#17 Vida de Bike

Pedal em família

Por Chantal Brissac

Ele é superintendente de Recursos Humanos do Santander Brasil, responsável pela área de People Analytics, metodologia que ajuda a fundamentar, por meio da análise de dados, as decisões sobre a gestão dos funcionários. Vinicios Costa é um talentoso e bem-sucedido executivo de 37 anos, formado em administração e com MBA em Finanças, que vive entre reuniões com a cúpula do banco e seu time, atrás de soluções que tragam melhor desempenho e produtividade.
E até por isso – por priorizar a eficiência, a saúde financeira e a boa gestão do tempo – que Vinicios não poderia escolher outro modal que não fosse a bicicleta. É ela sua parceira para ir e voltar ao trabalho diariamente, transportar suas filhas e também nos momentos de lazer com a esposa e as crianças: Laura, de 5, e Luiza, de 3. “Sigo firme e forte com a bicicleta, até em dias de chuva e frio. As meninas não têm ido comigo porque as escolas delas não voltaram ainda. Mas a mais velha já começou a pedalar e ama. Acho importante ser um exemplo para elas no que tange à sustentabilidade, à saúde (por causa dos exercícios e da redução de stress) e ao orçamento familiar. A bicicleta é tudo isso e muito mais”, diz Vinicios.

Com as filhas Laura e Luiza, em foto de 2019; Vinicios adaptou a bike com cadeirinhas e cintos de segurança para levá-las diariamente à escola

 

Ele fala com empolgação e não é por acaso. A bike transformou sua vida. Há quatro anos, Vinicios morava distante do trabalho e demorava mais de uma hora no trânsito por trajeto. Um dia, sua filha, então com um ano de idade, passou mal na cadeirinha, a ponto de vomitar de stress durante o percurso de carro. “Deste dia em diante eu decidi mudar de um apartamento melhor para um pior, só que mais próximo para que pudesse levar minha filha de bicicleta para a escola, transformando um momento de stress em um divertimento. E foi incrível! Passávamos dentro da feira e brincávamos de quem ia achar primeiro determinada fruta, procurávamos carros amarelos etc. Além disso, passei a ser mais sustentável e fazer uma atividade física. O que foi ótimo financeiramente, para o planeta e para a minha saúde”.

Ele estava sedentário e acima do peso e ganhou energia, disposição e condicionamento físico, além de reduzir a zero a tensão e o cansaço.


Vinicios contou com a facilidade do lugar onde trabalha. A Torre Santander, no bairro paulistano da Vila Olimpia, tem bicicletário com 90 vagas e um super vestiário para os colaboradores, no qual os ciclistas têm kit para banho (com toalha, xampu e tudo mais), sala de alongamento e também encontram ferramentas de manutenção para suas bikes. Uma política de incentivo inteligente e fundamental nos dias de hoje, e que felizmente vem sendo praticada por mais empresas no país.
 
 O bicicletário do Santander tem vagas para 90 bikes e conta com vestiário equipado com kits e toalhas
 Ele é otimista e tem esperança de que a cidade de São Paulo se torne mais gentil, sustentável e saudável. “Precisamos ser o exemplo que queremos ver no mundo e culpar menos os outros. Respeitando a faixa de pedestres, não transitando em acostamentos, trocando carros por bicicleta. Acho que é um processo que está em curso. Notamos isso durante essa pandemia, com o aumento de ciclistas nas ciclovias, o que é um ótimo sinal. Acredito que poderemos entrar em 2021 com hábitos melhores e sustentáveis”.
 

Com a sua bicicleta, que ele chama de Sunny – “Não tinha contado o nome dela pra ninguém, mas quem gosta de andar de bike parece ter uma relação de carinho com este meio de transporte”, ele confessa, rindo – Vinicios se sente livre, forte e feliz. Nas viagens que costuma fazer para o litoral norte de São Paulo, a bike vai no hack do único carro da família, e lá é usada para passeios na areia e em vista a lagos e rios. “Continua sendo uma boa forma de respirar um ar e fazer exercícios, e obviamente com máscaras”.

 A sua Sunny, na praia, um registro dos momentos felizes com a família
 

Além disso, pedalar em família é um jeito muito especial de estreitar laços com os filhos e aproveitar o tempo de forma saudável, ao ar livre, especialmente nos dias de hoje, em que as crianças ficam muitas horas diante de telas e celulares.

 Vinicios Costa se lembra bem de como a bicicleta surgiu na sua vida. Era bem pequeno, ele se recorda. “Quando eu aprendi a tirar as rodinhas, meu pai comprou uma muito maior do que o meu tamanho para não ter que comprar outra na sequência. Temos ela até hoje!”, diz Vinicios, que ama também fotografar, cozinhar e aprender novas habilidades e idiomas.
Vida de Bike é uma parceria do ProColetivo e Bike Anjo. 

 

Receba as novidades

Fique por dentro de todas nossas novidades

Parceiros

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support