De aprendiz à responsável por uma nova EBA (Escola Bike Anjo). Descubra como é se tornar Bike Anjo

Relato escrito por Helenice, anja no Bike Anjo São Paulo e articuladora da nova EBA Cupecê, na Zona Sul da cidade.

Foi em Dezembro de 2012 que conheci o grupo Bike Anjo na Praça dos Arcos em São Paulo. Na ocasião estava acontecendo a EBA Melhor Idade. Já havia me inscrito e enquanto aguardava ser chamada, fui até lá assistir esta EBA especial. Eram pessoas acima dos 60 anos que nunca haviam andado de bicicleta ou que não subiam em uma desde a infância. Neste dia vi em tão pouco tempo pessoas que não acreditavam serem ainda capazes de aprender, darem suas primeiras pedaladas felizes da vida. Aqueles Anjos apenas com alguns exercícios, paciência, carinho e muita alegria iam fazendo com que aquelas pessoas voltassem a ser crianças através da bicicleta.

Achei incrível! E ainda tive a oportunidade de participar e descobrir que: ¨Eu não sabia que sabia pedalar¨! Que máximo, meu sonho realizado. Me apaixonei pelo projeto e decidi que também seria Bike Anjo. Passei a ir nas EBAs, sempre levando alguém para aprender. Levei minha mãe, crianças e amigas.

Foi em 2016 que realmente me juntei ao Bike Anjo com direito a formação e tudo. A paixão continua, viva, forte, pulsante! Ser Bike Anjo além de ajudar na realização do sonho de andar de bicicleta, também é se doar, motivar e inspirar. 

Em Junho fui sondada para me inscrever para a #6ENBA. O Pedro já havia me incentivado antes, mas não me sentia segura o suficiente. Com o incentivo dele e do Barrão me inscrevi e fui escolhida. Que oportunidade, conhecer Bike Anjos de várias cidades que trariam histórias e vivências de lindos projetos através da bicicleta. Mulheres fortes e guerreiras com ações que tocavam lindamente.

Foram dias enriquecedores para mim. Conhecer essa galera cheia de ideias e energia boa. Todos com o mesmo propósito de renovação! Queremos replicar as ações, estreitar os laços, captar novos voluntários. Contagiar a todos com este amor e dedicação.

Voltei apaixonada pela Rede e pelas pessoas que conheci na #6ENBA. Já cheguei ligada no 220 kwh no primeiro encontro no Ideário com as Anjas. Discutimos o retorno do Pedal das Anjas e a necessidade de descentralizar a EBA-SP. A demanda aumentou muito nos últimos 2 anos, mais 100 pessoas por mês comparecem a cada EBA para aprender, no Largo da Batata. Temos tantos Bike Anjos inscritos na plataforma e tão poucos atuantes. Nem sabemos quem são! 

Tudo isto me ajudou a colocar em prática a minha vontade de levar a EBA até o meu bairro. Já tinha até sugerido algumas vezes que fizéssemos uma EBA-Itinerante na minha região, mas não aconteceu. Agora com o devido apoio das Anjas e da Coordsp, assumi a responsabilidade de correr atrás das providências necessárias para a fazer a EBA-Cupecê!

Escolhi a Pça. Comunitária Lígia Maria Salgado Nobrega, antiga feira-livre, localizada na Av. Cupecê c/Av. Rodrigues Montemor. Me dirigi à subprefeitura Cidade Ademar e fui atendida pelo Coord. De Esportes e Cultura, com quem falei um pouco sobre o Bike Anjo, e que queríamos fazer a oficina aprender a pedalar. 

Sugeri que olhasse nossa página do facebook, falei também da nossa Carta de Valores, para que não houvesse nenhum mal entendido. Resolvido os pós e contras, ele pediu que enviássemos por email um ofício e croquis do espaço que pretendíamos utilizar para devida aprovação.

A Lorena criou a arte para o evento e imprimiu alguns para que eu pudesse distribuir. Tudo muito rápido, pois faltava apenas uma semana para a data escolhida para acontecer a EBA que seria em 18/08/2019 das 15hs às 18hs. Passei a fazer a divulgação dos impressos em ônibus, escolas, postos de saúde (UBS), bicicletarias e comércio local, também redes sociais e o tradicional boa à boca. Detalhe, sozinha! E ainda o Globo Repórter da semana foi sobre bicicleta. Uau! Até liguei para alguns Anjos no privado, tentando assim ter voluntários suficientes.

Alugamos o transporte para trazer as bicicletas, tenda, ferramentas, bancos e tudo o que precisaríamos. Vieram 10 voluntários para somar e deu tudo certo, graças à Deus! Tivemos 35 pessoas aprendendo e mais de 20 relembrando pedalar! Foi um sucesso e já perguntaram se voltaríamos mais vezes, quando seria a próxima. Estiveram presentes o Coord.de Esporte e Cultura, Sr. Geraldo Varote, a Cida da Bicicletaria Ciclosato e outros conhecidos do comércio local.

Já houve interesses de futuras parcerias. Meu propósito é além de ensinar, contagiar, envolver, arrebatar e assim captar novos voluntários na região. Quero pessoas que se apaixonem pelo projeto assim como eu me apaixonei. Vamos fazer acontecer! Da minha parte já é definitiva. Uhuuuuuu é Bike Anjo!

Gratidão!
Bike Anja Helenice

Próxima EBA Cupecê

Quando? 22/09/2019 das 15 às 18hs
Onde? Pça. Lígia Maria Salgado Nóbrega
Av. Cupecê c/ Av. Rodrigues Montemor
Quanto? Gratuito!
Inscrições: Não precisa
Mais informações: Bike Anjo São Paulo
E-mail: bikeanjosaopaulo@gmail.com

 

Receba as novidades

Fique por dentro de todas nossas novidades

Parceiros

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support