Seja um agente de mudança!

Problemas com ônibus? Ligue 156 (24h) e denuncie. É necessário linha, código do ônibus, horário e local.

Problemas com táxis? Ligue para o DTP 2692-3302, 2692-4094, 2291-5416, 2796-3299 (seg-sex 8h-17h) e denuncie. É necessário placa, horário e local.

Problemas com uma viatura da CET? Ligue 1188 (24h) e denuncie. É necessário placa, código do carro, horário e local.

Problemas com carros de empresa? Procure o “como estou dirigindo” ou, se não houver, anote o nome da empresa e a placa. Depois procure no Google e reclame. Isso faz uma diferença enorme no nosso trânsito.

Problemas com carros particulares? Não tem jeito, a única forma de tentar melhorar essa pessoa é conversando com ela. Como ela naturalmente vai parar no trânsito logo adiante, experimente uma abordagem simpática e educativa, explicando o que ele fez de errado ali atrás e dando motivos para não repetir isso. “Todos queremos uma cidade melhor” – taí uma ótima forma de se despedir e continuar o seu caminho.

Se envolveu em algum acidente com carro? Deve-se lembrar que o Código de Trânsito Brasileiro deixa explícito que a preferência é sempre do ciclista, e portanto o motorista sempre deve zelar pela sua segurança. E assim deve ser norteada a discussão do acidente caso tenha dado algum dano para um dos veículos. A primeira coisa a fzer em caso de acidente é ANOTAR A PLACA DO CARRO. Em seguida, não saia do local do acidente,  ligue para a Polícia Militar (190) e para a emergência do SAMU (192) ou Bombeiros (193). Assim você garante que a ocorrência seja registrada na hora, o motorista será direcionada à delegácia e você ao hospital (mesmo que seja uma unha quebrada!). Veja AQUI um relato completo para entender a importância deste procedimento.

Viu irregularidades na rua? (carros na calçada, sinalização ruim ou semáforos apagados, por exemplo) Ligue 1188 (24h) e avise.

No prédio do seu trabalho não tem bicicletário nem chuveiro? Busque um telefone ou e-mail de reclamação na administração do prédio e mande uma mensagem. Encaminhe e mobilize outros ciclistas para lhe ajudar na pressão. Busque também o Twitter (ou outras redes sociais) da administração do prédio para cobrar.

Voltar para Dicas

Receba as novidades

Fique por dentro de todas nossas novidades

Parceiros

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support