Sobre nós

O que é a Bike Anjo

Conheça um pouco mais do nosso trabalho

A Bike Anjo é uma rede de pessoas que acreditam na bicicleta como uma ferramenta para a transformação das pessoas e das nossas cidades. Para nós, quanto mais gente pedalando, melhores serão as nossas cidades

A Bike Anjo é:

  • Uma corrente do bem
  • Uma rede orgânica, espontânea, colaborativa e altruística
  • Difusores dos benefícios da bicicleta e de cidades mais humanas

Equipe

Nossa equipe institucional e diretoria

Foto de Daniela Rodrigues
Daniela Rodrigues
Diretora Administrativa Daniela Rodrigues – Bike Anjo Vitória

Sou mineira e resido no Espírito Santo há mais de década, local onde conheci a rede Bike Anjo quando procurava por algum projeto de voluntariado que envolvesse a bicicleta ou leitura, foi amor à primeira recepção na EBA de Vila Velha! Integro a articulação local de Vitória desde 2017 e estou como diretora da associação desde 2020, antes como financeira agora administrativa. Estudante de letras, filha, amiga, bicicleteira, queer, acumuladora de livros e em busca de minhas raízes, onde quer que estejam, chegarei lá pedalando.

Bia Viana
Bia Viana
Diretora Presidenta Bia Viana – Bike Anjo Belém

Bia Viana, de Belém do Pará, aprendi a pedalar com a Bike Anjo há 4 anos e logo me vi encantada por tudo que a bicicleta me trouxe, hoje faço parte da Articulação Local da Bike Anjo Belém – BABEL (e do Pedala Mana – Bike Anjas de Belém) e do Coletivo ParáCiclo, ensinando pessoas a pedalar e incentivando o uso da bicicleta na cidade e estou como Diretora Presidenta da Bike Anjo.

Lucas Guima
Lucas Guima
Diretor Financeiro Lucas Guima – Bike Anjo Campinas

Sou de Campinas, interior de São Paulo, trabalho como analista de sistemas e estou na rede Bike Anjo desde 2015. Pedalei muito quando era pequeno e quando voltei, depois de adulto, o gosto se manteve. Já usei a bicicleta para ir trabalhar, como lazer na cidade, em trilhas e já viajei com a magrela. Encontrei na rede uma forma de compartilhar a minha paixão por pedalar e vislumbrar uma cidade melhor para as pessoas. Pela rede também conheci diversos coletivos e iniciativas dos quais passei a fazer parte e contribuir.

Foto de Danny Beatriz
Danny Beatriz
Danny Beatriz Conselheira Fiscal – Bike Anjo Belém

Olá sou Danny Ventura, biomédica estéta, mestranda PPGNBC-UFPA, cicloativista e mulher trans. Conheci a rede bike anjo no auge das eleições de 2018 militando pela mobilidade ativa e quando ainda pedalava sozinha para esquecer dos problemas que tinha na época. De lá pra cá me apaixonei por essa rede que me acolheu, que me deu e me dá apoio nessa jornada do início da minha transição de gênero. Atualmente, uso a magrela no meu dia a dia aqui em Belém do Pará, tanto para ir e volta da universidade, quanto para outras atividades da Bike Anjo Belém – BABEL, Pedala mana e Paráciclo por toda a região metropolitana de Belém.

Foto de Jhonny Ferrer
Jhonny Ferrer
Jhonny Ferrer Conselheiro Fiscal – Bike Anjo Belém

Sou Johny Ferrer, Belém do Pará – Capital, trabalho como Técnico em Informática e estou na rede Bike Anjo desde 2013. Me encantei com o método de ensino as pessoas do qual não podia imaginar a eficiência e determinação de quem quer aprender andar de bicicleta, e essa organização só me trouxe felicidade e mais amor pelo que a bicicleta pode nos proporcionar. Espero poder contribuir com mais e mais pessoas para essa rede de ensino do pedal, e mais pessoas felizes no mundo da bicicleta.

Foto de Pedro Vasconcelos
Pedro Vasconcelos
Pedro Vasconcelos Conselheiro Fiscal – Bike Anjo São Paulo

Paulista nascido em Itapeva-SP formado em Análise e desenvolvimento de Sistemas, é Bike Anjo São Paulo desde 2014. Atuou como Diretor Presidente no biênio 20-21 e para o próximo biênio 22-23 ocupará o cargo de conselheiro fiscal.

