No último final de semana, a cidade de Maringá, no Paraná, recebeu o Bicicultura, fórum nacional da bicicleta, realizado pela UCB – União de Ciclistas do Brasil, em parceria com a Ciclonoroeste, BR Cidades, UEM, Prefeitura Municipal de Maringá, BiciCultura Maringá, UFPR, Mundo Livre FM, Ciclotur, Circular Cultura, Mobilibike, Bicicletaria Cultural de Curitiba.
Aproveitando o feriado de 15 de Novembro, o Fórum teve 4 dias de programação e reuniu ciclistas e cicloativistas de todas as partes do Brasil para compartilhar vivências e cidadania, na humanidade das coisas e no compromisso com seu coletivo.
O evento promoveu palestras, rodas de conversa, painéis, mini-cursos, passeios cicloturisticos, rodas de discussão livre, provas esportivas e recreação abordando pautas sobre memória, saúde, políticas públicas e infraestrutura, meio ambiente / sustentabilidade, economia, esporte, turismo, arte, gênero, educação e pesquisa.
Também nesta oportunidade, foi eleita a nova chapa de gestão da Diretoria da UCB – União de Ciclistas do Brasil, em Assembleia que aconteceu no dia 17/11/2019.
A Associação Bike Anjo indicou como diretora presidente a anja Ana Luiza Carboni, do Bike Anjo Niterói. Para compor a chapa, também foram indicados, Felipe Alves, de Fortaleza e diretor financeiro da atual gestão, indicado pela Ciclovida, e Ruth Costa, do Coletivo ParáCiclo e Bike Anjo Belém, como diretora administrativa.
A chapa foi eleita e terá um mandato de dois anos.
A eleição é um marco relevante na história do cicloativismo e da organização já que sua composição tem, pela primeira vez, em 12 anos, duas mulheres, sendo uma delas negra, em cargos de liderança.
Além disso a diversidade também é representada pelas cidades da qual cada diretor reside Ana Carboni (Niterói), Ruth Costa (Belém), Felipe Alves (Fortaleza) e (Blumenau), além do conselho fiscal formado por Lygia (Recife); Edson (Maringá) e Giovani (Blumenau).
Acreditamos que essa representatividade é muito significativa para o movimento, visto que o nosso país tem uma diversidade enorme de cenários e recortes socioculturais em seu território.
A Bike Anjo fica imensamente feliz com o resultado e segue como parceria da UCB, acreditando que mudanças como essas precisam ser celebradas para inspirar outros movimentos e organizações.
A próxima edição do Bicicultura decolará para a região Norte e chegará à Belém, no Pará e, em 2021, o evento volta para a região Sul e pousará em Florianópolis, em Santa Catarina. Nos vemos lá!