O Dia Nacional do Ciclista é uma homenagem póstuma ao ciclista e estudante de Biologia Pedro Davidson, conquistada pela Rodas da Paz de Brasília (DF). Desde 2018, o dia 19 de agosto se tornou símbolo da reflexão sobre respeito e segurança no trânsito e de promoção do uso da bicicleta como meio de transporte sustentável.
A Bike Anjo é uma rede de pessoas que acreditam na bicicleta como uma ferramenta para a transformação das pessoas e das nossas cidades. Para nós, quanto mais pessoas pedalando, melhores serão as nossas cidades, com mais ciclistas, mais pessoas nas ruas, praças e parques, mais ciclovias/faixas/rotas, mais segurança e empatia!
Usar a bicicleta nos remete à infância ou a um momento esportivo. Mas não pense que bike é coisa apenas de esporte não, tem muita mais gente que usa a magrela por aí! Segundo a pesquisa do Perfil do Ciclista de 2018, a maioria dos ciclistas usam a bike para chegar até o trabalho! Pois é, tem ainda quem usa para passear, fazer compras, fazer exercícios, estudar, e até quem usa bike como ferramenta de trabalho, como é o caso de quem trabalha com entregas.
E as bikes ainda movimentam o mercado! Segundo a pesquisa Economia da Bicicleta realizada pela ong Aliança Bike e LabMob/URFJ só em 2018 o setor de bicicleta no Brasil produziu mais de 5 milhões de bicicletas, o que revela toda a cadeia produtiva e geração de empregos por trás da bike, que impacta ainda na produção de pesquisas no trabalho de organizações voltadas para esse setor. Com a Pandemia em 2020, as vendas de bicicleta tiveram um aumento de de 118% em comparação com o mesmo período de 2019, segundo a Aliança Bike, além do aumento registrado no uso em diferentes cidades pelo Brasil e do mundo, quando a OMS estimulou que as pessoas pedalassem devido ao baixo risco de contaminação e possibilidade de prática individual.
Lembramos ainda que a prática regular da bicicleta auxilia a reduzir riscos de pressão alta, problemas respiratórios, diabetes, obesidade, colesterol e problemas cardíacos, segundo . A Pesquisa de Impacto do Uso da Bicicleta na Cidade de São Paulo e Rio de Janeiro traz também esses dados informando também sobre a economia ao SUS com a redução de internações por problemas de saúde!
“Os ciclistas são hoje responsáveis por uma redução de 3% de todo CO2 emitido com transporte na cidade e esse número poderia chegar até a 18% se as pessoas usassem mais a bicicleta em trajetos considerados ‘pedaláveis’ – trajetos de até 8km ou aproximadamente 30 minutos pedalando” – Estudo Impacto Social do Uso da Bicicleta em São Paulo, CEBRAP*, 2018
Bom, motivos não faltam pra tirar a magrela de casa e pedalar por aí! Mas como fazê-la com segurança?
Na Bike Anjo temos algumas dicas de como sair de bike, na nossa Cartilha De Bike Ao Trabalho lançada em Maio de 2021.
Grande Material dos pequenos gestos
E como diria o incrível Raul Aragão: “Pedalar é suave, perigoso é dirigir feito doido”
Fontes:
Pesquisa Perfil do Ciclista 2018