 3 pilares da rede: 1) EBA; 2) De Bike Ao Trabalho; e, 3) Bike Na Escola.

Setembro/2018

Dia Mundial sem Carro 2018

No mês da mobilidade, listamos 10 motivos para deixar o carro em casa e utilizar outra alternativa de transporte no Dia Mundial Sem Carro. Ao longo do mês de Setembro, diversas atividades educativas foram promovidas pela rede afim de desmotivar o uso de veículos motorizados e incentivar o uso da bicicleta ou de outros modais ativos.

novembro/2018

Entramos de bike na onu

Em novembro de 2018 o Bike Anjo fez parte da 1ª Conferência de Poluição do Ar e Saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS) da ONU e, JP Amaral, representante da rede, entrou pedalando na plenária. Fomos convidado pela oportunidade da parceria com a GCCA na campanha De Bike ao Trabalho, que teve como principal bandeira a saúde.

#5ENBA

No feriado de 14 a 18 de novembro, fomos calorosamente recebidos em Belém, no Pará, para vivenciar o 5º Encontro Nacional do Bike Anjo. Em formato inédito, o Encontro ficou marcado pela presença de anjos de todo o Brasil e pelo sabor (e tremor) do jambu!

Completamos 8 anos!

No dia 24 de novembro, celebramos 8 anos de histórias, conexões e realizações de sonhos. 

EBÃO | 8 anos

Para comemorar essa quase-uma-década, realizamos, como de costume o EBÃO: nossa EBA (Escola Bike Anjo) especial de aniversário para ajudar adultos e crianças em suas primeiras pedaladas! 

Este ano, mais de 20 cidades, realizaram o #EBÃO em mais de 16  estados do Brasil. Estimamos que mais de 200 pessoas tenham sido atendidas, sendo elas, aproximadamente, 116 mulheres, 29 homens e 80 crianças.

Novas articulações nascendo

Ao longo do ano presenciamos o nascimento de novas redes locais: Londrina, no Paraná, Rio Branco, no Acre, Anchieta, no Rio de Janeiro, Dourados, no Mato Grosso do Sul, Petrolina, em Pernambuco…

Conteiners e Bicicletários Bike Anjo

E, com a ampliação e fortalecimento de algumas redes locais, conquistamos novos espaços para abrigar nossas bicicletas e receber novos aprendizes. No Paraná, um para Bicicletário do Bike Anjo Curitiba  foi inaugurado em outubro. E, mais recentemente, em novembro, a chegada do conteiner do Bike Anjo Recife deu nova vida à Rua da Aurora, na cidade pernambucana!

dezembro/2018

pedala ou repassa!

Para aproveitar o final do ano e começar 2019 de “pedal” direito, lançamos uma campanha de arrecadação de bicicletas pelo Brasil afim de fortalecer as redes locais e promover ainda mais o Programa EBA no próximo ano, fazendo o que mais adoramos: ensinar as pessoas a pedalar.

Chegamos ao fim do ano!

Não paramos de pedalar um segundo em 2018.
Sem dúvidas, chegamos ao final do ano com muitas conquistas para celebrar: nossa rede está cada vez maior e mais forte.  

Se você está lendo isso agora, celebre com a gente!
Dois mil e dezoito foi show de bike! 🙂

Nos vermos em 2019!

Tem algum momento que esquecemos de mencionar? comente aqui!

 

Receba as novidades

Fique por dentro de todas nossas novidades

Parceiros

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support