Foto de Barbara Barbosa
Barbara Barbosa
Barbara Barbosa – Captadora de Recursos

Recifense, arquiteta, empresária e amante das cidades, considero que só passei a conhecer minha cidade quando comecei a pedalar, minhas principais pautas são as mulheres, das pessoas indígenas e pretas e dos deficientes no direito à cidade. Meu avô materno utilizava a bicicleta nos seus deslocamentos diários em Recife desde os anos 40, mas eu só vim utilizar esse modal como transporte em 2012, desde então me considero bicicleteira e cicloativista. Conheci a rede Bike Anjo na primeira EBA de Recife e instantaneamente me apaixonei pela felicidade das pessoas sentindo o ventinho no rosto pela primeira vez. Estou agradecida pela oportunidade e acredito que juntes podemos elaborar as melhores estratégias para atingir o que queremos. Conto com todes. #juntessomosmais

Foto de Júlia Guzmán
Júlia Guzmán
Júlia Guzmán – Articuladora de Mobilização

Sou acriana do pé rachado, mas bebi da água de Brasília há seis anos e agora divido meu tempo/espaço entre estes dois locais. O uso da bicicleta como transporte foi incentivado por uma amiga Bike Anja, isto transformou a minha vida, minha forma de pensar e trouxe vários novos amigos. Consequentemente, não pude deixar de fazer parte dessa rede de amor. Adoro trabalhar com o terceiro setor e já era voluntária Bike Anja DF/AC, fazer parte da equipe institucional mobiliza o meu coração. Tudo meu é de cor laranja 🙂

Foto de Jonathan Souza
Jonathan Souza
Jonathan Souza – Arquiteto de Software

Sou curitibano, porém moro em Bauru há cerca de 12 anos, sou casado e pai de duas meninas lindas. Atuo com desenvolvimento de sistemas há mais de 10 anos e estou com a missão de fazer o levantamento funcional e técnico da plataforma atual. Meu contrato é curto, mas acredito que deixarei algo muito legal para o time de tecnologia assumir posteriormente tanto para melhorias quanto para segurança da informação.

Foto de Luciana Souza
Luciana Souza
Luciana Souza – Articuladora de Comunicação

Sou carioca, moro em Sampa há quase 13 anos e trabalho na área da comunicação e design desde 2005. Há 8 decidi ir de bike para o trabalho e essa pequena mudança na rotina me levou a pedalar por vários caminhos até este momento de realização de um sonho: fazer parte da equipe institucional da Bike Anjo, e hoje estou como articuladora de comunicação. Sou voluntária da Bike Anjo São Paulo desde 2015, e há 6 anos em conjunto com outras voluntárias criamos a Bike Anjas/SP, e dentro desta área meu propósito é dar autonomia às mulheres através da mobilidade ativa. Acredito muito em nosso potencial enquanto rede na contribuição para transformações pessoais e das nossas cidades tendo a bicicleta como ferramenta nessa luta pelo direito à cidade.

Foto de Sarah Naomi
Sarah Naomi
Sarah Naomi – Social Media

Olá, me chamo Sarah, sou de Porto Alegre, mãe, periférica, indígena e amo a arte na mesma intensidade que amo as flores. E falando em amor, sou comunicadora da rede, onde tenho espaço e liberdade em criar e mostrar um pouquinho de mim e nós como rede. Antes de ter que encarar a maternidade eu pedalava o total de 40km para ir e voltar do trabalho e foi ali que declarei meu amor pelo pedal também.

Foto de Matheus Henrique
Matheus Henrique
Matheus Henrique – Desenvolvedor de Software

Olá, me chamo Matheus Henrique. Natural do Piauí, porém estou morando em Águas Lindas De Goiás, GO. Sempre fui apaixonado por ciência e tecnologia. Trabalho com desenvolvimento de software e estou muito feliz em fazer parte da Bike Anjo. Acredito que mobilidade é vida! Estamos em constante movimento e agora vou ficar responsável por cuidar da plataforma resolvendo alguns bugs e melhorando algumas coisas. Bora pedalar!

