Pedale com(o) uma criança!

Outubro é o mês das crianças!

Se você tem uma criança em casa ou convive diariamente com uma, com certeza já perguntou ou ouviu alguém perguntar a ela essa semana “O que você quer ganhar de Dia das Crianças?”. A resposta, na maioria das vezes, é uma lista infindável de brinquedos e objetos de desejo (salvo as fofuras que pedem um irmão ou uma irmã como presente!).

Muitas vezes, os pais, mães ou responsáveis pelas crianças quebram seus cofrinhos e reservam tudo que podem para surpreender os pequenos nessa data – que já acontece bem próxima ao Natal, outra data facilmente lembrada pela frase “O que você quer ganhar do Papai Noel?” –, mas será que essa é a única forma de agradar e fascinar as crianças?

O programa Criança e Consumo, do Instituto Alana, divulgou essa semana dados que apontam que mais de 20% das pessoas gastam mais do que podem em presentes de Dia das Crianças e que cerca de 10% pretendem deixar de pagar uma conta para comprar esses presentes.

Mas e se, ao invés disso, oferecessemos às nossas crianças experiências e vivências incríveis como um picnic ao ar livre, um dia no parque ou um passeio de bicicleta pela cidade?

O infográfico “Bicicleta por uma infância saudável” com autoria do Instituto Alana e realizado pela campanha Bicicleta nos Planos, promovida pelo Bike Anjo e pela UCB, com apoio do iCS – Instituto Clima e Sociedade, aponta que “As cidades têm se tornado cada vez menos amigáveis às crianças: falta segurança nos espaços públicos, as ruas são planejadas para os carros e há poucas áreas verdes, o que leva a uma infância cada vez mais confinada e com poucas oportunidades de contato com a natureza.”

Acreditamos que o uso da bicicleta pode ser um meio de “desemparedamento” das crianças e um convite à exploração dos espaços abertos e públicos.

Ao aprender a pedalar e dominar gradativamente o uso da bicicleta, em diferentes cenários e terrenos, promove o aprendizado de três competências
fundamentais para o desenvolvimento sadio das crianças: a habilidade de usar o corpo para impulsionar um meio autônomo de locomoção; a consciência sobre as próprias limitações e a capacidade de avaliar os riscos inerentes a esse exercício de domínio do corpo em conjunto com a bicicleta, no qual cair, levantar e começar de novo leva a uma profunda sensação de autoconfiança e liberdade.

Ao contrário do senso comum, uma criança segura não é uma criança totalmente protegida e sim uma criança competente, que acessa riscos e é capaz de conviver com incertezas e de reconhecer suas responsabilidades
e habilidades físicas e emocionais.

Usar a bicicleta para descobrir e percorrer o bairro e a cidade onde vivemos proporciona uma combinação adequada de risco e prazer, o que motiva as crianças a compreenderem o que podem ou não fazer e como reagir às incertezas das experiências.

Autoria:  Instituto Alana
Coordenação: Laís Fleury;
Texto: Mateus Humberto e Rafael Siqueira;
Assistente: Mariana Marques 


Então, nesse Dia das Crianças, deixamos o convite: pedale com uma criança!

Se ela (ou você) precisarem de ajuda para praticar as primeiras pedaladas, conte com a nossa rede de anjos espalhada em mais de 40 cidades do Brasil. Ensinamos, com muito carinho, crianças de 3 a 103 anos a pedalarem, gratuitamente!

Atividades pelo Brasil

Confira algumas atividades especiais da rede Bike Anjo para o Dia das Crianças:

Região Nordeste

EBA Paulista

Dia: Segundo domingo do mês
Horário: das 9h às 12h
Local: Praça das Quatro Torres, Janga
Mais informações: 
Facebook: @pernambucobikeanjo 
Instagram: @pernambucobikeanjo

 

Região Centro-Oeste

Mais Informações: Bike Anjo Campão

Região Sudeste

EBA SERRA – ES
Dias: Segundo domingo do mês
Horário : das 08:30h às 11:30h
Local : Parque da Cidade – Valparaiso/Serra
Mais informações: Bike Anjo ES
Instagram: @bikeanjoes

Região Sul

 

Mais informações: Bike Anjo Curitiba

 

Receba as novidades

Fique por dentro de todas nossas novidades

Parceiros

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support