Em setembro de 2020, elaboramos um documento de Retorno dos Atendimentos Individuais, no qual indicava o retorno de atendimentos para as cidades que tivessem anjos dispostos a ensinar a pedalar ou de realizar o acompanhamento no trânsito de maneira individual, voltado apenas para pessoas adultas, que não integram grupos de risco. Lembrando que tais atendimentos dependiam da disponibilidade / conforto dos anjos de diferentes cidades, e permissões sanitárias adotadas por cada município, sendo possível caso não houvesse nenhum anjo disponível que a cidade não retornasse seus atendimentos.
Em agosto de 2021 a Bike Anjo voltou a se reunir para avaliar a situação em 2021 e considerar possíveis mudanças a partir da evolução do processo de vacinação.
O objetivo deste protocolo é construir a possibilidade de retorno de atendimentos a um público maior, para além das limitações estabelecidas em 2020, e orientar medidas para a realização de uma EBA ADAPTADA aos tempos pandêmicos.
Os atendimentos individuais podem continuar sendo realizados através de cadastro no nosso site bikeanjo.org.
A partir da Reunião realizada dia 04/08/2021, buscamos estabelecer diretrizes nacionais e locais para orientar esse retorno:
- Possibilidade de retorno da EBA ADAPTADA ao final do processo de vacinação de adultos para as 2 doses (ou uma no caso da vacina única) como medida de segurança. Cabe a cada cidade avaliar a necessidade de aguardar uma 3ª dose seguindo o cronograma de vacinação local. Por isso, a data de retorno pode variar entre cidades, porém acreditamos que tais exigências sejam possíveis a partir de outubro, com liberdade de cada cidade avaliar o andamento da vacina nas suas determinadas localidades.
- Cada cidade poderá avaliar a necessidade de adiamento dessa data diante de possíveis mudanças no cenário local quanto à saúde e segurança de anjos e aprendizes.
----------- ITENS ESSENCIAIS -----------
- Máscaras ( em uso e ao menos uma reserva) – uso pessoal e intransferível. ( De preferência o modelo PFF2)
- Álcool 70% em gel para mãos
- (Para Anjo) Álcool líquido e papel toalha: Em caso de uso de bicicleta da bike anjo é recomendada a higienização da bike antes e após o atendimento (caso o aprendiz leve sua própria bike esse passo não é necessário).
- Garrafa de água própria (assim como nas academias, o participante deverá levar sua própria garrafinha com água, sem fornecimento pelo anjo ou local, de forma a diminuir a manipulação de itens durante a prática) – uso pessoal
- (Opcional) Óculos de proteção ou Protetor / Viseira facial (face shield) – uso pessoal
----------- ORIENTAÇÕES -----------
- O público a ser atendido será composto de adultos a partir dos 18 anos, com indicação de atendimento de crianças apenas com a presença de 1 responsável, que receberá as orientações do anjo. A avaliação do público alvo pode variar em cada cidade/articulação diante da avaliação dos anjos locais.
- Todos devem essencialmente utilizar máscaras durante todo o atendimento, preferencialmente do modelo PFF2, sendo o modelo mais recomendado atualmente (sugerimos que, caso seja possível, a articulação pode comprar algumas unidades e disponibilizar para venda ou doação aos alunos).
- O atendimento deve envolver apenas 1 anjo e 1 aluno por vez. Indicamos realizar um intervalo para descanso do anjo e higienização da bicicleta de forma a evitar o encontro de 2 aprendizes, a critério / análise de cada localidade sobre o contexto dos atendimentos.
- Não recomendamos a presença de acompanhantes, a não ser que seja necessário.
- Não recomendamos o contato físico entre instrutor e aluno, a não ser que seja necessário durante o exercício de equilíbrio.
- Priorizar locais abertos com distanciamento de outras pessoas;
- É indicado o uso pessoal de álcool gel ou líquido 70% para anjo e aprendiz.
- Os atendimentos devem acontecer mediante inscrição prévia, divulgada nas redes sociais da articulação/cidade com limite máximo estabelecido localmente diante do número de anjos disponíveis.
- Para a realização do atendimento no dia determinado, solicitamos, para todas as pessoas presentes, entre voluntárias e aprendizes, que declarem estar vacinadas, pelas 2 doses, ou no caso for a dose única e que tenham consigo para apresentação da carteira de vacinação ou do comprovante do sistema do Sus “Connect Sus” informando o processo completo de vacinação.
- Fica como responsabilidade de cada pessoa (aprendiz ou anjo) levar a sua própria garrafa de água individual.