retrospectiva 2019

365 dias respirando bicicleta

Coube tanta coisa no nosso 2019 que algumas delas parecem que aconteceram no ano passado.
Vamos tentar resumir os melhores momentos do nosso ano. Foram muitos!
Esperamos que caiba em uma única página.

Acompanhe.

201
0
REGIÕES
+ 0
CIDADES
0
ESTADOS BRASILEIROS
0
ATIVIDADES PELO BRASIL
0
PESSOAS ATENDIDAS

JANEIRO

Bem-vindo, 2019

Um ano novinho em folha pela frente! 2019 chegou e, com ele, a promessa de realizar antigos sonhos como, por exemplo, aprender a pedalar, ou incorporar a bicicleta como principal meio de transporte no dia a dia.

Quais foram as metas traçadas para o seu ano? 

Desafio dos 10 anos

E já que vamos aprender algo novo, por que não rever também antigos hábitos?O ano mal havia começado e a internet foi tomada por fotos de pessoas trazendo uma década de diferença entre o “antes” e “depois” Essas fotos, fizeram parte de uma corrente que viralizou pela internet intitulada como “Desafio dos 10 anos” ou “10 years Challenge”, no título original da brincadeira.

Na contra-mão da corrente, ao invés de olhar para trás, propusemos olhar para frente. Desafiamos nossos leitores a pensarem HOJE numa vida com hábitos diferentes. Não é só pela estética que isso pode proporcionar, mas sim pela saúde e benefícios que isso pode trazer.

Imersão de Planejamento

Ainda em Janeiro, nos encontramos em São Paulo durante 1 semana para planejar nosso ano de 2019. A nossa, já tradicional, Imersão de Planjamento reuniu anjos que compõem a Articulação Pedivela, nosso Conselho consultivo e deliberativo Nacional.

assembleia ordinária

A Bike Anjo, além de uma rede orgânica e voluntária, é uma Associação e, por conta disso, tem algumas responsabilidades legais e burocráticas que devem ser realizadas para continuar a exercer seus projetos e ações.

Uma delas é a Assembleia Ordinária que tem como finalidade deliberar acerca de mudanças em nosso Estatuto, bem como apresentar o balancete financeiro para aprovação do Conselho Fiscal, ou seja, a movimentação da conta bancária, saldos e débitos de cada projeto que utiliza a conta da Associação.

No dia 31/01/2019, realizamos a Assembleia na sede da Bike Anjo –  no Ideário/São Paulo – SP – que contou com a participação da diretoria executiva, do Conselho Fiscal, dos coordenadores de projetos e alguns voluntários que também estiveram presentes na Imersão de planejamento.

FEVEREIRO

Esquenta Carnaval: Bike Anjo em Folia

Em fevereiro, tem Carnaval! E a festa que ocupa ruas e mais ruas das cidades brasileiras, merece atenção! Os famosos “bloquinhos”, que desfilam pelas ruas das cidades, atendem aos mais diversos estilos e públicos por onde passam, mas uma coisa sempre será unanime: a fantasia (e a purpurina!).

Seja ela alugada ou improvisada, todo mundo quer surpreender na criatividade! Este ano, reunimos algumas inspirações ciclotemáticas para inspirar o Carnaval nos nossos anjos.

Quer já começar a preparar a sua para 2020? 

E pra provar que a gente leva a bicicleta pra todo canto, até para a festa, na foto ao lado, nossa anja maravilhosa, Tássia Furtado, do Bike Anjo Porto Alegre, desfilando, ou melhor, pedalando no Carnaval da cidade, fantasiada da nossa protetora: a Nossa Senhora de Bicicletinha.

MARÇO

Respeite: mulher na pista!
#8M Bike Anjas

A bicicleta nos emancipa, nos liberta.

Este ano, tivemos mais um 8 de março – Dia Internacional da Mulher – de muita luta e resistência. As anjas promoveram uma campanha pelo direito de todas as mulheres a pedalar e ocupar as ruas em liberdade.  Diversas atividades aconteceram pelo Brasil, com foco no público feminino. 

Elas também lançaram um vídeo exclusivo para mulheres com Dicas de Conforto para pedalar no dia-a-dia. Dá o play!

Webinar de Mobilização de Recursos

Também no mês de março, realizamos um Webinar inédito sobre Mobilização de Recursospara projetos, coletivos, institutos e organizações do setor social.

O papo foi puxado pela Sabrina Leme, consultora em mobilização de recursos, que atuou por 6 meses junto à rede Bike Anjo proporcionando uma vivência em Captação de recursos, também inédita para a rede.

Neste webinar, ompartilharmos algumas experiências, falamos de cenários e dicas de ferramentas e sites que podem inspirar instituições que estão dando os primeiros passos para mobilização de recursos, assim como nós!