Foto de Fernanda Verdi
Fernanda Verdi
Fernanda Verdi – Gestora de Projetos

Sou a Fernanda, gaúcha de Porto Alegre e apaixonada por projetos colaborativos. Sou uma profissional feminista, formada em Design Visual e aprendi a usar as estratégias e metodologias dessa área para idealizar e gerir projetos que utilizam algumas das minhas paixões como ferramentas para a busca de transformações sociais. Atualmente, além de Gestora de Projetos da Bike Anjo, me dedico à produção e geração de oportunidades para projetos artísticos e culturais protagonizados por mulheres e pessoas LGBT+. Vivo muito na rua pela minha atuação como percussionista em blocos, fanfarras e rodas de samba e acabei criando um paralelo da força coletiva da música com a potência da bicicleta na construção de cidades que valorizam o coletivo. Poder deliciar a cidade em duas rodas de forma tão próxima, vulnerável e autônoma me fez entender ainda mais a urgência de desenvolvermos projetos que contemplem a mobilidade urbana como ponto focal para transformações sociais. Fico super feliz por fazer parte da equipe da Bike Anjo e poder contribuir para esse objetivo.

Foto de Vivian Garelli
Vivian Garelli
Vivian Garelli – Gestora Institucional e Financeira

Oi pessoas, tem gente que já conhece minha carinha pelos 2 anos como articuladora de mobilização na equipe anterior (ou pelos menus cabelos coloridos hehe). Me chamo Vivian, sou bike anja desde 2014 no rio e em 2015 me juntei com conterrâneos da cidade de nikity e começamos a bike anjo Niterói. Desde então pedalo todo dia praticamente e faço minha vida girar em torno da bicicleta! Sou antropóloga de formação e trabalho com pesquisa de mobilidade urbana e gênero, além de ter experiência com a mobilização, gestão e administração de grupos locais de bicicleta e meio ambiente.

Nossa História

Conheça nossa trajetória até agora

2010

A Bike Anjo surgiu no dia 24 novembro de 2010 na cidade de São Paulo, quando amigos cicloativistas começaram a acompanhar pessoas no trânsito para que elas participassem da bicicletada, pedal que acontece toda última sexta-feira do mês em muitas cidades do mundo. Numa brincadeira, começaram a oferecer para passar no trabalho de cada um, de bike, para irem juntos para a bicicletada. Assim surgiu o termo "bike anjo" e o início da nossa rede: com um blog muito simples e um formulário conectando as pessoas que precisavam da ajuda de um(a) anjo.

2011


A Bike Anjo se torna nacional! Chegando às cidades de Aracaju, Manaus, Recife e Rio de Janeiro, logo crescemos para 11 cidades, contando com mais de 50 voluntários!

A Bike Anjo inspira outros países e expande para Portugal com os amigos do MuBi (projeto "Bike Buddy").

Bike Anjo em agosto realiza financiamento coletivo e ficamos entre os finalistas do prêmio Festival de ideias. Assim, conseguimos viabilizar um financiamento coletivo para criar uma plataforma automatizada de conexão entre iniciantes e bike anjos. E aqui estamos nós, no bikeanjo.org!

2012


Nasce a EBA (Escola Bike Anjo!) a partir da parceria com as Pedalinas (SP) para ajudar na Oficina de aprender a pedalar em São Paulo. Pelo sucesso, logo se torna o projeto EBA! nome criado pela Bike Anjo Recife, e vai para várias cidades do Brasil.

Lançamento do 1º sistema automatizado Bike Anjo para conectar bike anjos e iniciantes. E aqui estamos nós, no bikeanjo.org!

2013


Lançamos a campanha De Bike ao Trabalho - debikeaotrabalho.org.br - que viraliza por todo o Brasil, acontecendo, desde então, na segunda sexta-feira do mês de Maio e mobiliza indivíduos, organizações e empresas por todo o país.

Em Novembro de 2013 alcançamos cerca de 1.000 bike anjos e isso nos faz perceber que nos transformamos em uma rede nacional!

Bike Anjo na Austrália! Na Austrália nasce a versão do Bike Anjo ("Bike Buddies Sydney") e em poucos meses mobiliza mais de 100 voluntários!

