#19 Vida de Bike

Uma família que pedala unida

Por Chantal Brissac

 

A jornalista e empresária Melissa, de 34 anos, começou a pedalar aos sete anos, com os amiguinhos da vizinhança. Ela morava em uma vila, e lembra que no final havia uma ladeira, que virou a plataforma de largada ideal para a criançada se soltar, ganhar impulso e aprender a pedalar. “A gente ia parar numa casa de madeira na frente, porque nem sabíamos frear”, conta, rindo. “Tenho umas marcas no joelho até hoje desse formato meio loucão de pedalar”.

 Melissa com a sua bicicleta de rodinhas, primeira etapa do aprendizado infantil
 

Murilo, arquiteto e urbanista, de 36, também curte a bicicleta desde criança. Mas foi uma exposição sobre o tema, que ele realizou em 2009, que impulsionou suas pedaladas na cidade histórica onde nasceu. Casado com Melissa há nove anos, compartilha com ela a paixão pela bike, que renova os motivos para passeios por Belém e descobertas de lugares próximos, além de trilhas e cicloviagens que fizeram antes de aumentar a família, também já inserida no pedal.

 

Ravi, de cinco anos, e Raul, de um ano e nove meses, vivenciam o prazer e o movimento da bicicleta desde a vida intrauterina. Melissa pedalou durante as gestações; quando os meninos nasceram, eles passaram a ser transportados em slings e depois nas cadeirinhas.

 
 Pedalando com Ravi na cadeirinha e grávida do Raul
Ravi e Murilo na bicicleta; ao fundo, Melissa com amigos
 Primeiros ensaios de Ravi na bicicleta
 

Com o tempo, Ravi estreou na Balance, sem pedais, ótima para treinar o equilíbrio; agora, Raul herdou a bike do irmão, que está começando a treinar em uma magrela de verdade (acima). O casal pretende sair para viagens de bike quando chegar a vacina e os meninos crescerem um pouco mais. “Eles adoram e a gente fica feliz de manter a família unida com esse hábito saudável e sustentável”, diz Mel, como é conhecida pelos amigos. Eles fizeram de bike a Chapada Diamantina e também pedalaram pela Estrada Real, rota histórica que passa por Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

 A viagem pela Estrada Real, rota histórica que passa por Minas Gerais, Rio e SP
 O casal em sua primeira cicloviagem, na expedição à Chapada Diamantina
 

Cicloativistas desde 2011, quando passaram a integrar o movimento Bicicletada Belém, que reúne pessoas para pedalar na cidade, eles se uniram à rede Bike Anjo há cinco anos, participando de forma ativa nas EBAs (Escola Bike Anjo) e eventos em Belém. Também estão à frente do Coletivo ParáCiclo, idealizado por Murilo e Robinson Bahia com o objetivo de organizar, promover e desenvolver atividades, ações e projetos que fomentem cada vez mais a mobilidade ativa, principalmente a bicicleta. “A gente acompanha e cobra políticas públicas, faz geração de dados por pesquisas e cria projetos de educação e intervenção urbana”, explica Mel.

 Bicicletada para marcação de ciclofaixa em Mundurucus, em 2013
 Atuando como Bike Anjo, Melissa sentiu a necessidade de criar o Pedala, Mana!
 

Outra conquista foi a implantação do Pedala, Mana!, criado por ela e outras ciclistas para estimular o pedal feminino em Belém. “A ideia surgiu devido ao grande número de mulheres atendidas no EBA, cerca de 70%. O Pedala, Mana! É um braço do Bike Anjo e organiza passeios e encontros ciclísticos, além de palestras e oficinas de mecânica. Nosso próximo passo é implantar o projeto na periferia da cidade”.

 

Mel e Murilo não param. Para ajudar a melhorar a mobilidade da capital paraense, centrada no uso do carro, eles e o time do Coletivo ParáCiclo fizeram uma mobilização para que os candidatos deste ano se comprometessem com a mobilidade ativa e sustentável. Gravaram vídeos com os candidatos ao executivo para que pudessem expor suas propostas de governo e soluções para os problemas da cidade. “O ParáCiclo também fez uma ampla pesquisa sobre a qualidade das calçadas em Belém, em um projeto idealizado pela organização Mobilize, que buscou mapear as calçadas no Brasil, e Belém ficou em último lugar entre as capitais. A caminhabilidade aqui é horrível, as calçadas não têm arborização, tamanho adequado e são cheias de obstáculos”, observa a jornalista.

 A família, esperando Raul
 Raul, feliz nos seus primeiros treinos com a Balance
 

Em relação à bike, ela lembra que houve aumento de 50% de ciclofaixas na cidade, mas elas não têm boa estrutura e não contam com manutenção. “Não temos estímulo do poder público, e a população precisa ser conscientizada. Muita gente vai de carro à padaria e vê o carro como única opção”. O ParáCiclo monitora também a emissão de gases de efeito estufa e luta para restringir o acesso de carros ao rico centro histórico da cidade, hoje bem deteriorado e abandonado.

 

Para 2021, Melissa espera que a vacina venha logo para que todos consigam sair às ruas e avançar com os projetos em prol de uma cidade melhor. O Coletivo ParáCiclo, com o apoio do Instituto Clima e Sociedade (ICS), deu início à Campanha Belém que Queremos. “A ideia é aumentar e melhorar a estrutura cicloviária e mostrar às pessoas que elas têm direito à cidade, a ocupar as ruas, caminhando e vivendo com segurança e saúde”.

 Manifestação de luto por Janice Dias; foto de Elivaldo Pamplona/O Liberal
 

Um baque recente foi a morte da ciclista Janice Dias, atropelada no final de agosto por um motorista que não prestou socorro. “Ela parou para o carro poder sair da garagem, ele fez uma curva superfechada e passou por cima dela. Já rolou o inquérito todo, mas a Justiça arquivou o caso. Fizemos uma mobilização grande e seguiremos lutando por justiça, porque não foi acidente”.

 

Melissa e Murilo prosseguem, esperançosos, sobre as duas rodas sustentáveis. Rodas que trazem liberdade, autonomia, alegria e saúde. E esperam ver os filhos pedalando e caminhando em uma cidade melhor nos próximos anos. “A gente luta para ter uma cidade segura para crianças e idosos, porque assim ela é segura para todo mundo”.

 Vida de Bike é uma parceria do ProColetivo e Bike Anjo. 

 

Receba as novidades

Fique por dentro de todas nossas novidades

Parceiros

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support