ABRIL

Bike Anjo no FMB8

E por falar em ineditismo, este ano, pela primeira vez, criamos um financiamento coletivo para levar 12 anjos da rede para o Fórum Mundial da Bicicleta, que aconteceu em Quito, no Equador. Nove deles tiveram projetos aprovados para serem apresentados no Fórum. Foi uma experiência foi incrível!

No último dia de Fórum, ainda relizamos uma EBA – Escola Bike Anjo – no Parque de Las Cuadras, no Sul da cidade equatoriana, onde ensinamos adultos e crianças a pedalar. Essa foto ao lado é um registro desse dia tão especial!

MAIO

Pesquisa de Avaliação de Impacto da Paulista Aberta

Também foi em 2019 que divulgamos o resultado de uma Pesquisa realizada para medir o impacto da Avenida Paulista Aberta na vitalidade urbana local, em São Paulo. 

A pesquisa foi desenvolvida por uma equipe formada pelo Laboratório de Mobilidade Sustentável (LABMOB), do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo (PROURB) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ITDP Brasil e Corrida Amiga, e teve o apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS).

Dia De Bike ao Trabalho 2019

Em maio, tivemos a 7ª edição do Dia De Bike ao Trabalho, campanha que é realizada pelo Bike Anjo no Brasil, inspirada pelo Bike to Work Day. A data já virou tradição no Brasil e representa um dia de conscientização e ações para estimularem o uso da bicicleta como principal transporte ao trabalho nas cidades. Nosso objetivo é mostrar às pessoas que ir de bike ao trabalho é possível e pode fazer grande diferença na saúde e na qualidade de vida de quem incorpora este hábito. Para isso, nossos voluntários realizaram diversas atividades: café da manhã para ciclistas, bike blitz, oficinas de mecânica, palestras e debates em empresas.

JUNHO

Mês do Orgulho LGBTQIA+

Faz parte da nossa missão lutar por cidades mais humanas e acolhedoras para todas as pessoas, por mais respeito à vida. Todas elas.

Em junho deste ano, aproveitamos a temática e as manifestações populares que ocorrem em diversas cidades do mundo durante este mês, com a “Parada do Orgulho LGBTI+”, para propôr a reflexão e a abertura de espaços para dialogarmos sobre questões que envolvem os corpos de pessoas LGBTI+ e mobilidade.

Para engrossas o caldo, divulgamos um artigo publicado pela Revista de Direito a Cidade, da UERJ, intitulado “Isto é um lugar de respeito! A construção heteronormativa da cidade-armário através da invisibilidade e violência no cotidiano urbano”, que traz um estudo muito interessante sobre a temática.

JULHO

Julho Vermelho

Durante os meses de Junho e Julho, com a queda da temperatura em muitas cidades brasileiras, os bancos de sangue sofrem um desfalque pelo baixo número de doadores. A campanha do #JulhoVermelho veio como um chamado para a conscientização pela Doação de Sangue neste período.  Convidamos nossos anjos e leitores para fazerem sua doação, tirar uma foto ou fazer check-in no local e marcar nossa página, usando as hashtags #SangueDeAnjo e #JulhoVermelhoBikeAnjo.

 

#5ENBA - Brasília, DF

Durante os dias 18 a 21 de julho, a capital brasileira sediou o 6º Encontro Nacional do Bike Anjo.

Anjos e anjas de mais de 12 cidades de todo o Brasil estiveram imersos para planejar, trocar experiências, matar a saudade e reabastecer as energias! Foram 4 dias intensos, que já deixam uma saudade enorme da (con)vivência diária com pessoas tão especiais: acordar, tomar café da manhã, pedalar, passar o dia inteirinho respirando bicicleta e discutindo sobre a rede mais angelical do Brasil!

Giro Bike Anjo pelo BRasil

AURORA POÉTICA, EM RECIFE, APRESENTA GELATECA PAULO FREIRE

BORA BRINCAR NA RUA?

Bike Anjo e Pedala Queimados arrancam sorrisos em uma ação muito especial!

AGOSTO

Doe para o Bike Anjo!

2019 também foi um ano de muitos desafios! Um deles, diretamente relacionado à manutenção e sustentabilidade das nossas atividades por todo o Brasil. Mas acreditamos muito no poder da conexão entre redes e que, de pouquinho em pouquinho, conseguimos fazer a diferença! De lá pra cá conquistamos alguns doadores-anjo que, com quantias mensais, contribuem para que a roda siga girando.

Você também pode contribuir com 10, 30 ou 50 reais mensais!
Topa?

Se preferir, você também pode fazer uma doação única. Para ela, não existe valor mínimo e nem máximo (#fikdik)!