Em Dezembro de 2013, acontece a assembleia de abertura da Associação Bike Anjo. Nos tornamos o que chamamos de "uma rede com CNPJ", prontos pra crescer mais!

2014


Iniciamos um projeto chamado Mobilização da Rede Bike Anjo, com apoio do Itaú - nosso parceiro multiplicador, para fortalecer a rede em âmbito nacional e internacional.

Prêmios e mais prêmios! Ganhamos dois prêmios na sequência: o prêmio Outsiders 2014 e prêmio Promoção da Mobilidade por Bicicleta 2014 da Transporte Ativo.

Nossa campanha De Bike ao Trabalho ganha o concurso cultural "Ideias que vão Longe" do Social Good Brasil como uma das melhores campanhas de mobilização online do país.

Em maio firmamos uma parceria de troca de experiências com a Dutch Cycling Embassy, uma organização da Holanda que tem longa experiência em projetos e programas de incentivo ao uso da bicicleta e nos auxiliou com sugestões sobre nossos projetos e ainda abriu possibilidade para realizarmos atividades e eventos juntos.

Em Dezembro de 2014, realizamos o 1º Encontro Nacional Bike Anjo, o ENBA, em São Paulo.

2015


Temos nova Diretoria formada e eleita em São Paulo!

Começa o programa Escola Bike Anjo SP com um processo de formação contínua de ciclistas na cidade de São Paulo contando com as etapas de ensinar a pedalar, ensinar a pedalar na cidade, dicas de mecânica e formação de novos bike anjos!

A Bike Anjo chega a 6 países! Além do Brasil, temos a Bike Anjo no Equador, França, Estados Unidos, Holanda, Austrália e Portugal. Alcançamos ainda a marca de 5.000 pessoas começando a pedalar, com mais de 3500 anjos voluntários disponíveis para atender os iniciantes.

A Bike Anjo participa de eventos internacionais como o Velocity Nantes, na França e o 4º Fórum Mundial da Bicicleta em Medellín, na Colômbia. Participamos também do evento nacional Fenebici, o 1º Fórum Nordestino da Bicicleta, realizado em Recife.

A cidade de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, recebe o 2º Encontro Nacional do Bike Anjo. Tivemos 30 anjos presentes de 17 cidades do Brasil para planejar e discutir como melhorar nossa rede!

Nascem as Bike Anjas por uma demanda feminina no 2º ENBA - encontro nacional da Bike Anjo em BH. As anjas são um coletivo de mulheres da rede Bike Anjo que desejam e acreditam em um mundo com mais mulheres pedalando!

A parceria Bicicleta no Brasil é formada pelas organizações Aliança Bike, Bicicleta para Todos, União de Ciclistas do Brasil e Bike Anjo para a produção do livro A Bicicleta no Brasil 2015, publicação que abordou a situação da mobilidade por bicicletas em dez capitais brasileiras.

Mapeamento de grupos de bicicleta no Brasil junto da UCB e da Ciclabilidade. Registramos 527 organizações e movimentos citados como referências no cicloativismo no Brasil. E esse estudo auxiliará outros muitos para frente!.

Realizamos o Plano de Ação que definiu através de um diagnóstico da rede as 10 regiões estratégicas, onde teremos um trabalho mais próximo para fortalecer o Bike Anjo localmente cidades distribuídas entre as 5 regiões do país. Definimos como as 10 regiões: Rio de Janeiro e Niterói; Belo Horizonte e Contagem; Vitória e Vila Velha; Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes; Fortaleza; Salvador; Belém; Brasília; Curitiba e Porto Alegre.

O Projeto A bicicleta nos planos de mobilidade é realizado junto da UCB e Transporte Ativo com o objetivo de orientar técnicos, governantes e a sociedade civil sobre a importância de discutir a bicicleta e os Planos de Mobilidade, nacionais e locais por todo o Brasil.

Ação para "Não-Ciclistas": lançamos a campanha Ação Para Não Ciclistas a fim de nos comunicarmos com os outros atores do trânsito que não utilizam a bicicleta, mas sempre estão nas ruas junto com a gente.

