No domingo, 25 de agosto, o Bike Anjo Recife esteve em festa para comemorar 7 anos ininterruptos de edições da Escola Bike Anjo (EBA). Desde 2012 anjos e anjas de Recife e cidades vizinhas vem realizando a EBA todo último domingo do mês (com exceção do mês de dezembro), na Praça da República, para ensinar as pessoas a pedalar, incentivar o uso da bicicleta e transformar vidas e os espaços urbanos.
Nesta edição da EBA tivemos 37 atendimentos, entre crianças, adultos e idosos (desde 2 anos e 7 meses!), feitos pelos nossos voluntários e voluntárias durante toda a manhã. E dessa vez ainda contamos com uma ajuda muito especial do grupo de pedal Alto Giro que se juntou nesta celebração para doar, junto a nossa rede de voluntariado, tempo, atenção e amor para aqueles que estavam ali em busca da realização do sonho de andar de bicicleta.
Os atendimentos são sempre realizados por ordem de chegada e a rede de voluntariado empresta bicicletas para quem ainda não tem a sua ou que não conseguiu levá-la até o local. O Pernambuco Bike Anjo realizou uma parceria com a TemBici, operadora do sistema de bicicletas compartilhadas, que disponibiliza bicicletas para este aprendizado.
Além de ensinar quem nunca subiu numa “magrela”, a EBA conta também com um circuito simulando condições encontradas no cotidiano de quem pedala para promover o aumento da confiança e o aprimoramento das habilidades de quem já começou a dar as primeiras pedaladas, mas que ainda não tem muita segurança em sair com a bicicleta nas ruas.
Em 7 anos de realização e com uma média de atendimento de cerca de 40 pessoas, já se somam mais de 1.500 pessoas atendidas durantes as edições da EBA Recife. São pessoas que desejam sentir o ventinho no rosto e a liberdade que a bike consegue proporcionar, e que também querem incluir a bicicleta no seu dia a dia, como forma de deslocamento eficiente, saudável, econômico e sustentável. Que esse número permaneça aumentando e que a EBA tenha vida longa e continue sendo um dos caminhos possíveis para aqueles que acreditam que pedalar é transformador.