TransBike: feminismo, transsexualidade e a construção de ser mulher
Quero começar esse texto saudando a belíssima canção “Não precisa ser Amélia ” da Bia Ferreira em que diz “ não se nasce feminina, torna-se mulher”
Pois, além das semelhanças neurais que nós mulheres transgêneras e cisgêneras compartilhamos, como demonstradas na pesquisa de Giancarlo Spizzirri – USP, nós também compartilhamos o desafio de nos entendemos e nos construirmos quanto mulheres em uma sociedade machista, misógina e patriarcal como a brasileira.
Mas Doutora! Como é esse, se construir mulher trans em conjunto com a diversidade de mulheres brasileiras?
E a resposta é: desafiadora, pois como o feminismo nos fala, não há jeito certo de ser mulher e de se construir como mulheridade, devido aos diferentes recortes de raça, sexualidade, regionalidades e financeiros que nos perpassam diariamente.
Contudo, minhas experiências feministas, principalmente após o início da minha transição de gênero. Vem me mostrando que a irmandade/ sororidade é um aspecto fundamental nas múltiplas construções das mulheres trabalhadoras, mães, negras, brancas, cientistas, cicloativistas, LBTQIA+ e dos mais variados recortes sociais.
Sororidade essa criadora de espaços acolhedores, de luta, de saúde mental, rede de apoio e de amor como o @pedalamanaa que vem fazendo um poderoso trabalho ciclofeminista no norte do país, com diversas ações que incluiu o 1o pedal pela visibilidade trans da região norte do Brasil com a participação da @familiahope.
Sendo um dos meus espaços de construção como mulher, onde retiro diversos exemplos diários do que é ser mulher de luta e multifacetada nesse nosso Brasil.
Portanto, minha dica final sobre o caminho de se construir mulher é ir ao encontro da sororidade feminista que encontramos nos diversos cantos do Brasil.
E feliz dia de todas as mulheres.
#bikeanjo #bikeanjas #bikeanje #transbike
Este texto foi escrito por: Dra. Danny Ventura, Biomédica esteta, Mestranda em neurociências e biologia celular – UFPA, Cicloativista e conselheira fiscal da rede Bike Anjo