2016


A cidade de Recife - PE recebe o #3ENBA - 3º Encontro Nacional da Bike Anjo, contando com a presença de mais de 50 anjos de 20 cidades diferentes do Brasil!

Estivemos presentes e apoiamos os eventos: 5º Fórum das Bicicletas de Manaus, capital do AM; no 2º Fenebici em Fortaleza; na Semana Multimodal junto a Corrida Amiga em São Paulo; no Quem Movimenta do La Frida Bike em Salvador; Velo-city 2016 em Taipei,Taiwan; no Bicicultura 2016 em São Paulo-SP, e no Fórum Mundial da Bicicleta (FMB) em Santiago, no Chile.

Realizamos a primeira edição do EBÃO, a EBA! de Aniversário, que celebra 6 anos de rede Bike Anjo, ensinando muitas pessoas a pedalar simultaneamente em várias cidades do país!

Como continuidade do Dicas Bike Anjo, uma série de 8 vídeos com dicas para ciclistas iniciantes e experientes, lançamos episódios no nosso #anjoflix, o youtube da Bike Anjo. Disponível aqui: Aprendendo a Pedalar.

Repercussão Internacional da Campanha de Bike ao Trabalho 2016: a ação De Bike ao Trabalho, foi convidada para uma página da campanha no site europeu Bike2Work como referência de iniciativas pelo mundo. Disponível aqui: bike2work-project.eu.

Durante a Conferência da ONU Habitat III, que foi realizada em Quito, no Equador, a Bike Anjo esteve presente para compartilhar, entre outras coisas, a experiência do Itaú no tema de mobilidade por bicicleta. Tivemos cerca de 30 pessoas durante a palestra, focada no case do Itaú com investimento na mobilidade por bicicleta.

Nossa plataforma Internacionalizou! A plataforma Bike Anjo está disponível em inglês e espanhol, e já alcançou 24 países e mais de 60 bike anjos internacionais.

Bike Anjo finaliza o 1º ano da campanha “Bicicleta nos Planos” e influencia políticas públicas no Brasil: Após 1 ano, a campanha alcançou 25 cidades do Brasil, distribuiu o guia elaborado “Incluindo a Bicicleta nos Planos” para mais de 300 cidades, com a avaliação de 29 PlanMobs, dos quais 22 incluíram a bicicleta. Mais informações no site: bicicletanosplanos.org

Oficina Bike na Escola: No mês das crianças (outubro), o Bike Anjo realizou uma Oficina Bike na Escola, focada em inserir a cultura da bicicleta no ambiente escolar.

Newsletter do Bike Anjo: Criamos o Correio Anjo uma newsletter para manter nossos anjos e anjas sempre informados das ações e atividades que aconteceram no universo da bicicleta pelo Brasil e pelo mundo afora!

2017


Chegamos a 5.000 anjos, anjas e anjes cadastrados em nossa plataforma online.

O programa #DeBikeAoTrabalho contou com 26 atividades realizadas em 11 estados + Distrito Federal! Foram 80 parceiros em todo o Brasil, com 22 inserções espontâneas na mídia!

Criamos 5 Pilares da Mudança Cultural para a rede Bike Anjo, sendo que agora teremos, para cada pilar, um Grupo de Trabalho (GT), onde você pode entrar e contribuir, sendo o protagonista da mudança. São nossos pilares: Bike na Escola, De Bike ao Trabalho, Bike Anjas, Programa EBA e Bike na Periferia ganharam força com a criação dos Pilares da Mudança Cultural.

Inauguramos o Fundo Nacional Bike Anjo, que captando as doações mensais para garantir a realização de projetos da rede e assim fortalecendo e engajando das redes locais do Bike Anjo e assim, mobilizarmos cada vez mais essa rede que não para de crescer. E deu tão certo que no mesmo ano rolou a 2ª edição do Fundo Local Bike Anjo tivemos 22 projetos de todas as regiões do Brasil inscritos no Fundo Local. Isso mostra como nossa rede está antenada e engajada no fortalecimento da cultura da bicicleta no Brasil! \o/

Criamos a Articulação de Comunicação por entender que ela é mais do que necessária para engajarmos e mobilizarmos mais pessoas exponenciando ainda mais a mudança cultural através da bicicleta.