Dia do Ciclista Bike Anjo:
Grande Manual dos Pequenos Gestos

Nós acreditamos que pequenas mudanças diárias podem transformar a realidade local, por isso compartilhamos pequenos gestos que podem fazer diferença não apenas para o seu dia, mas para quem está ao seu redor. Pensando nisso, criamos o Grande Manual dos Pequenos Gestos! Ele nos lembra que, ao ocupar a rua, temos direitos e responsabilidades, mas que, com um pouco de sensibilidade, conseguimos deixar nosso dia-a-dia e o trânsito mais leves, afinal, compartilhar a rua de forma segura é responsabilidade de todos.

Dia do Voluntário: Qual é a sua causa?

Na rede Bike Anjo temos voluntários que doam seu tempo porque amam ajudar as pessoas, outros por acreditar que a bicicleta é capaz de transformar vidas, alguns ainda, por acreditarem que, de pouquinho em pouquinho, podemos construir cidades e um mundo melhor. Há quem curta ensinar a pedalar, alguns preferem ensinar crianças, outros são apaixonados por ensinar pessoas mais velhas, temos os fotógrafos anjo, que também são voluntários, e os que trabalham insistentemente para mudanças nas políticas públicas do nosso país. Tudo de forma voluntária, doando seu tempo, seu carinho, seus saberes, amor, braços, abraços…

Celebramos mais um dia do voluntário, contando com mais de 7680 anjos cadastrados em nossa plataforma este ano!

Também rolou:

São Paulo ganhou uma nova EBA! Agora no Cupecê, na Zona Sul da cidade.

Anjo-móvel: uma onda de coletas pelo litoral pernambucano!

Bike Anjo RIo no Circuito Pedala Brasil 2019!

SETEMBRO

#SetembroAmarelo: falar é a melhor solução!
(e pedalar também ajuda)

Em Setembro também fizemos um chamado sobre a importância de um tema que pede muita atenção: a conscientização sobre a prevenção do suicídio. A campanha Setembro Amarelo, criada no Brasil em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), tem como proposta associar a cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro). Os organizadores do movimento, estimulam ações na rua, caminhadas, passeios ciclísticos, roupas amarelas ou simplesmente o uso do laço no peito para despertar a atenção e contribuir para a conscientização.  

Para compreender ainda mais o assunto, fomos buscar informações e conversarmos com pessoas que podem contribuir para que esse tema seja conversado de uma forma mais leve e sem tabus.

Dia Mundial Sem Carro: Há vida além do para-brisas: Experimente 1 Semana Sem Carro!

Já imaginou como seriam as cidades se as pessoas deixassem o carro na garagem por um dia? Você já parou para pensar quantas outras alternativas de mobilidade existem além do carro?

No #DiaMundialSemCarro deste ano — que aconteceu no domingo, 22/09 — propuzemos a reflexão sobre o uso excessivo deste veículo. Pensando nisso, lançamos o desafio a nossos seguidores: que eles experimentassem ficar 1 semana sem carro.

 

Esse desafio também vale para o próximo ano que vem aí! Que tal, experimentar usar menos o carro em 2020? 

Rá-tim-bum!

Setembro também foi um mês de festa! As cidades de Belo Horizonte, em Minas Gerais e de Recife, em Pernambuco, celebraram 7 anos de atividades! A festa foi bonita demais, com direito a bolo colorido e tudo mais!

Desejamos vida longa às nossas atividades pelo Brasil!

OUTUBRO

Dia das Crianças: Pedale com(o) uma criança!

Neste Dia das Crianças, desejamos que possamos oferecer às nossas crianças experiências e vivências incríveis como um picnic ao ar livre, um dia no parque ou um passeio de bicicleta pela cidade. As férias escolares estão aí e essa dica vale para todo o ano! 

Ao aprender a pedalar e dominar gradativamente o uso da bicicleta, em diferentes cenários e terrenos, promove o aprendizado de três competências fundamentais para o desenvolvimento sadio das crianças: a habilidade de usar o corpo para impulsionar um meio autônomo de locomoção; a consciência sobre as próprias limitações e a capacidade de avaliar os riscos inerentes a esse exercício de domínio do corpo em conjunto com a bicicleta, no qual cair, levantar e começar de novo leva a uma profunda sensação de autoconfiança e liberdade.

Como foi a Cicletada de las Niñas 2019 pelo Brasil

No domingo, 20 de outubro de 2019, diversas cidades latinoamericanas e de todo o mundo, foram para as ruas na Cicletada de Las Niñas, um pedal que busca promover e celebrar especialmente a presença de meninas e mulheres ciclistas e tem como objetivo tornar visível que as ruas pertencem a elas e que elas podem (e DEVEM!) viajar livremente, em segurança e de bicicleta.

