O QUE É
Desde 2006, o Desafio Intermodal sé um teste comparativo que propõe a avaliar qual é o meio de transporte mais eficiente na mobilidade urbana em diversas cidades brasileiras.
Utilizando diferentes formas de deslocamento, são avaliados o tempo gasto para se chegar ao destino final, o custo gerado e a emissão de gás carbônico. Por isso, o Desafio é mais que uma “corrida maluca”, pois não basta chegar em primeiro lugar: o impacto ambiental e o custo do deslocamento também se tornam importantes.
O levantamento desses dados estimula a discussão sobre a eficiência sustentável de cada deslocamento e o desempenho do transporte público ano a ano, assim como outros fatores que podem influenciar a mobilidade nas cidades.
COMO FAZER
Para realizar o Desafio Intermodal, é necessário contar com pessoas em diferentes modais de transporte presentes na cidade. Recomenda-se pelo menos 2 pessoas nos modais, que podem ser:
- Pedestre caminhando
- Pedestre correndo
- Pedestre+ônibus
- Pedestre+metrô
- Ciclista por vias rápidas
- Ciclistas por vias calmas
- Ciclistas por ciclovia
- Handbike (bicicleta pedalada com as mãos – saiba mais)
- Ciclista + Metrô, com bicicleta dobrável
- Motociclista
- Motorista em carro próprio
- Pedestre em carro de aplicativo
- Pedestre em táx
- Trem + Metrô
- Trem + Ônibus
- Patins
- Patinete
- Cadeirante em Transporte Coletivo
- Skate
- Helicóptero
Mais informações em vádebike.org
Defina um local de origem e outro de destino, que podem ter um raio médio de 8km. Defina o horário de concentração e saída e oriente os participantes sobre as recomendações:
- Uso de máscara
- Distanciamento social nos locais de concentração e chegada
- Respeito às leis de trânsito
- O trajeto pode ser definido por cada participante, desde que saia e chegue no mesmo local que os demais
O local de chegada deve ter pessoas prontas para marcarem o horário de chegada de cada participante e entregar um formulário a ser preenchido por cada um.
Para acessar o formulário, planilhas de tabulação e relatórios das edições dos anos anteriores, acesse a pasta de documentos da UCB.
COMO COMUNICAR
Envie o convite de participação no Desafio para grupos locais e parceiros. Para bicicletas elétricas e outros modais que podem ser mais difíceis de encontrar, considere realizar parceria com empresas locais que possam disponibilizar ou apoiar.
Convite a mídia local por meio de release à jornais, rádios, grupos locais e e o que for pertinente. Muitos repórteres cobrem o Desafio pedalando ou em outro modal.
Convide os representantes do poder público e órgãos responsáveis pelo trânsito e mobilidade, assim como políticos eleitos, para participarem do Desafio.
Após tabulação dos dados, comunique os resultados às mesmas pessoas que receberam o convite e publique nas redes sociais!
Sugira que os participantes façam fotos e vídeos.