Criação de tutoriais para redes locais disponíveis no nosso canal do youtube.

Ação para "Não-Ciclistas": Para 2017 pensamos em fazer uma campanha pocket, totalmente gráfica nas redes sociais. No Facebook: tivemos 284 curtidas e 247 compartilhamentos nas publicações feitas na Fanpage; No Instagram: 690 curtidas no total das publicações do instagram.

Oficina Bike na Escola: No mês de outubro, a Bike Anjo realizou uma Oficina Bike na Escola, focada em inserir a cultura da bicicleta no ambiente escolar. Estimamos ter engajando cerca de 5 mil pessoas em todo o Brasil, também pelo site https://bikenaescola.org/.

Lançamos nosso novo Blog da Bike Anjo com interface integrada às redes e páginas locais, representando boa parte da integração das Articulações Locais espalhadas por todo o Brasil.

Aconteceu o #4ENBA, o Encontro Nacional da Bike Anjo em Vitória / ES. Tivemos mais de 50 anjos participantes de 21 cidades!

7 anos + EBÃO de Aniversário: Em Novembro de 2017 completamos 7 anos de história. O que começou como uma simples brincadeira entre amigos, virou uma rede mundial! Um único dia, mais de 15 cidades, totalizando 45 horas de atividade e mais de 250 atendimentos pelo Brasil afora!

2018


Cumprimos nossa visão traçada em 2016: marcamos presença da Bike Anjo nos 5 continentes, em 2 anos!

Em janeiro a equipe de Mobilização da Bike Anjo realizou uma Imersão de Planejamento! Foram 10 dias de planejamento e estruturação de ações para o futuro da rede!

As Bike Anjas realizaram uma mobilização nacional pelo #8M (Dia internacional da Mulher, 8 de março) para fortalecer e consolidar este coletivo que surgiu de forma orgânica e espontânea.

O #5ENBA pousou pela primeira vez na Região Norte do Brasil e foi recebido de braços abertos, com açaí e tacacá pelo povo de Belém-PA. Essa edição do evento foi aberta ao público e atraiu mais de 100 pessoas direta e indiretamente.

O Dia De Bike ao Trabalho aconteceu no dia 11 de maio. Com foco na saúde e bem estar, a campanha deste ano, que foi realizada em parceria com a GCCA que apostou até num Prêmio inédito para promover e estimular o uso da bike como transporte ao trabalho.

O Bike na Obra, projeto do Bike Anjo Belém ganhou vida e iniciou, em 2018, uma jornada que promete. Ao longo do ano, o projeto firmou parcerias para seguir promovendo ações e atividades educativas para trabalhadores da construção civil que utilizam a bicicleta como principal veículo.

Junho foi o mês da bicicleta em 2018: Com diversos eventos sobre mobilidade urbana acontecendo simultaneamente, nos desdobramos para participar um pouquinho de todos eles! Estivemos, em peso, no Bicicultura 2018, marcamos presença no Encontro Sulamericano de Bikes Compartilhadas e, logo depois, no Velocity 2018 que, pela primeira vez, pousou na América Latina!

Construção do Manifesto da Bike Anjas, sobre a importância, potência e urgência em trabalhar com a questão de gênero dentro e fora da rede Bike Anjo.

Construímos Hangouts de Boas Vindas com nov@s voluntári@s, apresentamos todos os materiais e mostramos como funciona a estrutura da rede! Acompanhe nossas redes sociais para participar!

Inauguramos o Fundo Nacional Bike Anjo, que capta doações para garantir a realização de projetos da rede e assim fortalecendo e engajando das redes locais do Bike Anjo e assim, mobilizarmos cada vez mais essa rede que não para de crescer.Bike Anjo para colocar mais ideias criativas e articuladas para colocar bicicletinhas pra rodar nesse brasilzão.

Tivemos a 3ª e 4ª Edições do Fundo Local Bike Anjo com 8 projetos selecionados de 9 estados presentes na 3ªa edição e 11 projetos selecionados do total de 13 estados participantes na 4ªa edição!

