Já imaginou como seriam as cidades se as pessoas deixassem o carro na garagem por um dia? Você já parou para pensar quantas outras alternativas de mobilidade existem além do carro?
O #DiaMundialSemCarro — que acontece no próximo domingo, 22/09 — propõe a reflexão sobre o uso excessivo deste veículo.
Criada em 1997 na França, a data foi adotada por milhares de países europeus nos anos 2000 e hoje, duas décadas depois, já faz parte do nosso calendário, transformando Setembro em o “Mês da Mobilidade”. Diversas cidades brasileiras realizam atividades com o objetivo de mostrar à população os efeitos nocivos que gases emitidos pelos veículos têm no meio ambiente.
Optar por utilizar a bicicleta ao invés de ir pra todo canto de carro, faz bem para a saúde de quem pedala, mas também para o planeta, considerando que viagens com bicicleta deixam de emitir dióxido de carbono (CO²) na atmosfera.
A maioria dos trajetos percorridos em veículos motorizados são para distâncias de até 5km. São distâncias absurdamente curtas!
Pensando nisso, lançamos o desafio a nossos seguidores: experimente ficar 1 semana sem carro.
Você perceberá que é mais fácil do que parece, além de mais prazeroso e barato! Topa o desafio? Compartilhe essa experiência com fotos e relatos utilizando a hashtag #SemanaSemCarroBikeAnjo
Durante 1 semana perceba o mundo do lado de fora do carro: opte por pedalar, ir a pé ou até mesmo pegar um ônibus ou metrô, observe as pessoas, os espaços, valorize quem está priorizando outras formas de mobilidade que não o carro ou a moto, não chame carro por aplicativos de motorista particular, calcule quanto você gasta com “corridas curtas” e ponha na ponta do lápis o impacto que essa escolhe tem na sua vida, na sua cidade, no meio ambiente e no mundo.
Pense no hoje, mas lembre-se do amanhã também!
Compartilhe fotos e relatos durante esse experimento. Marque as hashtags #SemanaSemCarroBikeAnjo #DiaMundialSemCarro #DMSC2019