Nada acontece por acaso…
Há alguns meses, um empresário enviou uma mensagem através de nossa plataforma Bike Anjo. Era o Eduardo, da Viva Petrolina – empresa de transporte coletivo que atua na cidade do sertão pernambucano.
Nessa mesma época, seguindo com a busca por corrigir os problemas da plataforma, a mensagem foi visualizada e atendida pela articulação do PEBA – Pernambuco Bike Anjo.
O Eduardo buscava encontrar formas de integrar a bicicleta e o transporte coletivo em Petrolina e queria sugestões para promover essa união. A conversa foi fluindo. Ao mesmo tempo, fomos observando o surgimento de solicitações em Petrolina e começamos a contatar as pessoas que estavam cadastradas como voluntárias em nosso sistema. Houve bastante receptividade e logo formou-se um grupo no whatsapp para promover a maior troca de ideias.
Buscamos, através do Fundo Local, o fortalecimento da rede em Petrolina. Não fomos contemplados nesse projeto específico, mas fomos em outros.
Pouco tempo depois surgiu o edital do Purpose, “Mais ônibus, menos diesel”. Inscrevemos Petrolina, pensando no contato da VIva Petrolina e na possibilidade de transformar a cidade banhada pelo Rio São Francisco. Também não fomos contemplados. O sonho teria de ser adiado.
Mas…
A Viva Petrolina mantém um programa de treinamento de seus condutores, que tem oficinas mensais e bastante adesão de seus colaboradores. A gestão da empresa resolveu então contratar um treinamento para sua equipe de motoristas a ser oferecido pelo PEBA, sobre a sensibilização de condutores de ônibus para a temática bicicleta. Bingo! O sonho reacendeu instantaneamente e o início de novembro mostrou-se a data mais adequada (em outubro estávamos no ENBA).
Como necessitaríamos de conhecer a cidade, suas ruas e demais espaços urbanos para entender como funcionava o trânsito e observar esse sistema complexo, chegamos a Petrolina ainda no final de semana. Por mais uma coincidência, o Nonato (um dos voluntários e atualmente articulador de Petrolina) veio no mesmo vôo a partir de Recife e já começamos uma troca valiosa de informações. Fomos recebidos pelo Frank (mais um voluntário sertanejo) e já saímos pedalando do aeroporto em direção ao centro da cidade.
Fomos conduzidos pelos dois e fizemos um giro pela cidade (indo também ao Juazeiro da Bahia). Percebemos que a cidade apresenta-se bastante plana, que possui estrutura de apoio cicloviário em algumas partes mas que, em sua maior parte, ciclistas e condutores de veículos motorizados compartilham as vias e, portanto, a atenção tem que ser sempre constante.
Ao cair da noite realizamos uma reunião de apresentação da rede para os novos Bike Anjos, apresentando nossos pilares e forma de funcionamento. E, no dia seguinte, 02 de dezembro, realizamos a primeira EBA em Petrolina, no Parque Municipal Josepha Coelho. Durante a semana já havíamos provocado a imprensa e a notícia já havia se espalhado na cidade. Realizamos em torno de quinze atendimentos e ajudamos pessoas a concretizarem seus sonhos.
No domingo à tarde, o Coordenador de Treinamentos da Viva Petrolina, Clodovaldo, nos encontrou para pedalar conosco pelas principais rotas de ônibus e descobrimos que Bike Anjo faz chover no sertão! Um temporal desabou sobre a cidade, mas nossas bicicletas continuaram firmes, ainda que parte dos pneus ficassem encobertos pela água.
Na segunda-feira, dia de iniciar o treinamento para os condutores de ônibus. O primeiro dia consistiu em uma apresentação mediada abrangendo uma apresentação da rede Bike Anjo, do CTB aplicado a ciclistas, de como ciclistas e condutores podem e devem conviver harmonicamente nas vias urbanas e também de escutar e conhecer as vivências dos condutores. Uma verdadeira troca de informações e a participação dos condutores da Viva Petrolina se deu de forma consistente. Foram organizadas duas turmas (uma no período da manhã e outra, no da tarde). Nesse dia também houve entrevista sobre o treinamento concedida ao vivo para a Rádio Jornal de Petrolina.
No dia seguinte foi realizado um treinamento prático para que os condutores de ônibus pudessem “sentir na pele” a sensação de um ciclista pedalando enquanto um ônibus passa sem guardar a distância de segurança de 1,5 m, prevista no CTB. Antes do treinamento, entramos ao vivo no telejornal matutino da rede Globo para todo o estado de Pernambuco, junto com alguns condutores.
No fim da reportagem, aproveitei o intervalo até a chegada dos condutores para inverter os papéis e dirigir um ônibus. A experiência é bastante diferente da de conduzir um veículo menos e uma das principais percepções é que existe uma grande área que fica como ponto cego a quem conduz o coletivo. Chegamos inclusive a tentar dimensionar e chegamos a uma área que corresponde da cadeira do motorista até a segunda janela de passageiros, o que torna essa região um perigo para ciclistas que permaneçam parados nela durante um sinal vermelho, por exemplo.
Em seguida, com a chegada dos demais condutores, foi a vez de eles se colocarem no papel dos ciclistas. Em duplas, eles pedalaram em linha reta numa área pré-estabelecida, em que eram ultrapassados por um ônibus a 50 Km/h e a pouco mais de meio metro de distância. Os sustos foram comuns e, obviamente, ressaltou-se a importância de realizar ultrapassagens em distância e velocidades adequadas para preservar a vida das pessoas. Ainda foi gravada mais uma reportagem, desta vez para a TV Grande Rio (a afiliada local da Globo), que foi ao ar nos telejornais do dia.
Por fim, o treinamento foi um evento bastante proveitoso e que deveria se repetir mais vezes, inclusive para outras empresas e cidades, para fomentar a boa convivência entre todos os usuários das vias urbanas.
Importante ressaltar que o treinamento foi apenas um primeiro passo no sentido de promover a integração entre transporte coletivo e bicicleta em Petrolina, que foi o tema das primeiras mensagens trocadas com o Eduardo, como já relatado. Esperamos fazer parte dessa corrente e que, em um futuro breve, a cidade possa concretizar essa integração.
PS.: Ainda em Petrolina recebemos convite para gravar uma reportagem para o Fantástico, que foi concretizada pelos voluntários do Bike Anjo Petrolina no final de semana seguinte e que foi ao ar nacionalmente em 16 de dezembro de 2018. Não assistiu? Veja aqui!