Além do Garupa (boletim informativo bimestral), para que nossos anjos acompanhem tudo que está acontecendo na rede Bike Anjo, criamos o #CestinhaAnjo (boletim interno informativo semanal), que toda sexta-feira #sexta na caixa de anjes de todo o Brasil, informando as tarefas e atividades que estão acontecendo nas articulações locais e na articulação Nacional.

Expansão do Pernambuco Bike Anjo (PEBA)! Começamos pedalando por Recife, depois ultrapassamos fronteiras e divisas de cidades, chegando por Olinda, Paulista, Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe e, agora, em Petrolina!

Projeto ODKV (Ô De Ka Vê) que realiza um atendimento inclusivo com pessoas que possuem deficiência visual. Em 2018 o projeto ganha as cidades de Aracaju, Campina Grande e Volta Redonda!

Em setembro, no mês da mobilidade, listamos, 10 motivos para deixar o carro em casa e utilizar outra alternativa de transporte no Dia Mundial Sem Carro.

Em novembro de 2018 a Bike Anjo fez parte da 1ª Conferência de Poluição do Ar e Saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS) da ONU e, JP Amaral, representante da rede, entrou pedalando na plenária.

No dia 24 de novembro, celebramos 8 anos de histórias, conexões e realizações de sonhos. Para comemorar essa quase-uma-década, realizamos, como de costume o EBÃO: nossa EBA especial de aniversário para ajudar adultos e crianças em suas primeiras pedaladas! Mais de 20 cidades, realizaram o #EBÃO em mais de 16 estados do Brasil. Estimamos que mais de 200 pessoas tenham sido atendidas, sendo elas, aproximadamente, 116 mulheres, 29 homens e 80 crianças.

Nascimento de novas redes locais: Londrina (PR), Rio Branco (AC), Anchieta (RJ), e Dourados (MS).

Conquistamos novos espaços para abrigar nossas bicicletas e receber novos aprendizes. No Paraná, o Bicicletário do Bike Anjo Curitiba foi inaugurado em outubro. E, mais recentemente, em novembro, a chegada do contêiner do Bike Anjo Recife deu nova vida à Rua da Aurora, na cidade pernambucana!

2019


O ano de 2019 começou com tudo para nós! Nos primeiros 15 dias do ano já ultrapassamos a marca de 7.000 voluntári@s cadastrados, e ao longo do ano chegamos a 7.600 anjos cadastrados em nossa plataforma bikeanjo.org.

Imersão de Planejamento Bike Anjo 2019: para estruturar o calendário anual de atividades, realizamos uma imersão de planejamento anual, como já fazemos há alguns anos.

Campanha #8M: mobilizamos as cidades que contam com núcleos formados pelas Bike Anjas. Cada cidade preparou uma programação exclusiva, com foco no público feminino. Dentre elas: EBAs para Mulheres, Oficinas de Mecânica e Conforto, Palestras e Pedais. Participaram as cidades de Belém, Niterói, São Paulo, Porto Alegre, Campinas e Recife.

O voluntariado da rede Bike Anjo desenvolve diversos projetos em suas cidades, e só este ano, tivemos 9 projetos aprovados para participar do Fórum Mundial da Bicicleta em Quito, no Equador, entre 25 e 28 de abril. Abrimos uma campanha de financiamento coletivo, onde atingimos a meta e conseguimos viabilizar a participação dos 9 bike anjos que tiveram trabalhos aprovados, e ainda dar a oportunidade para 3 voluntários atuantes na rede participarem deste evento internacional.

O #6ENBA - 6º Encontro Nacional Bike Anjo: Em Julho de 2019, mais de 40 dos nossos anjos, anjas e anjes de 12 cidades diferentes estiveram em Brasília / DF para mais um Encontro Nacional da Rede Bike Anjo, imersos para planejar, trocar experiências, matar a saudade e reabastecer as energias.

Livro a Bicicleta que Pedala: Organizado por André Soares, da União de Ciclistas do Brasil, e Daniel Guth, da Aliança Bike, com prefácio de Clarisse Linke, do ITDP Brasil e apoio do Itaú Unibanco, o livro é a segunda produção da Parceria Editorial A Bicicleta no Brasil, composta pelas organizações Aliança Bike, Bicicleta para Todos, União de Ciclistas do Brasil e Bike Anjo.

