Outubro é o mês das crianças!
Se você tem uma criança em casa ou convive diariamente com uma, com certeza já perguntou ou ouviu alguém perguntar a ela essa semana “O que você quer ganhar de Dia das Crianças?”. A resposta, na maioria das vezes, é uma lista infindável de brinquedos e objetos de desejo (salvo as fofuras que pedem um irmão ou uma irmã como presente!).
Muitas vezes, os pais, mães ou responsáveis pelas crianças quebram seus cofrinhos e reservam tudo que podem para surpreender os pequenos nessa data – que já acontece bem próxima ao Natal, outra data facilmente lembrada pela frase “O que você quer ganhar do Papai Noel?” –, mas será que essa é a única forma de agradar e fascinar as crianças?
O programa Criança e Consumo, do Instituto Alana, divulgou essa semana dados que apontam que mais de 20% das pessoas gastam mais do que podem em presentes de Dia das Crianças e que cerca de 10% pretendem deixar de pagar uma conta para comprar esses presentes.
Mas e se, ao invés disso, oferecessemos às nossas crianças experiências e vivências incríveis como um picnic ao ar livre, um dia no parque ou um passeio de bicicleta pela cidade?
O infográfico “Bicicleta por uma infância saudável” com autoria do Instituto Alana e realizado pela campanha Bicicleta nos Planos, promovida pelo Bike Anjo e pela UCB, com apoio do iCS – Instituto Clima e Sociedade, aponta que “As cidades têm se tornado cada vez menos amigáveis às crianças: falta segurança nos espaços públicos, as ruas são planejadas para os carros e há poucas áreas verdes, o que leva a uma infância cada vez mais confinada e com poucas oportunidades de contato com a natureza.”
Acreditamos que o uso da bicicleta pode ser um meio de “desemparedamento” das crianças e um convite à exploração dos espaços abertos e públicos.
Ao aprender a pedalar e dominar gradativamente o uso da bicicleta, em diferentes cenários e terrenos, promove o aprendizado de três competências
fundamentais para o desenvolvimento sadio das crianças: a habilidade de usar o corpo para impulsionar um meio autônomo de locomoção; a consciência sobre as próprias limitações e a capacidade de avaliar os riscos inerentes a esse exercício de domínio do corpo em conjunto com a bicicleta, no qual cair, levantar e começar de novo leva a uma profunda sensação de autoconfiança e liberdade.
Ao contrário do senso comum, uma criança segura não é uma criança totalmente protegida e sim uma criança competente, que acessa riscos e é capaz de conviver com incertezas e de reconhecer suas responsabilidades
e habilidades físicas e emocionais.
Usar a bicicleta para descobrir e percorrer o bairro e a cidade onde vivemos proporciona uma combinação adequada de risco e prazer, o que motiva as crianças a compreenderem o que podem ou não fazer e como reagir às incertezas das experiências.
Autoria: Instituto Alana
Coordenação: Laís Fleury;
Texto: Mateus Humberto e Rafael Siqueira;
Assistente: Mariana Marques
Então, nesse Dia das Crianças, deixamos o convite: pedale com uma criança!
Se ela (ou você) precisarem de ajuda para praticar as primeiras pedaladas, conte com a nossa rede de anjos espalhada em mais de 40 cidades do Brasil. Ensinamos, com muito carinho, crianças de 3 a 103 anos a pedalarem, gratuitamente!
Atividades pelo Brasil
Confira algumas atividades especiais da rede Bike Anjo para o Dia das Crianças:
Região Nordeste
EBA Paulista
Região Centro-Oeste
Mais Informações: Bike Anjo Campão
Região Sudeste
Mais Informações: Bike Anjo Volta Redonda
EBA SERRA – ES
Dias: Segundo domingo do mês
Horário : das 08:30h às 11:30h
Local : Parque da Cidade – Valparaiso/Serra
Mais informações: Bike Anjo ES
Instagram: @bikeanjoes
Região Sul
Mais informações: Bike Anjo Curitiba