#SetembroAmarelo: falar é a melhor solução! (e pedalar também ajuda)

Setembro chegou trazendo com ele diversas datas e pautas importantes. No 23º dia do mês temos o fim do inverno e início da Primavera. Um dia antes, 22, acontece o Dia Mundial Sem Carro, data tão importante para nós, que resolvemos estender para todo mês, transformando-o em o “mês da mobilidade”. Mas, esse texto é para alertar sobre a importância de outro tema que também pede atenção com a campanha Setembro amarelo: a conscientização sobre a prevenção do suicídio. 

No Brasil, foi criado em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro). A ideia é pintar, iluminar e estampar o amarelo nas mais diversas resoluções, garantindo mais visibilidade à causa. 

Os organizadores do movimento, estimulam ações na rua, caminhadas, passeios ciclísticos, roupas amarelas ou simplesmente o uso do laço no peito para despertar a atenção e contribuir para a conscientização.

“Nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas. O dado, da Organização Mundial da Saúde (OMS), indica que a prevenção é fundamental para reverter essa situação, garantindo ajuda e atenção adequadas. A primeira medida preventiva é a educação. É preciso perder o medo de se falar sobre o assunto. O caminho é quebrar tabus e compartilhar informações. Esclarecer, conscientizar, estimular o diálogo e abrir espaço para campanhas contribuem para tirar o assunto da invisibilidade e, assim, mudar essa realidade.”

Para compreender ainda mais o assunto, fomos buscar informações e conversarmos com pessoas que podem contribuir para que esse tema seja conversado de uma forma mais leve e sem tabus.

Nossa anja do Bike Anjo Rio, Aline Melo, é psicóloga e nos conta que 

“A superação abre as portas para que o ser humano veja que há saídas! O suicídio é exatamente o oposto… É quando não conseguimos enxergar uma luz ao final do túnel, é quando as opções esgotam, quando o mundo parece não oferecer um lugar seguro e viável para continuar vivendo. Não é preciso chegar ao fim do túnel e perder a vida. Não importa o motivo, nenhum sofrimento deve ser minimizado. A saúde da gente, inclusive a mental (gostaria de dizer, principalmente a saúde mental) são as únicas coisas que temos de fato. Perder a saúde mental é perder a conexão com a vida, com o mundo, com a esperança. Nós, seres humanos, somos complexos. Temos um corpo, uma mente e emoções. Está tudo junto e misturado. Não adianta descuidar ou cuidar apenas de um . É preciso cuidar do conjunto todo.”

Aline Melo, voluntária Bike Anjo Rio e psicóloga do Espaço AMA

E o que a bicicleta tem a ver com o Setembro Amarelo?

Não é necessário muito esforço para compreender os benefícios que a bicicleta traz para nossa saúde, nosso corpo, nossa mente. Basta rolar as páginas do Bike Anjo no Facebook e encontramos dezenas de depoimentos de pessoas que nos procuraram para aprender a pedalar.

“É muito bom. Eu já estou pedalando devagar e com fé. A minha nota é 1000. Me sinto toda renovada e muito bem” (F.L. abril/18)

“Aprenda a pedalar. Você vai se sentir livre!” (C.D. agosto/19)

“Porque penso que é uma ótima opção aprender a andar de bicicleta. É a esperança de uma libertação única. Vocês me deram a esperança ao andar de bicicleta” (E.C. agosto/19)

“Projeto incrivelmente bonito, estimula a auto-estima, promove a autoconfiança e mostra que sim é possível fazer algo que você julgava impossível” (J.J. setembro/18)

As sensações descritas nos depoimentos acima, têm fundamento e explicação: pedalar faz nossas contrações cardíacas se tornam mais eficazes e, com isso, o sangue chega mais rapidamente ao cérebro. Por conta dessa oxigenação, diminui a incidência de distúrbios que são provocados pelo estresse, como depressão e ansiedade. Na medida em que isso se torna um hábito, apenas visualizar sua bicicleta pode te deixar feliz e tranquilo, Graças à capacidade do seu cérebro de lembrar do prazer proporcionado durante um pedal. Lembrar como você se sentiu na última vez que pedalou ativa uma seção do seu cérebro responsável por, entre outras coisas, regular as emoções e o comportamento. Pensar em um pedal legal que você fez estimula as mesmas células cerebrais que ativadas quando você está pedalando, diz John Ratey, professor de psiquiatria na Harvard Medical School, autor de “Corpo ativo, mente desperta”.

