Release: Bike Anjas estimula mulheres a usarem bicicleta como meio de transporte

Sugestão de Pauta

Retranca: Bike Anjas no 8 de Março
Data: Mês de Março / Mês da Mulher
Local: Diversas cidades do Brasil

Diversas ações serão realizadas em todo o Brasil para promover o uso da bicicleta por mulheres durante ações de 8 de Março

Oficina de conforto, oficina de mecânica, roda de conversas e Escola Bike Anja estão entre as atividades que a serem desenvolvidas durante o mês de Março como forma de estimular mulheres a aderirem a bicicleta como modal de transporte. As Bike Anjas são mulheres que se organizaram para promover e mobilizar outras mulheres para que utilizem a bicicleta nas cidades. O movimento surgiu a partir da necessidade de engajar mais mulheres como voluntárias da Rede Bike Anjo e trazer mais aprendizes, na sua grande maioria mulheres, para pedalar na rua.

Segundo a pesquisa de impacto Bike Anjo, publicada em 2017, 77% das participantes são aprendizes, enquanto existe uma minoria de voluntárias engajadas, que atinge 33% do público envolvido na Rede. No processo de criação dos núcleos pelo Brasil, foram sendo elaboradas e executadas diversas atividades e oficinas com a finalidade de estimular o uso da bicicleta pela mulher.

A Oficina de Conforto apresenta dados sobre a utilização de bicicleta por mulheres, fala sobre o perfil das ciclistas, as razões apresentadas para mulheres pedalarem menos, e o que as faria pedalar mais, tendo como base a “Pesquisa Perfil do Ciclista Brasileiro” de 2015 e 2017. Na oficina são propostas também dinâmicas para discutir os seguintes temas: Por que, historicamente, as mulheres aprendem menos a pedalar? Qual a percepção dos principais desafios das ciclistas. O que pode ser feito para trazer mais mulheres para a ciclomobilidade? É um momento de troca de experiências e vivências.

Bike Anjo é uma rede voluntária que promove a mobilização das pessoas para transformar suas cidades. Consideramos a bicicleta como ferramenta de transformação social, difundimos seus benefícios e impactos positivos para toda a sociedade.

Atualmente a rede tem como presidenta Tina Horvath, a primeira mulher a presidir a Rede após 8 anos de existência. Para ela, garantir que mulheres se sintam segura nas ruas faz parte de uma política pública que tem sido debatida mundo afora.

“Muitas mulheres enfrentam o medo de caminhar nas ruas por falta de iluminação, ou segurança pública ineficiente. A bicicleta pode trazer autonomia para estas mulheres, por ser um meio de locomoção mais rápido e ágil. Políticas públicas para incentivar o uso deste modo de transporte pode tornar as cidades mais acolhedoras e seguras.” conta Tina Horvath.

Então em suma, a Bike Anjo é:

  • Uma corrente do bem
  • Uma rede orgânica, espontânea, colaborativa e sem fronteiras!
  • Difusores dos benefícios da bicicleta e de cidades mais humanas

 

Saiba mais
bikeanjo.org
bikeanjo.org/blog/category/bike-anjas/
facebook.com/bikeanjo
instagram.com/bikeanjo

Mais informações

Marina Castilho
marina@bikeanjo.org

+55 11 99448-4957
+55 21 99757-6003

Galeria de Fotos

Baixe as peças de divulgação do #8m - 2019

 

Receba as novidades

Fique por dentro de todas nossas novidades

Parceiros

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support