Dia Mundial da Bicicleta: motivos para seguir lutando!

Em 2018, a Organização das Nações Unidas (ONU) oficializou o dia 3 de junho como Dia Mundial da Bicicleta.  E aí, você pergunta: mas o que a ONU tem a ver com isso?

Nós respondemos: tudo!

A Resolução 72/272, de 12 de abril de 2018, estabelece o dia 3 de Junho como Dia Mundial da Bicicleta, por acreditar que a prática da bicicleta como transporte e lazer traz benefícios sociais, econômicos e ambientais. E isso está, diretamente, ligado aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Dois anos após a oficialização desta resolução, as Nações Unidas dizem que “as necessidades de mobilidade das pessoas que caminham e andam de bicicleta continuam a ser negligenciadas.”

Em nota, a organização afirma que isso acontece apesar de o “investimento em pedestres e ciclistas poder salvar vidas, ajudar a proteger a população, o ambiente e apoiar a redução da pobreza.”

Leia o texto na íntegra aqui!

Essa afirmação nos prova que é necessário e fundamental seguir lutando para que a importância da bicicleta como ferramenta de transformação das cidades seja reconhecida!

Para isso, a rede Bike Anjo trabalha há quase 9 anos, em diversas frentes para promover e fomentar o uso da bicicleta como transporte e lazer, visando promover cidades mais humanas e menos desiguais. 

NOSSAS FRENTES DE ATUAÇÃO

O Bike Anjo é muito conhecido por acompanhar pessoas inexperientes em suas primeiras pedaladas ou rotas no trânsito. Mas nem todo mundo sabe que nossa atuação vai muito além das primeiras pedaladas!

Atuamos em diversas frentes com programas, campanhas e projetos voltados ao desestímulo dos carros e estímulo ao uso da bicicleta em diversas esferas. Conheça abaixo nossas principais campanhas e projetos:

EBA - Escola Bike Anjo

A Escola Bike Anjo é uma oficina de aprendizado para o mundo da bicicleta. Ela acontece com uma frequência pelo menos mensal já em mais de 20 cidades, com aula para aprender a pedalar e algumas outras atividades complementares, como conserto de bicicletas, dicas para quem quer pedalar no trânsito e até mesmo treinamento de novos bike anjos.

Bike Anjas

As Bike AnjAs começaram a se organizar como grupo em São Paulo. O objetivo era (e ainda é) auxiliar ciclistas iniciantes a pedalar pela cidade. Hoje somos diversos núcleos espalhados pelo Brasil. Promovemos eventos e atividades voltadas para mulheres, fazemos levantamento de dados sobre bicicleta e gênero, compartilhando dados e experiências, estimulando mais mulheres a adotarem a bicicleta como meio de transporte e mudarem sua relação com a mobilidade e a cidade.

De Bike ao Trabalho

Todo ano, no mês de maio, realizamos a campanha De Bike ao Trabalho inspirado no Bike To Work Day, evento anual realizado em vários cantos do mundo para promover a bicicleta como uma opção de transporte para o trabalho. No Brasil o evento é realizado pelo Bike Anjo com a ajuda de muitos parceiros, sendo realizado sempre na segunda sexta-feira de Maio. Saiba mais sobre o De Bike ao Trabalho e como incorporar a bicicleta em sua rotina!

Bike na Obra

O projeto, que iniciou-se em Belém, Pará, traz ações educativas e de empoderamento para o uso da bicicleta pelo público-alvo, que estão sendo realizadas em canteiros de obras, sindicato, curso de formação para pedreiros e blitz nas ruas, com foco em trabalhadoras e trabalhadores da construção civil, público que mais utiliza a bicicleta para deslocamentos diários na capital paraense.

ODKV

A bicicleta ODKV (“o de cá vê”) foi inventada pensando em incluir deficientes visuais e proporcionar à pessoas que têm alguma restrição visual, motora ou até mesmo autistas e pessoas idosas, o prazer de sentir o ventinho no rosto enquanto pedala.

Na rede Bike Anjo, ela vem ganhando, cada vez mais força, e já está presente nas EBAs (Escola Bike Anjo) de São Paulo, Aracaju, Volta Redonda, Campina Grande, Recife e agora, Queimados, no Rio de Janeiro.

Bike na Escola

Através da plataforma Bike na Escola, a rede Bike Anjo promove a cultura da bicicleta no ambiente escolar. Agimos para garantir que através da bicicleta, possamos melhorar a qualidade de vida de alunos, pais e professores. Com o apoio de voluntários espalhados por todo o Brasil, somos capazes de intervir dentro do ambiente escolar para difundir conhecimento sobre as bikes e também utilizar essa máquina maravilhosa como ferramenta de transformação da comunidade ao redor.

Bike na Periferia

O Bike Anjo vem sempre buscando novas formas de mobilizar mais pessoas por meio da bicicleta e com isso surgiu a questão: e a periferia? São áreas que já tem (muitas vezes) um grande número de ciclistas, mas em muitos casos podem ser desfavorecidos por estarem em regiões tão afastadas e inacessíveis da cidade. Então o Bike Anjo iniciou uma ação em 2015 compilando experiências e manuais para responder a seguinte pergunta: Como Promover a bicicleta na Periferia? Confira estes materiais AQUI.

Bicicleta Nos Planos

Esta é uma campanha realizada pelas associações Bike Anjo, Transporte Ativo e UCB – União de Ciclistas do Brasil, com apoio do Instituto Clima e Sociedade – ICS, e tem como objetivo orientar a sociedade civil organizada e cidadãos, bem como técnicos municipais e decisores políticos para a inclusão da bicicleta, enquanto meio de transporte, no planejamento urbano, através da sua inserção nos Planos de Mobilidade Urbana.

 

Receba as novidades

Fique por dentro de todas nossas novidades

Parceiros

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support