“Ter uma boa saúde física, ter bons pensamentos e sentimentos de maneira equilibrada nos leva a ter a esperança por dias melhores. Nos leva a agir em prol da vida. Quando ativamos nosso corpo através da atividade física, liberamos hormônios fundamentais para nossa saúde mental. São hormônios do prazer, do relaxamento. E eles nos induzem a bons pensamentos e sentimentos. Quando movemos nosso corpo nos damos a possibilidade de ser livre e feliz!” complementa a anja Aline.

Aline Melo, voluntária Bike Anjo Rio e psicóloga do Espaço AMA

Manter o corpo ativo

Muitas vezes a depressão leva à chamada hipocinesia, como é chamada a baixa atividade muscular: a pessoa permanece praticamente parada, com pouco gasto de energia que, por sua vez, agrava a depressão e contribui para o surgimento da obesidade. 


Estudos indicam que atividades aeróbicas, com consumo moderado de oxigênio, como pedalar com regularidade, mostraram-se eficientes e poderiam ser indicadas como coadjuvantes no tratamento contra depressão e ansiedade.

É uma forma de conhecer e encontrar novas pessoas

E que muitas vezes já passaram pelo mesmo problema e superaram ou estão superando. Conhecemos muitos relatos de pessoas, dentro mulheres e homens, jovens e idosos, que nos contam que encontraram nos grupos formados a partir da bicicleta, um espaço de apoio e acolhimento. 

“Também tem os inúmeros relatos confidenciados ao pé do meu ouvido, normalmente acompanhados de um abraço apertado, a cada domingo que estou na EBA (escola bike anjo). São momentos em que barreiras são rompidas e os abraços fluem de idosos, adultos, adolescentes e crianças. Abraços de entrega e agradecimento por conseguirem superar o que parecia impossível há poucos minutos atrás.” relata a anja Aline Melo.

Aline Melo, voluntária Bike Anjo Rio e psicóloga do Espaço AMA

A sensação de liberdade é indescritível

Quem já pedalou sabe, quem não pedala precisa descobrir: o ventinho no rosto quando se pedala, traz instantaneamente a sensação de liberdade. Receber essa dose diária de prazer, pode contribuir para que libertemos coisas negativas presas em nós e, como já mencionado acima, nosso corpo faz a função química.

“Andar de bicicleta, com um ventinho gostoso batendo no rosto e vendo uma paisagem linda, faz milagre! Experimente! Saia de casa, coloque o corpo em movimento e deixe as boas emoções fluírem. Se você ainda não sabe pedalar, aparece lá nas nossas escolas que estão espalhadas pelo país e se dê este presente! Estaremos lá com uma bicicleta e um abraço quentinho para ajudar a te mostrar que a vida vale a pena e, como dizia Gonzaguinha…. é bonita, é bonita e é bonita!”

Aline Melo, voluntária Bike Anjo Rio e psicóloga do Espaço AMA


10 de Setembro

Dia Mundial da Prevenção do Suicídio

Vale lembrar!

Você não está sozinh@! Busque ajuda. 

No Brasil, o CVV oferece atendimento voluntário e gratuito 24 horas por dia a quem está com pensamentos suicidas ou enfrenta outros problemas.

A organização, uma das mais antigas do País, atua no apoio emocional e na prevenção do suicídio por meio do telefone 188 e também por chat, e-mail e pessoalmente. Confira as opções aqui.

 

Receba as novidades

Fique por dentro de todas nossas novidades

Parceiros

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support