As Bike Anjas são mulheres que se organizaram para promover e mobilizar outras mulheres para que utilizem a bicicleta nas cidades. O movimento surgiu a partir da necessidade de engajar mais mulheres como voluntárias da ONG Bike Anjo e trazer mais aprendizes (na sua grande maioria mulheres) para pedalar na rua. Segundo a pesquisa de impacto do Bike Anjo, realizada em todo o país e publicada em 2021 nós mulheres somos maioria como aprendizes (80,1%) e a minoria como voluntárias engajadas (43,5%). No processo de criação dos núcleos pelo Brasil, foram sendo elaboradas e executadas diversas atividades e oficinas com a finalidade de estimular o uso da bicicleta pelas mulheres. A Oficina de Conforto apresenta dados sobre a utilização de bicicleta por mulheres, sobre o perfil das ciclistas, e sobre as razões apresentadas pelas mulheres o que as faz pedalar menos e o que as faria pedalar mais. Utilizamos também a Pesquisa Perfil do Ciclista Brasileiro referente aos anos de 2015 e 2017. Nesta oficina propomos ainda dinâmicas para discutir os seguintes temas: “Porque, historicamente, as mulheres aprendem menos a pedalar“, “Qual a percepção dos principais desafios das ciclistas” e “O que acham que pode ser feito para trazer mais mulheres para a ciclomobilidade?“ Este é um momento de troca de experiências e vivências e que é reproduzido em grupos diversos núcleos locais de Bike Anjas.
De 2017 para cá amadurecemos enquanto grupo de mulheres, e continuamos no processo de fortalecimento de atividades voltadas para o nosso público. Neste ano, nos inscrevemos no edital “Vai Longe” que é o programa de aceleração de projetos, promovido pela Tembici, empresa líder de tecnologia para micromobilidade na América Latina, com apoio da Transporte Ativo, que visa apoiar projetos que fomentem o uso da bicicleta como meio de transporte por meio de soluções inovadoras que contribuam para a mobilidade no Brasil.
O projeto objetiva a disseminação de conhecimento e boas práticas sobre bicicleta e como pedalar corretamente na cidade com conforto e segurança, por meio de uma cartilha virtual construída coletivamente pelas Bike Anjas do Brasil e realização de encontros virtuais para abordar os temas da cartilha, atendendo mulheres que queiram utilizar a bicicleta como meio de transporte. As participantes serão convidadas a se tornarem voluntárias multiplicadoras do aprendizado. Serão realizadas oficinas virtuais de capacitação para as participantes multiplicarem o aprendizado em diferentes cidades com encontros virtuais, contando com o apoio das atuais voluntárias da rede.
Nosso público-alvo são mulheres de 16 a 50+ anos, público LGBTQIA+, negras e teremos abrangência nacional.
Lançaremos no mês da Mobilidade, em Setembro, um E-book com conteúdos direcionados a mulheres, com os seguinte temas:
- A mobilidade urbana e a autonomia de mulheres
- Aprendendo a pedalar: metodologia de aprendizagem e aperfeiçoamento
- Comportamento e condução da bicicleta no trânsito de acordo com o CTB
- Dicas de conforto e cuidados com o corpo e bicicleta
- Mecânica básica
Além disso, faremos oficinas virtuais abordando os temas do e-book, em 5 cidades Brasileiras:
- Belém/PA
- São Luís/MA
- Brasília/DF
- São Paulo/SP
- Porto Alegre/RS
Após essas oficinas também faremos uma capacitação de Anjas que participaram de todo o processo, ou seja, faremos com que alunas virem professoras , multiplicando assim o conhecimento e a utilização da bicicleta como meio de transporte.
Estamos animadas com essa conquista e acreditamos que isso fortalecerá a nossa rede de mulheres, trazendo mais anjas para as ruas e para nossa rede de voluntárias.
Fiquem ligadas nas nossas redes sociais para saber quando e onde serão realizadas as oficinas.
@bikeanjas.sp @bikeanjas.cg @bikeanjas.bh @bikeanjas.df @pedalamanaa @pedaldasminasslz @bikeanjas.pe