Olá Rede, tudo bem?
Depois de muito discutir, meditar e tentar entender nossas capacidades e limitações, estamos aqui de peito aberto para apresentar nossa candidatura para sediar o 6ª ENBA!!!!
Brasília é uma cidade diferente, construída e planejada numa época de idolatria do automóvel (parece que não evoluímos tanto assim desde então). Isso quer dizer altas velocidades, ruas extensas e distâncias sobre humanas. Quer dizer uma dificuldade de encontro, olhar no olho, cumprimentar as pessoas que passam, fazer amigos pelo caminho e, no geral, viver a cidade.
A gente resiste a esse modelo! Queremos pedalar, conhecer a cidade muito mais de perto, cada esquina (que só existe entre as calçadas), aproveitar o verde e os espaços “vazios” para permanecer e curtir toda a convivência que a cidade oferece.
Queremos que mais pessoas compartilhem desse momento e tenham a liberdade de andar de bicicleta, a pé, de patins ou de patinete.
Queremos uma cidade viva! Queremos essa cidade no Plano Piloto, o centro onde tudo foi mais planejado e possui mais acesso, renda e infraestrutura. E queremos essa cidade em Sobradinho, Taguatinga, Estrutural… que são lugares distantes do centro e tantas vezes esquecido pela lógica de amontoar trabalhadores na periferia que vão servir de mão de obra barata e subjugada para as necessidades do centro.
Queremos pedalar e ter nosso direito de estar na rua sendo respeitado! Porque lugar de bicicleta é na rua sim! E que essa certeza não venha com um medo de exercer esse direito e ser morto. Porque a lógica que está engessada nas cabeças por aqui é que a única opção é ter carro e de tão naturalizado, matar pessoas no trânsito é uma consequência aceitável.
Queremos curtir o Cerrado! Um bioma tão incrível e tão desprezado por sua aridez e secura. Que é mãe e pai das águas, nascente de tantos rios e que guarda a maior diversidade de fauna e flora, ainda por ser explorada. E que está tão ameaçado pelo avanço do “desenvolvimento” e monocultura de pensamento, que só enxerga o lucro.
Queremos mostrar que o quadradinho no Goiás também faz parte do Centro-Oeste, da cultura do interior, de um Brasil profundo e pouco conhecido. Que aqui tem modão e tem rock também! Que aqui é encontro de brasis do norte ao sul, tem gente e cultura de todos os lugares e isso que torna nosso lugar incrível, na mistura das diferenças e que é possível conviver e aprender com tudo isso!
Queremos contar um pouca da nossa história e como a bicicleta tem transformado nossas vidas e nosso lugar. Porque para chegar aqui hoje, tem muita gente que veio antes na luta por uma cidade melhor.
Por isso, queremos convidar vocês para virem conhecer o Distrito Federal! E fazer acontecer um encontro lindo dessa rede maravilhosa!
Bike Anjo DF