No Brasil, várias cidades aderiram ao evento e, em algumas dessas cidades, as Bike Anjas foram as organizadores e estiveram presentes levantando e defendendo essa bandeira.

NOVEMBRO

Colocamos mais uma edição do Fundo Local no ar!

Fundo Local é um edital de apoio financeiro a ações, campanhas, projetos ou atividades relacionadas ao fortalecimento e engajamento das Articulações Locais da rede Bike Anjo. Sucesso absoluto em suas últimas edições e com mais de 40 projetos inscritos no #4FundoLocal, em 2018, o edital chegou à sua 5ª edição e traz a cada nova edição, mais novidades e melhorias, lições aprendidas! 

As inscrições estão abertas até 15 de janeiro de 2020.

Teve bike anjos na nova Diretoria da UCB!

Em Novembro deste ano, a cidade de Maringá, no Paraná, recebeu o Bicicultura, fórum nacional da bicicleta, realizado pela UCB – União de Ciclistas do Brasil, em parceria com a Ciclonoroeste, BR Cidades, UEM, Prefeitura Municipal de Maringá, BiciCultura Maringá, UFPR, Mundo Livre FM, Ciclotur, Circular Cultura, Mobilibike, Bicicletaria Cultural de Curitiba.

Nesta oportunidade, foi eleita a nova chapa de gestão da Diretoria da UCB. A Associação Bike Anjo indicou como diretora presidente a anja Ana Luiza Carboni, do Bike Anjo Niterói. Para compor a chapa, também foram indicados, Felipe Alves, de Fortaleza e diretor financeiro da atual gestão, indicado pela Ciclovida, e Ruth Costa, do Coletivo ParáCiclo e Bike Anjo Belém, como diretora administrativa.

Bicicleta e Saúde Ambiental

Participamos do II Seminário Nacional de Vigilância em Saúde Ambiental que aconteceu entre 20 e 22 de novembro de 2019 em Brasília. O evento foi organizado pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), ligada ao Ministério da Saúde com o apoio da Organização Panamericana de Saúde (OPAS). 

A bike anja Ana Carboni apresentou a rede Bike Anjo, falando sobre os benefícios do uso da bicicleta para a saúde e melhoria da qualidade do ar durante o painel Pautas Convergentes. 

9 anos de rede Bike Anjo:
bora brincar na rua?

No domingo, 24 de novembro, a rede Bike Anjo comemorou 9 anos de existência. 

Nesses 9 anos reunimos na nossa bagagem infinitos sonhos e alguns medos, pequenos erros e grandes aprendizados, alguns joelhos ralados, mas milhões de quilômetros pedalados.

Quase uma década depois de sua idealização, podemos afirmar que estamos crescendo. Já não somos mais uma rede “bebê”, mas  seguiremos dizendo que uma das coisas que mais amamos fazer – e desejamos seguir fazendo sempre – é BRINCAR.

Celebramos o aniversário da rede em mais de 18 cidades brasileiras, com o EBÃO!

Foram centenas de atendimentos em um único dia, mais de 18 cidades participaram da festa e ensinaram adultos e crianças a pedalar, ou apoiaram pessoas que foram praticar e comemorar com a gente!

As redes sociais foram recheadas de fotos, registros e depoimentos de quem estava em êxtase por aprender (ou ensinar!!!) a pedalar!

Para nós, não há comemoração melhor!

Veja algumas fotos!

DEZEMBRO

Rumo à cidade sede do #7ENBA!

Enquanto o ano não acaba oficialmente, a gente já tá pensando em 2020! Ainda este ano saberemos qual será a cidade que sediará o 7º Encontro Nacional do Bike Anjo. As duas cidades candidatas foram Volta Redonda, no Rio de Janeiro e Curitiba, no Paraná!

Onde será que vai rolar o #7ENBA?

CEIA ANJO

Para finalizar o ano, com chave-de-ouro, fizemos um Encontro Virtual, já que estamos todos distribuídos por todoooo o Brasil, para celebrar e conversarmos sobre as sensações e conquistas do ano. O papo foi uma delícia e teve direito até a frutas, panetone e vinho. Praticamente uma Ceia Coletiva, online! 

Na rede Bike Anjo, quando vivemos alguma experiência muito intensa e avassaladora juntes, gostamos de fazer uma avaliação breve de como ela ressoou em cada um de nossos anjos e anjas. Com o ano de 2019 não poderia ser diferente. Perguntamos a nossos voluntários, como eles definiriam 2019, se pudessem usar apenas uma palavra. Algumas delas estão abaixo! E pra você? Como você definiria esse ano em uma palavra?

2019 em uma palavra:

Parceiros

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support