Carta de Candidatura: Bike Anjo DF sediará o #6ENBA

Olá Rede, tudo bem?

Depois de muito discutir, meditar e tentar entender nossas capacidades e limitações, estamos aqui de peito aberto para apresentar nossa candidatura para sediar o 6ª ENBA!!!!

Brasília é uma cidade diferente, construída e planejada numa época de idolatria do automóvel (parece que não evoluímos tanto assim desde então). Isso quer dizer altas velocidades, ruas extensas e distâncias sobre humanas. Quer dizer uma dificuldade de encontro, olhar no olho, cumprimentar as pessoas que passam, fazer amigos pelo caminho e, no geral, viver a cidade.

A gente resiste a esse modelo! Queremos pedalar, conhecer a cidade muito mais de perto, cada esquina (que só existe entre as calçadas), aproveitar o verde e os espaços “vazios” para permanecer e curtir toda a convivência que a cidade oferece.

Queremos que mais pessoas compartilhem desse momento e tenham a liberdade de andar de bicicleta, a pé, de patins ou de patinete.

Queremos uma cidade viva! Queremos essa cidade no Plano Piloto, o centro onde tudo foi mais planejado e possui mais acesso, renda e infraestrutura. E queremos essa cidade em Sobradinho, Taguatinga, Estrutural… que são lugares distantes do centro e tantas vezes esquecido pela lógica de amontoar trabalhadores na periferia que vão servir de mão de obra barata e subjugada para as necessidades do centro.

Queremos pedalar e ter nosso direito de estar na rua sendo respeitado! Porque lugar de bicicleta é na rua sim! E que essa certeza não venha com um medo de exercer esse direito e ser morto. Porque a lógica que está engessada nas cabeças por aqui é que a única opção é ter carro e de tão naturalizado, matar pessoas no trânsito é uma consequência aceitável.

Queremos curtir o Cerrado! Um bioma tão incrível e tão desprezado por sua aridez e secura. Que é mãe e pai das águas, nascente de tantos rios e que guarda a maior diversidade de fauna e flora, ainda por ser explorada. E que está tão ameaçado pelo avanço do “desenvolvimento” e monocultura de pensamento, que só enxerga o lucro.

Queremos mostrar que o quadradinho no Goiás também faz parte do Centro-Oeste, da cultura do interior, de um Brasil profundo e pouco conhecido. Que aqui tem modão e tem rock também! Que aqui é encontro de brasis do norte ao sul, tem gente e cultura de todos os lugares e isso que torna nosso lugar incrível, na mistura das diferenças e que é possível conviver e aprender com tudo isso!

Queremos contar um pouca da nossa história e como a bicicleta tem transformado nossas vidas e nosso lugar. Porque para chegar aqui hoje, tem muita gente que veio antes na luta por uma cidade melhor.

Por isso, queremos convidar vocês para virem conhecer o Distrito Federal! E fazer acontecer um encontro lindo dessa rede maravilhosa!

 

Bike Anjo DF

 

Receba as novidades

Fique por dentro de todas nossas novidades

Parceiros

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support