4ª Edição do Fundo Local agora atendendo a 3 categorias: Inovação, Mobilização e Infraestrutura. O Fundo Local é um edital de apoio financeiro a ações, campanhas, projetos ou atividades relacionadas ao fortalecimento e engajamento das Articulações Locais da rede Bike Anjo.

Realizamos um Webinar inédito sobre Mobilização de Recursos para projetos, coletivos, institutos e organizações do setor social. O papo foi puxado pela Sabrina Leme, consultora em mobilização de recursos, que atuou junto à rede Bike Anjo.

EBÃO de Aniversário com mais de 18 cidades comemorando nossos 9 anos, com apoio de outros parceiros (Tembici, Ciclovia Musical) além de diversas atividades como, pedais, gincanas, jogos de bicicleta e confraternizações.

2020


Na Imersão De Planejamento 2020, conseguimos que mais pessoas participassem presencialmente do processo de construção da rede Bike Anjo. Graças a vivência em captação de recursos, garantimos a presença de Anjos e Anjas de TODAS as regiões do país, que contribuíram em discussões estratégicas e organizacionais.

Nova Diretoria Associação Bike Anjo. Pela primeira vez, vamos experimentar uma gestão completamente independente dos projetos, esperamos assim, criar uma isonomia e um fortalecimento institucional da Associação Bike Anjo. Este novo ciclo se inicia recheado de ideias e pessoas super engajadas em repensar velhos paradigmas e criar soluções inovadoras.

Captação de Recursos: No começo de fevereiro tivemos nossa primeira Imersão de Captação de Recursos, que contou com a participação de 5 anjos das 5 regiões do país. Dessa imersão sairão projetos que serão colocados em prática em breve!

A rede Bike Anjo está de cara nova, além dos articuladores da pedivela e da diretoria, a Bike Anjo contratou uma equipe institucional inteira formada por mulheres! Cada uma está focada em uma articulação: mobilização, gestão, comunicação, plataforma e administração da rede, elas são responsáveis por auxiliar a uma melhor integração dessa rede linda!

A articulação pedivela, nosso conselho deliberativo composto por representantes das diferentes cidades que fazem parte da rede Bike Anjo passou a se encontrar mensalmente! Além dos grupos de trabalho e atividades nacionais, os membros participam da reunião mensal da pedivela, na novíssima sala virtual da rede: a sala Bike Anjo!

Retorno às atividades individuais na pandemia construindo nosso Protocolo de Segurança e Saúde, que prioriza os atendimentos de adultos e pessoas fora dos grupos de risco para ensinar a pedalar e realiza acompanhamento no trânsito para quem passou a usar a bicicleta ao trabalho na pandemia.

Em 2020, também nos adaptamos para construir a Bike Anjo Online, que consistiu em algumas atividades de modo online, oferecendo dicas e acompanhando remotamente alunos em diferentes cidades através de grupos de ensino à distância.

Chegamos a 8100 anjos cadastrados em nossa plataforma! Com 822 cidades, 38 articulações nos 5 estados do Brasil e em 38 países!

Novembro 2020 - 10 anos da rede Bike Anjo com atividades de Festanjo e Oscanjo!

2021


O resultado dos dados prévios das mais de 400 respostas da Pesquisa de Perfil de 10 anos da rede Bike Anjo é lançada contribuindo para a rede conhecer mais sobre os anjos, anjas e anjes da articulação pedivela, os anjos anjas e anjes de toda a rede e ainda o perfil dos aprendizes!

Realizamos nossa Assembleia da Associação Bike Anjo 2021 na qual aprovamos as contas, apresentamos os projetos tocados pela equipe institucional e rede bike anjos, e ainda elegemos novos conselheiros fiscais para a vaga de vacância.

No 8 de Março as Bike Anjas realizaram a campanha "Não me dê flores, me dê respeito no trânsito" que foi construída com diferentes ações de comunicação e até uma sessão de filmes no dia #8M.

A HISTÓRIA CONTINUA… APOIE NOSSA MISSÃO

PRÓXIMOS 10 ANOS

Uma Sociedade Engajada Que Estimula A Mobilidade Ativa Garantindo Cidades Igualitárias E Sustentáveis.

Parceiros